Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Junho de 2024, as 01:17:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador EMC OBG-20 A  (Lida 5820 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« : 29 de Dezembro de 2015, as 17:58:28 »

Boa tarde galera,

Esse final de ano voltei pra casa dos meus pais e encontrei um amplificador da EMC que estava guardado aqui.

Ele estava sem a tampa e dentro encontrei algumas "cascas" de aranhas.

Provavelmente ele deve ter parado de funcionar e resolveram aposentá-lo.


Não encontrei nada na internet sobre estes amplificadores, apenas do modelo EMC P2.


Alguém teria alguma informação sobre este amplificador ?

Ainda irei limpá-lo e tentar ligar em alguma caixa passiva aqui de casa. Queria informações para ver se da pra reaproveitar pelo menos o transformador.


Segue algumas fotos:







Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 29 de Dezembro de 2015, as 19:47:09 »

Tome vacina anti-tetânica antes de mexer nisso.   Cheesy

Veja se os fusíveis estão intactos (se não estiverem, já não é bom sinal). Antes de ligar veja se tem algo torrado (na verdade eu não ligaria com esses capacitores velhos).  E depois sempre tem a dica de usar a lâmpada incandescente em série (se ainda achar alguma de boa potência).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #2 : 29 de Dezembro de 2015, as 20:42:40 »


Ele estava sem a tampa e dentro encontrei algumas "cascas" de aranhas.

Cuidado também com as que ainda estão inteiras e também outros insetos por aí...   Cheesy

Se a eletrônica estiver toda comprometida, ainda se pode aproveitar o Rack!

Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #3 : 30 de Dezembro de 2015, as 10:46:40 »

E depois sempre tem a dica de usar a lâmpada incandescente em série (se ainda achar alguma de boa potência).

Como que funciona esse procedimento ?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 30 de Dezembro de 2015, as 10:57:26 »

Quando se vai testar um aparelho como um amplificador e não se tem certeza se os transistores de saída estão pifados e em curto-circuito (o que faz queimar fusíveis, e potencialmente estragar componentes mais caros como o transformador de força), ao invés de se ligar o equipamento diretamente na tomada e ligar a chave, montamos um circuito em que temos uma lâmpada incandescente (que vai fazer o papel de resistência limitadora de corrente) em série.  Basta ter um chicote de força, numa das pontas ligamos um dos terminais de um soquete de lâmpada, do outro terminal sai um fio para uma outra tomada (onde vai ser ligado o plug do equipamento) e o outro terminal dessa tomada vai para o outro fio do chicote. Põe a lâmpada no soquete e daí podemos ligar o equipamento sob teste.
Se o equipamento estiver avariado e com os componentes internos em curto, a lâmpada vai acender forte. Se ela acender bem fraco ou não acender, então não existe o curto-circuito e já há menos risco em se ligar diretamente o equipamento na tomada (sem a lâmpada em série - obs. o equipamento não vai funcionar direito com a lâmpada em série, ela só serve pra identificar e prevenir um possível curto).  Lâmpadas de 60W a 150W podem servir pra esse teste.


http://www.sabereletronica.com.br/educacao/1905-a-lampada-de-serie
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2015, as 11:04:39 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #5 : 02 de Janeiro de 2016, as 17:10:19 »

Para reaproveitar a carcaça eu teria que considerar algum pre amplificador com equalização que contenha 10 bandas de frequências.

Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #6 : 03 de Janeiro de 2016, as 09:45:05 »

Oi Alambike,
Você pode mandar fazer, ou elaborar, um "Faceplate" em alumínio ou em material plástico e colar em cima da parte frontal.
Desta forma você fica livre para utilizar qualquer projeto de Amplificador.
Abraços.
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #7 : 03 de Janeiro de 2016, as 10:10:18 »

como ele aparentemente é modular, o pré pode até ser reparado e reaproveitado, substituindo apenas o power por uma opção mais moderna e confiável, bastando "casar" as etapas.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #8 : 27 de Fevereiro de 2016, as 03:07:37 »

Oi Alambike,
Você pode mandar fazer, ou elaborar, um "Faceplate" em alumínio ou em material plástico e colar em cima da parte frontal.
Desta forma você fica livre para utilizar qualquer projeto de Amplificador.
Abraços.

Sabe onde eu poderia arrumar esse "Faceplate" ?
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #9 : 27 de Fevereiro de 2016, as 07:57:25 »

Sabe onde eu poderia arrumar esse "Faceplate" ?

Você faz o "desenho" da frente de seu amplificador com todos os comandos e etc. Isto pode ser feito em Corel, em Paint, no programa gráfico que você tiver acesso.  Depois você leva a "arte" final em uma gráfica e pede para fazer o adesivo, ou ainda para colocar este adesivo em uma placa de PVC - a espessura você define com o pessoal da gráfica. 
Pronto, seu faceplate está pronto.  Você fixa ele através dos Knobs ou de parafusos diretamente na chapa da frente do gabinete.  Caso a frente for uma chapa de alumínio, o adesivo pode ser fixado diretamente nela.
Nada muito complicado não.
Espero que lhe ajude!
Abraços,
Antonio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #10 : 27 de Fevereiro de 2016, as 13:23:05 »

Valeu pela dica!

Não sei se o faceplate se encaixará direito porque a parte da frente apresenta algumas irregularidades. Seria um alto relevo de onde os knobs e jacks eram posicionados. Esse Chassi já utiliza um faceplate, pois a parte da frente apresenta uma placa com os nomes dos botões (volume, grave, agudo, etc) que é fixada na placa interna com o alto relevo.

Além disso, após desmontar tudo, notei que a base interna do chassi apresenta muita corrosão por ferrugem. Não sei se eu lixar bastante, passar um prime e pintar com algum spray antiferrugem iria resolver o problema.

Tirei algumas fotos desse amplificador desmontado. Ele apresentava alguns pontos de curto circuito, componentes torrados (literalmente) e muita ferrugem!

O que talvez de para aproveitar é o transformador com dois secundários (que é enorme!!!) e alguns transistores como os MJ802 (têm 4 deles). Tem o Dissipador que é bem grande também!

Seguem as fotos.













« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, as 14:54:24 por alambike » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2015


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 27 de Fevereiro de 2016, as 16:27:32 »

Se for realmente mexer nisso, como já falei antes, tome vacina antitetânica.   Cheesy
Não sei se vale a pena tentar aproveitar a caixa.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, as 16:29:33 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #12 : 27 de Fevereiro de 2016, as 19:09:38 »

Se for realmente mexer nisso, como já falei antes, tome vacina antitetânica.   Cheesy
Não sei se vale a pena tentar aproveitar a caixa.

Fiquei com receio pra falar a verdade. Lixei e passei uma demão de primer.


Olha como está ficando:







-----
Qual tipo de teste poderia ser aplicado ao transformador para descobrir os valores de corrente e tensão?

Ele tem três fios por secundário e pensei em retificar e filtrar cada secundário e assim medir a tensão. Só não sei quais valores dos capacitores devo utilizar.

Sobre a corrente, existiam dois suportes na parte traseira, um pra 6A e outro pra 8A. Não sei porquê de usar dois fusíveis nesse caso. Já daria para ter uma ideia da corrente a partir desses valores ?

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2016, as 21:07:47 por alambike » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal