Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:28:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste programas  (Lida 5693 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« : 13 de Agosto de 2017, as 19:41:42 »

Saudações a todos:

Tirei uns dias para testas alguns programas cads para fazer pcb, e gostaria de deixar meu parecer sobre o assunto.
  Antes de tudo, quero deixar claro o seguinte, nao estou dizendo com isso que o programa nao presta ou coisa assim,mas o nível de dificuldade que tive para fazer uma placa simples com 4 ou 5 componentes. Usei dois esquemas eletrônicos, um com 1 resistor 1 diodo 1 capacitor polarizado e outro nao polarizado, e outro esquema com esses componentes e um c.i para teste rápido de escrita.Gostaria de quem usa os programas citados que deixem seus comentários para poder ajudar quem quer começar a usar no mesmo com mais praticidade.

1:PCB Wizard: foi fácil entender e começar a fazer algo, já que nesse pouco tempo usado, a biblioteca e direta sem muita coisa e sem frescuras,o problema encontrado e que em todas as versões que eu achei alguns comandos sao desabilitados,ex: c.i para poder usar só soldando no lado acobreado.Tem bastante vídeos sobre o programa mas nenhum resolveu meu problema de inversão de c.i.

2: Eagle cad: Se o interessado seguir o tutorial do fórum, que e direto ao assunto,ou seja voce estuda ali o inicio e já sai fazendo alguma coisa bem simples, biblioteca bem completa e sem frescuras com o tempo voce vai aprendendo mais funções e melhorando pois existe muitas informações em português com exemplos sem frescuras diretos e bem explicados.

3:Express pcb: e complicado no inicio mas depois que passa a entender algumas coisas vai facilitando, mas me incomodou ter de desenhar o circuito e depois ter de abrir outro programa e redesenhar, a biblioteca nao achei tao clara demorei para achar os componentes e mesmo assim nao finalizei uma placa decentemente.

Aqui a porca torceu o rabo:

Proteus, altium,orcad dip trace kicad e teve mais dois que deletei e nao lembro o nome:

Todos esses citados acima tive extrema dificuldade de fazer algo simples neles, alguns desses tem de desenhar o componente criar footprint criar link entre componente e footprint para depois criar netlist e ainda depois criar link para a pcb, isso so de inicio.
Bibliotecas complicadas alguns com poucos componentes usuais e outros mais completas e assim por diante, alguns com documentação somente em ingles e poucos vídeos que abrem um caminho para ajudar a facilitar a coisa e alguns com nenhuma informação em português.

Resumo:

O eagle cad na minha opinião como foi explicado no fórum se tornou uma ferramenta muito completa de fácil entendimento e com muita documentação explicativa fácil de achar e o melhor, em português, todos os outros esbarrei em dificuldades que exigem tempo gasto em estudos para fazer uma placa simples muita pesquisa mesmo como citei acima existe a dificuldade de material em portugues em alguns softwares.Gostaria de deixar claro novamente que nao estou desmerecendo nenhum destes produtos sei que tem muita gente aqui no fórum que ja tem vasta experiência com esses softwares,  mas para quem quer iniciar em qualquer um destes, e necessário tempo aplicação e estudo para utilizar qualquer um desses citados. Deixem seus comentário de forma positiva por favor.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #1 : 13 de Agosto de 2017, as 22:17:13 »

 Eu usei 3 programas,
  O primeiro PCB wizard foi no inicio do curso .Achei ele simples e fácil de mexer e legal é que ele simula testes do circuito,mas é carente a sua biblioteca.
 O segundo foi Proteus ,usei no final do curso.Não tive problemas com ele ,é bastante versátil,faz testes de circuito e também você pode criar novos componentes ,mas sua biblioteca é carente em circuitos de áudio.(na minha opinião)
 O terceiro foi o Cad Eagle e uso até hoje .O único problema que tenho é os nomes em Inglês e com nomes comerciais e também não faz teste de circuito.
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #2 : 14 de Agosto de 2017, as 13:32:59 »

Uso o Altium profissionalmente, sem dúvida é um dos melhores ECAD existentes, para finalidades de produção em massa ele é completo. É possível o uso de várias bibliotecas ao mesmo tempo, além disso, a criação e edição de componentes dentro e fora da biblioteca é flexível. Tem visualização 3D dentro do próprio programa, permite exportação de modelos para possível desenvolvimento de peças mecânicas associadas (dentro do Solidworks, por exemplo). Geração de arquivos para produção em Pick and Place. Recursos para uso de SVN...

Uso o Eagle para dispositivos não comerciais (divulgação livre), e pelo menos para mim a diferença entre os dois é gigantesca. Sinto falta de alguns recursos "simples".
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #3 : 15 de Agosto de 2017, as 14:53:37 »

Sem duvidas dexter, o altium e outro nível, mas nao me acertei com ele, quando começou a associação de footprint que ja virou uma salada de frutas no meu caso parei e fui respirar um pouco.E também nao achei explicações em português que me ajuda-se a entender essas coisas.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2017, as 14:55:39 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal