Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 17:05:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O meu primeiro Hi-Fi valvulado.  (Lida 34068 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #90 : 27 de Setembro de 2017, as 07:14:37 »

O Eduardo tem tudo !
https://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=23&t=Valvulas-Indicadoras-de-Sintonia-Tipo-Olho-Magico

Eu nunca usei as olho mágico também (são caras para meu bolso  Cheesy ). Eu vi um circuito numa edição da Elektor. Pode ser que nem precise do triodo externo, já que tem um dentro da EM80.  Mas tem bastante circuitos na internet (procure por "eye magic schematic" ou "EM80 schematic").
Eu vi uma outra olho mágico que é mais azulada esbranquiçada que é a EM84, só que ela é em barra e não em leque como a EM80.  Tem em outros formatos também (circular).

Um conhecido meu montou com as EM80, posso pedir pra ele o circuito:


Achei num manual de válvulas:


Precisa polarizar a grade de -1V a -14V.

Tinha esse circuito para uma placa que era vendida na internet:

https://pt.aliexpress.com/store/product/2pcs-Magic-Eye-VU-Meter-Indicator-Tube-bare-pcb-for-EM80-6E2-EM87-EM81-EM84-6E5C/1756394_32470858400.html

Ao invés do estágio amplificador com o transistor do esquema acima, você usa o triodo que sobra da E88CC.

Ou pega o sinal direto da saída de falantes:


Acho que o Eduardo pode dar mais umas dicas, se não me engano ele também tem algo com elas.  
« Última modificação: 27 de Setembro de 2017, as 07:54:09 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #91 : 27 de Setembro de 2017, as 08:55:52 »

Ok, gostei do efeito e quero usar isso um dia.

Mas passado o entusiasmo inicial e pensando bem, neste amplificador não seria o caso, quero ele bonito e impressionante com muita coisa em cima, mas sem nada que seja "supérfluo".

Já havia pensado em VU meter analógico e coisas assim, mas neste amplificador ficarei no "básico bem feito", para o primeiro esta bom.

Obrigado Renato. Legal!

Abraços.

Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #92 : 27 de Setembro de 2017, as 14:46:25 »

Oi Ferro Velho

Não sei se você reparou, mas a abertura dos vídeos no meu canal é o olho mágico do meu home-theater ligando. Caso você se interesse em fazer um desses, tento achar o esquema no meio dos meus arquivos antigos. Na época eu desenhava no AutoCad e nem tenho mais isso no meu computador, mas acho que consigo dar um jeito.

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #93 : 27 de Setembro de 2017, as 15:46:25 »

Oi Eduardo,

É como disse, achei bem legal o efeito de VU e num primeiro momento achei válido.

Mas depois pensei nas modificações que haveria que fazer e tal, posterguei para um outro projeto, talvez um que estou pensando em fazer para dar uso à algumas coisas valvuladas que estão acumulando poeira por aqui.

Agradeço a oferta, se um dia resolver usar te mando um email. Legal!


Abraço.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #94 : 29 de Setembro de 2017, as 09:13:27 »

Olá pessoal,

O Guilherme me mandou os datasheets dos transformadores, lembrando aos interessados que ele só comercializa o kit completo.

Abraços.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, as 12:31:59 por Ferro_Velho » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #95 : 29 de Setembro de 2017, as 13:06:03 »

Olá.

Sabes dizer de qual transformador estrangeiro esse modelo F-2007 foi copiado ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #96 : 30 de Setembro de 2017, as 03:11:01 »

Olá,

Não, não sei. Sad

Abraço.
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #97 : 07 de Outubro de 2017, as 13:04:10 »

Pegando carona no assunto hi-fi, gostaria de saber sobre os alto falantes a serem utilizados. Com relação a potência, já li em algum tópico que para amplificadores hi-fi os altos falantes devem atuar próximo do limite da potência. Não sei se desvirtua do objetivo do tópico mas fica a dúvida.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #98 : 09 de Outubro de 2017, as 19:09:46 »

Não é possivel reprodução "realista" de audio gravado com amplificadores single-ended. Esse é o seu conhecido calcanhar de Aquiles, infelizmente. Um "crescendo" de uma orquestra sinfonica ou um bom pianista martelando com força um Steinway ainda é reproduzido aproximadamente com se fosse ao vivo, mas não muito além disso.

Amplificadores single-ended são de baixa potencia eletrica e necessitam de alto-falantes com alto rendimento para produzir altos niveis de SPL comessa baixa potencia elétrica dsiponivel. Equação dificil de resolver.

Alto-falantes de alto rendimento são "duros" para reprodução de musica em alta-fidelidade, os exemplos são muitos: Celestion, Fane, JBL, Electro Voice, Rola, Oxford etc. Alto falantes que aliam alta qualidade com alto rendimento custam pequenas fortunas.

O melhor audio que ouvi até hoje (já ouvi e ouço setups muito bons...) foi reproduzido por um par de single-ended handmade de 2W, com triodos 2A3, ao lado de dois sonofletores Lowther Delphic. Mas haja $$$$$$$

De modo geral, pode-se obter boa reprodução com single-ended junto com falantes de eficiencia em torno de 90...95dB/W/m.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #99 : 09 de Outubro de 2017, as 21:30:19 »

Alto-falantes de alto rendimento são "duros" para reprodução de musica em alta-fidelidade, os exemplos são muitos: Celestion, Fane, JBL, Electro Voice, Rola, Oxford etc. Alto falantes que aliam alta qualidade com alto rendimento custam pequenas fortunas.

Duros ? Não são macios, de cone grande e com uma suspensão bem leve, para proporcionar uma grande excursão do cone e movimentar um volume grande de ar sem exigir muita potência ? A desvantagem é que exigem um gabinete acústico de bom volume, o que se contrapõe ao exíguo espaço disponível nos "apês" ou "escris" de hoje em dia ( não é internetês...leia Luís Fernando Veríssimo ).

Além do mais, HiFi não se faz com alto-falante full-range. No mínimo, woofer + squawker + tweeter.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2017, as 21:51:28 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Guilherme
Visitante
« Responder #100 : 09 de Outubro de 2017, as 22:30:28 »

A.sim, você já ouviu uma Lowther full-range ou coisa semelhante ? Já ouviu B&W ? Já ouviu Quad eletrostática ? Qual caixa de duas (ou três) vias você já ouviu ?

Off Topic:

A.sim, você gosta do Verissimo ? Legal ! Estive com ele na FLIP 2012 (Festa Literária de Paraty). Explico: minha gata é jornalista da área de literatura e fez uma boa entrevista com ele. Trocamos boas idéias porque eu já gostava muito dele, em especial o Analista de Bagé, coisa bem vintage !

Ganhamos dele Os ultimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos.

Eu acho que você deveria ler todos os dias o Analista de Bagé  Cheesy
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal