Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 22:35:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O meu primeiro Hi-Fi valvulado.  (Lida 34105 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #75 : 25 de Setembro de 2017, as 16:19:22 »

Irradiação pode se referir a qualquer coisa, inclusive partículas, que são irradiadas em uma emissão radioativa.

Mas no caso da emissão de elétrons pelo catodo, você a considera como irradiação (no caso do circuito fechado) ? Não é uma pergunta retórica (fiquei em dúvida). Em nenhum livro eu achei referência que seria uma irradiação, apenas que a corrente elétrica resultante seria pela atração dos elétrons por campos elétricos.

Olha, vamos pela etimologia da palavra. Irradiar significa emitir raios. Não especifica do quê e pode, sim, ser de partículas. Em Física Nuclear frequentemente se diz "irradiar com partículas alfa provenientes de uma amostra de..." Por que não, irradiar com elétrons ? E os raios catódicos, não eram, no final das contas, feixes de elétrons emitidos pelo catodo ? Veja que as palavras "emissão" e "irradiação" se interconectam para significar, no final, a mesma coisa.

Ou será que " emissão " é esporádica e " irradiação " é contínua ? Mais lenha na fogueira ( que emite luz, ou irradia luz ? ).
« Última modificação: 25 de Setembro de 2017, as 17:12:23 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #76 : 25 de Setembro de 2017, as 16:54:13 »

Como a página virou no momento que postei, acho que passou despercebido o meu post anterior que ficou, óbvio, na página anterior.

Mandei um email para a JJ, vejam lá no post anterior.

E acabei de receber alguns resistores e os capacitores solen de 10uF de polypropyleno.

Abraços.

 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #77 : 25 de Setembro de 2017, as 17:30:42 »

... E os raios catódicos, não eram, no final das contas, feixes de elétrons emitidos pelo catodo ? Veja que as palavras "emissão" e "irradiação" se interconectam para significar, no final, a mesma coisa.

Sim, bem lembrado sobre os raios catódicos, pois o TRC é uma válvula no fim das contas. Visto dessa forma, é a mesma coisa.  Obrigado pelo esclarecimento. 
Quem sabe o Alambike que é físico e é do IPEN, possa dar uns esclarecimentos também.

-----
Ferro Velho, a JJ vai responder em eslovaco.   Cheesy
« Última modificação: 25 de Setembro de 2017, as 17:34:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #78 : 25 de Setembro de 2017, as 18:06:06 »

Era bem legal um email daqueles com cabeçalho e rodapé da JJ e todo em eslovaco, do presidente da JJ, claro.  Cheesy
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #79 : 25 de Setembro de 2017, as 18:08:46 »

Irradiação pode se referir a qualquer coisa, inclusive partículas, que são irradiadas em uma emissão radioativa.

Mas no caso da emissão de elétrons pelo catodo, você a considera como irradiação (no caso do circuito fechado) ? Não é uma pergunta retórica (fiquei em dúvida). Em nenhum livro eu achei referência que seria uma irradiação, apenas que a corrente elétrica resultante seria pela atração dos elétrons por campos elétricos.

Olha, vamos pela etimologia da palavra. Irradiar significa emitir raios. Não especifica do quê e pode, sim, ser de partículas. Em Física Nuclear frequentemente se diz "irradiar com partículas alfa provenientes de uma amostra de..." Por que não, irradiar com elétrons ? E os raios catódicos, não eram, no final das contas, feixes de elétrons emitidos pelo catodo ? Veja que as palavras "emissão" e "irradiação" se interconectam para significar, no final, a mesma coisa.

Ou será que " emissão " é esporádica e " irradiação " é contínua ? Mais lenha na fogueira ( que emite luz, ou irradia luz ? ).

Buenas

No meu entendimento, de forma resumida:

Irradiação: exposição a uma radiação.
Radiação: energia emitida por um corpo.
Emissão: ocorre quando um elétron salta para uma órbita inferior, no mesmo átomo, produzindo um fóton.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #80 : 26 de Setembro de 2017, as 08:23:04 »

Não se está falando da resistência de interface, mas, sim, da emissão termoiônica. O catodo isolado ( mas aquecido a ponto de emitir elétrons ) cria em torno de si uma nuvem de elétrons, que são emitidos com uma certa velocidade inicial ( baixa, mas não-nula ) e se afastam do catodo. A grade, que está fria ( fria o suficiente para não emitir elétrons ) acaba recebendo uma parte dos elétrons emitidos e se carrega negativamente. O catodo, que perdeu elétrons para a grade, fica positivo. Tudo sem qualquer conexão externa. É fácil ver esse efeito, basta ligar o filamento de qualquer válvula e medir a tensão grade-catodo. Às vezes, dá mais de 1 V.

Por curiosidade, ontem a noite, eu fiz esse experimento e consegui 0,6V de Vgk numa 12AU7 e 1V numa 3CB6 (pentodinho). Muito interessante aprender isso. Entretanto entre catodo e anodo não tinha tensão (bem como com os outros terminais do pentodo). Por que só tem tensão entre grade e catodo ? Devido à maior distância da placa e aí só a grade de controle recebe alguns elétrons ? Pelo o que entendi, apenas há uma "pequena corrente inicial" entre o catodo e a grade de controle. Depois não há mais corrente (apesar de haver a DDP) e fica como se fosse um capacitor carregado ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #81 : 26 de Setembro de 2017, as 08:44:26 »

Por curiosidade, ontem a noite, eu fiz esse experimento e consegui 0,6V de Vgk numa 12AU7 e 1V numa 3CB6 (pentodinho). Muito interessante aprender isso. Entretanto entre catodo e anodo não tinha tensão (bem como com os outros terminais do pentodo). Por que só tem tensão entre grade e catodo ? Devido à maior distância da placa e aí só a grade de controle recebe alguns elétrons ? Pelo o que entendi, apenas há uma "pequena corrente inicial" entre o catodo e a grade de controle. Depois não há mais corrente (apesar de haver a DDP) e fica como se fosse um capacitor carregado ?

A parte de só haver ddp entre cátodo e grade é compreensível, pois após estar carregada, a grade passa a repelir os possíveis elétrons que quisessem passar adiante para as próximas grades ou para a placa.

 Smiley
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #82 : 26 de Setembro de 2017, as 09:12:02 »

Sim, a grade fica carregada e bloqueia a passagem dos elétrons até a placa. O interessante é a corrente que se pode drenar desse arranjo; dependendo do tamanho do catodo, dá para obter mais de 1 mA em curto-circuito. Eu lembro de ter lido há muito tempo uma proposta de célula solar baseada nesse efeito, onde o aquecimento do "catodo" seria feito com o calor do sol.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #83 : 26 de Setembro de 2017, as 18:43:04 »

Chegou a resposta da JJ, mas em inglês e não em eslovaco. Smiley

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E então os dois filamentos ficarão acesos...

O potenciômetro Alps chegou.

Abraços
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #84 : 26 de Setembro de 2017, as 19:07:42 »

O que nos leva à seguinte conclusão:

Se não dá pra desligar um dos filamentos devido á sua ligação ser em série, e pelo que foi dito por aqui que vai existir um consumo por igual dos triodos por conta do aquecimento, não teria que utilizar 2 válvulas separadas.

A questão que teria gerado esse circuito com 2 válvulas, que seria a interferência entre os canais também não é tão relevante, pois a válvula possui uma blindagem interna que isola as placas dos 2 triodos.

Claro fiz essas considerações por puro costume, já que sei que nosso amigo Old_Iron já decidiu o que vai fazer no seu novo HI-FI all-tube.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #85 : 26 de Setembro de 2017, as 19:58:56 »

 Cheesy

Mas eu tenho outro motivo também Matec, como disse antes, quero um chassis e layout que me permita modificá-lo futuramente.

Duas válvulas nos pré-amps é uma configuração mais standard e me permitirá mais opções de experimento.

E também para "encher" mais o topo do chassis, mais lâmpadas acesas, mais transformadores, mais bonito.  Cheesy


Abraços.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2017, as 20:02:04 por Ferro_Velho » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #86 : 26 de Setembro de 2017, as 20:04:12 »

E também para "encher" mais o topo do chassis, mais lâmpadas acesas, mais transformadores, mais bonito.  Cheesy

Mais pesado também !  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #87 : 26 de Setembro de 2017, as 20:31:54 »

boss, sabes que já pensei nisso também.

Só os ferros já pesam tanto que serão enviados em duas remessas pelo correio.

O chassis será uma chapa bem grossa de alumínio.

Estou pensando como faço o "gabinete" dele, uma ideia seria procurar num antiquário ou brechó de móveis usados uma mesinha de pernas altas, dessas para colocar decoração e vaso de flores.

"Encastro" o chassis num corte na parte de cima da mesinha.

Vamos ver.

Abraço.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2017, as 20:34:04 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #88 : 27 de Setembro de 2017, as 06:42:40 »

E também para "encher" mais o topo do chassis, mais lâmpadas acesas, mais transformadores, mais bonito.  Cheesy

Já que vai sobrar um triodo em cada canal, use-os para excitar duas "olho mágico" (na base do "mais lâmpadas, mais bonito").

https://www.youtube.com/watch?v=jXsG3eV-YhM
Veja se consegue colocar as EM80 ou EM84.

=========================================

A JJ alterou a disposição interna dos filamentos de E88CC. Nos antigos da Philips, os filamentos eram em paralelo e não em série como o da JJ, embora o consumo seja o mesmo nos dois casos (6,3V @ 300mA).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #89 : 27 de Setembro de 2017, as 06:52:48 »

 Huh?

Eu não conhecia isso!

Tem em outras cores?

Como se faz esse circuito Renato?

Nunca dei bola para as tais das olho mágico, o Dudu tem delas na Altana.

Abraço.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2017, as 07:15:30 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal