Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:20:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Viola virou um arco.  (Lida 6398 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« : 16 de Setembro de 2017, as 10:35:04 »

Saudações a todos:

Peguei uma viola de 10 cordas para regular o braço, esta um arco literalmente, apertei o tirante e mesmo assim continua, gostaria de saber qual método usar para regular novamente.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 16 de Setembro de 2017, as 13:45:51 »

Tens certeza que o tensor não está solto?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #2 : 17 de Setembro de 2017, as 12:54:53 »

Já vi vídeos na internet de pessoas que esquentaram o braço e fizeram uma foça em sentido contrário ao empeno.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #3 : 17 de Setembro de 2017, as 13:12:33 »

já retirei as cordas e apertei ao máximo o tensor e mesmo assim ainda esta torto, segundo relato do dono( como sempre nunca tem culpa) ficou muito tempo guardado dentro de um armário,um dia resolveu voltar a tocar e estava assim o braço.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 17 de Setembro de 2017, as 19:28:20 »

Então tem que montar um "dispositivo" para ir forçando o braço de volta à posição.

Por exemplo, mantendo o braço com a escala para baixo sobre uma superfície reta e estável, coloque um calço na primeira casa, outro na última casa, use um sargento para forçar o meio. Use pedaços de feltro para não riscar o instrumento.

Aplique força paulatinamente, enquanto mantém a madeira  ligeiramente aquecida com lâmpada de infravermelho. Sem cordas, claro, e com tensor totalmente solto.

Deixar o instrumento em ambiente com umidade mais alta no começo do processo talvez ajude (usando um umidificador, por exemplo), porque o clima anda muito seco em muitas regiões do país.

Em um ou dois dias deve chegar no lugar.

O fato é que dá trabalho e pode ser que o problema reapareça depois de algum tempo.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #5 : 18 de Setembro de 2017, as 12:16:11 »

saudações Finck:

mais uma pergunta, como isso vai dar um trabalho voce tem ideia de quanto posso cobrar nesse serviço?
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 18 de Setembro de 2017, as 13:07:23 »

Nem imagino, Paulo. Serviços básicos de luthieria para mim são só diversão, nunca fiz nada remunerado para terceiros e nunca precisei recorrer a um profissional, então estou completamente por fora dos preços...

Mas penso que é saudável negociar um valor que te deixe satisfeito sem esfolar o cliente. Leve em conta que o bom resultado do serviço não é garantido e que você está usando o instrumento dele como "cobaia" (aliás, avise-o sobre isso...). Pode ser que ele desista, claro, mas muitas vezes é melhor perder o negócio do que o cliente/amigo...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #7 : 18 de Setembro de 2017, as 20:26:13 »

Finck verdade mesmo, nem vou cobrar nada vou avisar que e por conta e risco dele, se quiser levar em um profissional e um direito dele nao vou me meter em confusão por um braço.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 19 de Setembro de 2017, as 19:06:24 »

Finck verdade mesmo, nem vou cobrar nada vou avisar que e por conta e risco dele, se quiser levar em um profissional e um direito dele nao vou me meter em confusão por um braço.

sábia decisão!
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #9 : 19 de Setembro de 2017, as 19:47:12 »

O que pode ter ocorrido com este braço, foi que sofreu um empenamento com calor excessivo ao qual dilatou a cola entre escala e braço, outra opção é o tensor, que estando apertado e sofrendo com caloria no braço, acabou empenando, conheço uma pessoa que desempenou um braço que estava assim, colocando o braço no forno, acredite Cheesy

Eu jamais teria esta coragem, nem com a minha guitarra e nem com a de algum cliente!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Edjoao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 18


« Responder #10 : 20 de Setembro de 2017, as 00:48:34 »

Leva num luthier, que no final compensa.

Eu toco um pouco de violino, e tem coisa que não arrisco por a mão ali quando precisa, que se piorar pode sair mais caro ainda, Cheesy .

Abraços.
Registrado
Leandro dkv
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 25



« Responder #11 : 20 de Setembro de 2017, as 01:06:44 »

Boa noite,trabalho com isso profissionalmente,saberia dizer se o tensor está apertado até o fim?Se sim,tente soltar o tensor,e colocar outra arruela entre a bala do tensor e o final da rosca,muitas vezes resolve dessa forma,se não resolver;o correto é ver se o tampo não abaulou para cima pois como utiliza muitas cordas ele tem a tendência de elevar mesmo sem soltar o cavalete...se isso aconteceu,você terá de baixar o tampo,o que indico me enviar fotos para ir te orientando...se não foi o tampo,terá de retirar os trastes , plainar e rebaixar o começo da escala até virar uma inclinação,se possível,tirar o cavalete e raspar por baixo dele até ter uma altura razoável,em seguida colar o cavalete e reforçar com parafusos e novas travessas na parte inferior.
Anote meu whatsapp caso queira me enviar imagens:011 989147009 Leandro da Silva Borges.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 20 de Setembro de 2017, as 09:16:41 »

Virge santa... Só me resta aplaudir quem tem as manhas (e a coragem).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Leandro dkv
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 25



« Responder #13 : 21 de Setembro de 2017, as 10:34:51 »

Faço isso toda semana ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ,tem um giannini de fibra de vidro que dá para fazer u curso tamanho o trabalho que está dando ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #14 : 22 de Setembro de 2017, as 12:21:37 »

Obrigado a todos pelas dicas e ajuda nesse assunto, mas nao vou mexer com isso nao e muita coisa pra fazer e se eu  nao der conta além de pagar uma viola nova vou perder um amigo, e melhor deixar claro pra ele o tamanho do problema e levar em um profissional mesmo, no momento estou sem celular, minha filha fez o favor de quebrar o meu, mas assim que possível vou adicionar voce para maiores explicações sobre outros assuntos.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal