Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 14:23:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 18   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem de Power com TDA7294  (Lida 133743 vezes)
Cogumelo
Visitante
« : 23 de Agosto de 2010, as 09:25:18 »

Olá pessoal!

Estou aqui denovo enchendo-lhes! Tongue (o nome do tópico é sobre a montagem pois iniciarei a montagem dele logo, mais antes do começo vou as dúvidas bestas mais que podem complicar. Decidi colocar o nome de montagem para aproveitar o tópico posteriormente e não ficar poluindo o forum. Caso achem necessário, peço aos moderadores pra mudar o mesmo.)

Estou prestes a montar 2 powers com o TDA7294, mais não sei muito sobre a fonte.
Um deles quero tirar o maximo do TDA sem danifica-lo, li em alguns lugares sobre ser uma fonte de 35+35 6A, pode-se usar 5A ou vai da Zica?
O outro vo usar pra minha guitarra até montar um AllTube, vo usar com um falante Ace que encomendei, mais a potencia dele é de 80W e 8Ohm então queria saber se posso usar o TDA7294 com ele (fazer o tda com menos potencia), pra isso usaria uma fonte de menor tensão? (tenho um transformador aqui de 22+22 4A, será que posso usar ele?)
Qual esquema de fonte poderia usar?

Acho que as primeiras dúvidas são essas, obrigado desde ja pela atenção e colaboração.

Abraços!
« Última modificação: 29 de Setembro de 2010, as 10:24:02 por Cogumelo » Registrado
igoraraujo
Visitante
« Responder #1 : 23 de Agosto de 2010, as 12:13:49 »

Dá uma estudada no datasheet pra não ter surpresas depois de pronto.

Creio que a maioria das suas dúvidas (se não todas), serão sanadas.
Bem como as dúvidas com cálculo de potência com falante 4 ou 8 Ohms, tensões, corrente, etc...

Abraço!!!
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #2 : 23 de Agosto de 2010, as 13:08:30 »

Pois é, j dei umas 3 lidas mais ainda estou meio confuso  Cheesy

Citar
O outro vo usar pra minha guitarra até montar um AllTube, vo usar com um falante Ace que encomendei, mais a potencia dele é de 80W e 8Ohm então queria saber se posso usar o TDA7294 com ele (fazer o tda com menos potencia), pra isso usaria uma fonte de menor tensão? (tenho um transformador aqui de 22+22 4A, será que posso usar ele?)
Qual esquema de fonte poderia usar?

Depois de ler algumas dúvidas se foram, mais ainda permanecem essas, la no datasheet diz que a tensão mínima é ±10V e a maxima ±40V, mais pelo que entendi usa-se ±35V para obter os 100W(potencia musical) ou 70WRMS, mais não fala sobre a tensão que deve-se usar pra obter algo em torno de 50W a 8Ohms. Ele pede também que para maxima eficiencia usar fonte de 10A, mais qual o problema de usar uma de 4A por exemplo?(sei que não deve ser bom, nada bom  Cheesy) Mais como pretendo usar com menos potencia, será que haveria muito problema nisso?
Também estou em dúvida quanto a fonte, sei que se ela fosse "assimetrica" retificada em ponte seria(no caso do transformador de ±22V) aproximadamente 63V, mais em fonte simetrica a tensão se comporta assim também ou se manten nos ±22V?


P.S. O fato de insistir em usar o TDA7294 é que ja encomendei alguns deles do ebay, se não fosse isso usaria o LM3886.

Abraços!
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #3 : 26 de Agosto de 2010, as 15:42:26 »

Bem pessoal, dando continuidade com o projeto vos pergunto, qual esquema devo utilizar? Vou fazer o layout dele e gostaria de saber, tenho 4 esquemas diferentes, como sei qual é o melhor? Pela lógica seria melhor o do datasheet dele né?

Em anexo os esquematicos. (o primeiro é o do datasheet)

Abraços!
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #4 : 27 de Agosto de 2010, as 09:41:59 »

Citar
O outro vo usar pra minha guitarra até montar um AllTube, vo usar com um falante Ace que encomendei, mais a potencia dele é de 80W e 8Ohm então queria saber se posso usar o TDA7294 com ele (fazer o tda com menos potencia), pra isso usaria uma fonte de menor tensão? (tenho um transformador aqui de 22+22 4A, será que posso usar ele?)
Para o transformador acima citado teria retificado cerca de 30V, estão se der uma olhada nas figuras 3 e 5, vai ter a resposta, ex:
Para 30+30V (retificados) e uma carga de 8ohms na figura 3 obtem-se uma potência de pouco mais de 50W
Citar
Qual esquema de fonte poderia usar?
Aqui tem um esquema de fonte que pode usar
http://sound.westhost.com/project127.htm
Citar
Ele pede também que para maxima eficiencia usar fonte de 10A, mais qual o problema de usar uma de 4A por exemplo?(sei que não deve ser bom, nada bom  Cheesy) Mais como pretendo usar com menos potencia, será que haveria muito problema nisso?
Acho que não haveria problema, mas seria interessante colocar capacitores grandes na fonte.


Mensagem Mesclada
Citar
Bem pessoal, dando continuidade com o projeto vos pergunto, qual esquema devo utilizar? Vou fazer o layout dele e gostaria de saber, tenho 4 esquemas diferentes, como sei qual é o melhor? Pela lógica seria melhor o do datasheet dele né?
Abraços!

Vai pelo datasheet que é mais garantido
« Última modificação: 27 de Agosto de 2010, as 09:59:59 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
Cogumelo
Visitante
« Responder #5 : 27 de Agosto de 2010, as 10:31:23 »

Muito obrigado pelas respostas Mr. Magoo!
Vo fazer o layout pelo datasheet mesmo. Quando tiver novidades eu posto aqui.

Abraços!
Registrado
LOBO
Visitante
« Responder #6 : 27 de Agosto de 2010, as 20:20:19 »

AÊ Mr Cogumelo

queria perguntar a ti, já que estas a fazer um power, se cê já deu uma olhada no power do walter woods (tem na galeria do site do aronnelson)? no esquema fala que dá 120w p/ 4 ohms de falantes.

Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #7 : 27 de Agosto de 2010, as 23:41:17 »

Não vi ainda cara, mais pelo que andei vendo tem bastante variações, tem um ali que da 80W pra 4Ohm e 50W pra 8Ohm, mais eles testaram e com 8 Ohm em 40W com 0,01% de distorção, HiFi mesmo  Cheesy. O power que vo usar pra mim ta ótimo em 80W com 8Ohm pois o falante suporta exatamente isso, então nunca usarei no maximo =P. Mais assim que tiver um tempinho procuro esse que você falo pra mim dar uma olhada.

Abraços!
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #8 : 01 de Setembro de 2010, as 23:31:09 »

Lobo, você tem o link desse power que você citou, procurei mais não consegui achar ele...

abraço!

Mensagem Mesclada
Dando continuidade com o projeto, terminei o layout da placa. Gostaria de que os senhores, se tiverem um tempinho, conferissem para ver se não há algum erro aparente.

To com mais uma dúvida, qual a tensão que devo aplicar para desligar/ligar as funções mute/standby, qual a diferença delas?

Acho que é isso por enquanto.

Abraços!
« Última modificação: 03 de Setembro de 2010, as 10:34:54 por Cogumelo » Registrado
LOBO
Visitante
« Responder #9 : 03 de Setembro de 2010, as 13:31:28 »

Grande mestre mando em anexo o que eu peguei:


A placa ficou legal, (pelo que pude ver), daria pra colocar em jpg ou pdf?
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #10 : 03 de Setembro de 2010, as 15:37:05 »

Interessante esse walter woods. Na verdade eu vou montar com o TDA por causa de ser mais simples e facil (na minha opinião). Espero que logo eu tenha grana pra me livrar dos SS e montar o All tube Grin

Abraço!

(anexo ela em jpg, era isso?)
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #11 : 05 de Setembro de 2010, as 19:07:16 »

Cogumelo.
Não tenho nada contra os "Valvulados"; mas o futuro é dos "SS".
Veja você os Solid States tomaram o lugar de muitos ap. Valvulados e os atuais Amplificadores á Valvula, também serão substituídos pelos "SS".
Já temos uma década em que os pedais só são montados nesse sistema.
Pense bem.
SS = menor gasto com eficiência.

A+braços.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #12 : 05 de Setembro de 2010, as 19:32:52 »

Cogumelo.
Não tenho nada contra os "Valvulados"; mas o futuro é dos "SS".
Veja você os Solid States tomaram o lugar de muitos ap. Valvulados e os atuais Amplificadores á Valvula, também serão substituídos pelos "SS".
Já temos uma década em que os pedais só são montados nesse sistema.
Pense bem.
SS = menor gasto com eficiência.

A+braços.

Futuro? Os SS já estão ai há bastante tempo e substituindo os valvulados . E pelo contrário do que vc pensa agora é que os amps valvulados estão voltando a tona...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
fovb
Visitante
« Responder #13 : 05 de Setembro de 2010, as 19:34:20 »

Mas todos hão de convir que qualquer audiófilo que se preze busca os valvulados. É uma "contra-tendencia".  Cheesy Cheesy Cheesy

PARA MIM (note o PARA MIM), não existe nada comparado a cremosidade e calor de um bom valvulado. Tenho 3 amplis SS de marca mas nao vou descançar enquanto nao montar eu mesmo um alltube.

São coisas que não se discutem:

Futebol
Religião
Politica
Tubes X SS  Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #14 : 05 de Setembro de 2010, as 19:48:54 »

Citar
Futebol
Religião
Politica
Tubes X SS  Cheesy Cheesy Cheesy

Concordo com o fovb Jupterra, mais como você disse(apenas no sentido inverso) não tenho nada contra os SS mais gosto muito mais dos Alltube. Afinal uma das melhores coisas pra mim é fazer um bom blues...e pra combinar com o som....vem o tube Wink

Cada um tem um gosto!

Abraços!
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 18   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal