Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:29:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Microcontroladores  (Lida 6356 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 06 de Outubro de 2017, as 12:23:36 »

Oi Pessoal

Acabo de iniciar uma seção de microcontroladores na Altana Tubes. A intenção é fornecer peças e dicas sobre estes componentes. Por enquanto as peças já estão disponíveis, mas conforme minha disponibilidade, devo acrescentar cada vez mais informações naquele espaço.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 06 de Outubro de 2017, as 15:19:52 »

Se tiver algum texto de informação já traduzido e quiser passar pra mim, faço a revisão  como combinado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 06 de Outubro de 2017, as 17:02:08 »

Vou passar sim! Obrigado!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcosengbr
Visitante
« Responder #3 : 05 de Fevereiro de 2018, as 15:54:59 »

Uma linha de microntroladores muito comum e fácil de trabalhar mas que esta sendo menos utilizado ultimamente é a família 8051, foi fabricada por diversas empresas, como Intel, Atmel, Philips entre outras,  ela teve uma concorrência forte com os PICs exclusivamente fabricados pela Microchip que também já teve seu auge a alguns anos atrás, mas agora a bola da vez são os microcontroladores AVR  da Atmel por causa dos Arduinos, que trouxeram uma unificação para kit didático. Digo unificação, porque sempre existiram kit didáticos, mas cada empresa ou projetista fazia o seu como achava melhor, o resultado era incompatibilidade total, e poucos módulos, mas com o Arduino por ser "hardware aberto", permitiu o interesse de várias empresas e/ou projetistas e explodiu no mundo, com dezenas de módulos compativeis com preços muito baixos, softwares de graça para todo lado e inumeros livros e vídeos com cursos de graça no youtube, então se algum pensa em se aventurar no mundo de microcontroladores hoje, pode começar no Arduino que vai se dar bem! Praticamente todas lojas de eletrônica já vendem as placas principais e os módulos, o que vai mudar mesmo são os preços, variedade, etc...
Não creio que qualidade das placas principais seja um problema, alguns produtos podem ter defeitos como qualquer produto eletronico, mas na grande maioria sempre funcionam, sendo chines ou original, porque se analizar a placa, são conectores, bornes, que sempre vem da china, o microcontrolador sempre AVR, então a variação é mínima de original para paralelo,

Os módulos como são inumeros modelos, ai pode até ter mais problemas de qualidade, devido a variedade de circuitos integrados de diversas empresas diferentes, uns fabricantes com mais zelo no projeto do que outros.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2018, as 16:04:33 por Marcosengbr » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #4 : 05 de Fevereiro de 2018, as 16:27:30 »

Bom, mas bom mesmo, é o Z-80.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 08 de Fevereiro de 2018, as 16:43:50 »

Bom, mas bom mesmo, é o Z-80.

Nem fale! O Z80 foi uma revolução. Trabalhei com alguns computadores equipados com o Z80 e cheguei a estudar sua arquitetura. Tenho um guardado comigo que foi presente do amigo Xformer! Ainda vou construir um computador com ele!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #6 : 08 de Fevereiro de 2018, as 17:43:54 »

Saudades da programação Assembly...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 08 de Fevereiro de 2018, as 23:16:04 »

Nem fale! O Z80 foi uma revolução. Trabalhei com alguns computadores equipados com o Z80 e cheguei a estudar sua arquitetura. Tenho um guardado comigo que foi presente do amigo Xformer! Ainda vou construir um computador com ele!

Quer montar um computador Nestor original da revista Nova Eletrônica ?



Como eu já montei o Nestor alternativo (Nestor+) que você viu aqui em casa mas que tem outra placa e layout, e você consegue fazer a placa dupla face do original da revista, eu te dou a EPROM gravada, os dois CIs de RAM 2114, o cristal de 3,58MHz e as teclas. O Z80A você já tem. Só faltariam os cis TTL (fáceis de achar e comprar) e os displays (esses vai ser duro de achar, talvez tenha que alterar o layout ou fazer uma plaquinha adaptadora).
Eu tenho a revista com o layout da placa (teria que escanear com precisão), mas tem outro problema, o pessoal da revista forneceu uma das faces com traços de explicação e tornou o desenho imprestável (a outra face mais complexa está ok e limpa). Teria que escanear e limpar o desenho (ou refazer o layout inteiro num programa).
Aqui tem a documentação escaneada da revista:
https://www.victortrucco.com/Diversos/Nestor/Projeto_Nestor-NE.pdf
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, as 23:18:13 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #8 : 09 de Fevereiro de 2018, as 04:01:52 »

Eu tinha alguns Microcontroladores desta época; mas de tão bem guardado não sei mas onde está  Batendo Cabeça  Vou ver se encontro, e caso seja de serventia para alguém, assim que achar, deixarei disponível.

Lembro que tinha alguns 8080, 8086 e 8088, algumas eprom (as de "janela"), entre outros.

De fácil acesso no momento só achei estes integrados; AY-5-1013A, serve para alguma coisa?

Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 09 de Fevereiro de 2018, as 11:43:03 »

Pesquisei no google e o AY-5-1013A é um UART. Serve pra fazer comunicação serial. Não é um microcontrolador ou microprocessador.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #10 : 09 de Fevereiro de 2018, as 14:24:33 »

Ok xformer, sei que este específico não é um microprocessador, também pesquisei o datasheet.

Inclusive quando estava pesquisando encontrei um projeto semelhante ao Nestor: https://books.google.com.br/books?id=mVQnFgWzX0AC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 09 de Fevereiro de 2018, as 18:45:56 »

Esse livro do Steve Ciarcia (Construa seu próprio computador usando o Z80) foi muito usado como livro de aprendizado de hardware do Z80 aqui no Brasil, já que a Editora McGrawHill editou a versão em português dele (eu comprei um na época da escola).  O próprio Nestor foi baseado nesse livro (é citado na bibliografia do artigo da revista).
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2018, as 18:49:36 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 12 de Fevereiro de 2018, as 15:05:08 »

Xformer

A placa do Nestor não é das mais complicadas. É mais simples que a do ZX80. Dá pra fazer em casa sem problemas. Entre limpar o PDF, corrigir erros de escala e ajustar enquadramento, acho mais fácil partir do zero e desenhar em um software de roteamento logo de cara. Dessa forma pode-se inclusive alterar os displays, teclas e outros pormenores para tornar mais prática a montagem.

Depois de 3 meses enrolado com outros afazeres, consegui retomar minha vida e voltar aos projetos que deixei parados neste período. No momento estou trabalhando num relógio que eu e o Plautz estamos criando e, ao mesmo tempo, na minha calculadora VFD. Terminados estes projetos, vou pegar aquele controlador de motor de passo que você me ajudou a resolver uns problemas, e que tem parte do processo descrito no meu blog, para então agarrar firme no computador com base no Z80.

Ainda não decidi qual arquitetura seguir para o Z80. Andei estudando um pouco sobre os modelos que havia na época e o Comodore C64, que não é Z80, me chamou a atenção. Ele podia acessar 64K de memória, como o Z80, mas havia um recurso para separar a ROM da RAM. Assim, ele tinha efetivamente 64K de memória que podia ser explorada pelo usuário. Não cheguei a ver como o câmbio de memórias foi implementado, mas parece um recurso interessante. Imagine deixar que ele comece usando uma ROM, carrega um programa na RAM e então passa a endereçar RAM onde antes estava a ROM. Isso é um estudo para o futuro, mas vale a pena pensar.

Abraço

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal