Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 01:03:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pasta termica  (Lida 10020 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #15 : 21 de Outubro de 2017, as 03:54:53 »

Como se sabe, com exceção da Liquid Pro que é feita de metal líquido, todas as outras pastas térmicas são feitas a partir da junção de um pó metálico, que pode ser de prata, cobre ou outros materiais com um aglutinante normalmente oleoso.
O problema é que com o passar do tempo (normalmente 2 anos) o aglutinante resseca e a condutividade térmica fica prejudicada podendo levar ao superaquecimento de processadores, CIs ou transistores de potência.

Agora, o que pouquíssima gente sabe é que quando se compra um processador Intel com coolerbox, apesar do coolerbox em si não prestar, por ser pequeno e barulhento, grudado nele vem uma jóia preciosa que é aquela massa cinzenta grudada no núcleo do coolerbox.

Pois é, aquela massa cinzenta que vem nos coolerbox é feita de um tipo de elastômero (fórmula secreta) que não resseca com o passar do tempo.
Eu uso essa massa da Intel no meu PC titular há pelo menos 3 anos e a temperatura fica sempre muito baixa.
E também uso num micro secundário com Windows XP há pelo menos 12 anos e mesmo jogando ela nunca aquece além do normal, o que só comprova a durabilidade e qualidade dessa massa cinzenta da Intel.




« Última modificação: 21 de Outubro de 2017, as 03:57:23 por Ramsay » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 21 de Outubro de 2017, as 08:51:17 »

Eu tenho uma "receita caseira" de cola térmica. Se quiser colocar em comparação com essas que você comprou...

Sim! Receitas são sempre bem vindas! Embora possa não ser tão eficiente quanto uma pasta comercial, a receita caseira pode ensinar sobre o princípio de funcionamento da coisa.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #17 : 21 de Outubro de 2017, as 09:27:57 »

Citar
Agora, o que pouquíssima gente sabe é que quando se compra um processador Intel com coolerbox, apesar do coolerbox em si não prestar, por ser pequeno e barulhento, grudado nele vem uma jóia preciosa que é aquela massa cinzenta grudada no núcleo do coolerbox.

Pois é, aquela massa cinzenta que vem nos coolerbox é feita de um tipo de elastômero (fórmula secreta) que não resseca com o passar do tempo.
Eu uso essa massa da Intel no meu PC titular há pelo menos 3 anos e a temperatura fica sempre muito baixa.
E também uso num micro secundário com Windows XP há pelo menos 12 anos e mesmo jogando ela nunca aquece além do normal, o que só comprova a durabilidade e qualidade dessa massa cinzenta da Intel.


Faz uns 6 anos que comprei um processador da AMD, Phenom ii x4 955, 3.2 ghz, black edition, que veio com uma pasta térmica cinza, até hoje nunca troquei a pasta e o processador se mantém com a temperatura estável, incrível!

De fato, o cooler que vem junto no box é uma porcaria, coloquei um cooler master v8 no lugar dele, até hoje não tenho problemas de aquecimento.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2017, as 12:48:54 por xformer » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #18 : 21 de Outubro de 2017, as 12:20:24 »

Ainda falando sobre processadores de Micro.
uma coisa que aprendi nos fóruns da vida em 2008 quando montei meu core 2 duo. foi "POLIR" o processador e a face do cooler. polir até espelhar mesmo. usando  lixa D'água e uma base bem plana, vidro ou mármore. começar com grão 600 e ir diminuindo até chegar na grão 2000 depois disso nunca mais tive problemas de aquecimento mesmo usando o cooler box da intel e pasta térmica comum da implastec mesmo. sempre fica na casa dos 40°C mesmo com uso extremo.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #19 : 21 de Outubro de 2017, as 16:14:01 »

Edy, mas já pensou lixar tudo que é transistor?  Cheesy


-----

Sim! Receitas são sempre bem vindas! Embora possa não ser tão eficiente quanto uma pasta comercial, a receita caseira pode ensinar sobre o princípio de funcionamento da coisa.
A minha receita é bem eficiente. Não é comum porque utiliza "material odontológico" nela.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2017, as 16:17:23 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #20 : 21 de Outubro de 2017, as 17:18:33 »

Edy, mas já pensou lixar tudo que é transistor?  Cheesy


Já, mas dá muito trabalho, lixo apenas os TDA7293/7294 e utilizo pra esse fim lixa 1200, os dissipadores eu lixo todos, porém como na maioria dos casos é usado mica isolante nos transistores acaba sendo um pouco desnecessário. faço isso apenas por estética e costume mesmo.
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #21 : 21 de Outubro de 2017, as 19:44:41 »

Qual é o período indicado para a troca da pasta térmica ?

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #22 : 21 de Outubro de 2017, as 20:50:51 »

Já, mas dá muito trabalho, lixo apenas os TDA7293/7294 e utilizo pra esse fim lixa 1200, os dissipadores eu lixo todos, porém como na maioria dos casos é usado mica isolante nos transistores acaba sendo um pouco desnecessário. faço isso apenas por estética e costume mesmo.
O grande problema que vejo nisso se o equipamento for pra venda, é que não da pra calcular a eficiência do sistema de refrigeração levando em conta o polimento dos CIs. Se por algum acaso o TDA tiver que ser substituído e isso for feito por terceiros, com certeza ele não será polido.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #23 : 21 de Outubro de 2017, as 21:08:12 »

Qual é o período indicado para a troca da pasta térmica ?

Uma vez o dispositivo montado, não é necessário trocar ou repor a pasta térmica.

O óleo evapora, mas a carga sólida permanece, e é ela quem preenche os vazios entre as duas superfícies.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal