Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 19:56:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Notas individuais desafinadas para o sustenido  (Lida 12498 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« : 20 de Outubro de 2017, as 03:34:00 »

Boa noite pessoal,

Estou com uma guitarra que afina normalmente e as oitavas estão afinadas também na casa 12. Porém ao tocar percebo que alguns acordes estão com aquela frequência de batimento, ou seja, levemente desafinados.

Usei um politune mini da TC e realmente notei que há variações em algumas casas, quando toco a nota individual. Por exemplo, o Sol da casa 3, da sexta corda está quase no G#, dentre outras notas. As notas estão tendendo para o sustenido.

Quando li a respeito de regulagem das oitavas a maior parte dos materiais diz que se a casa 12 estiver afinada com a corda solta quer dizer que as oitavas estariam afinadas. Bem, isso não está acontecendo nesse caso.

Levando isso em consideração, poderia ser o tensor que necessite ser ajustado?

Abraço
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #1 : 20 de Outubro de 2017, as 05:37:35 »

Algumas possibilidades:
1- a ação das cordas está muito alta (cordas distantes da escala);
2- encordoamento velho???;
3- estás apertando demais as cordas contra a escala ao ponto de pressioná-la contra a madeira. Com trastes altos isso ficaria mais evidente;
4- os trastes ou a ponte podem estar no lugar errado.
Registrado

Belo Horizonte - MG
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #2 : 20 de Outubro de 2017, as 07:17:36 »

Algumas possibilidades:
1- a ação das cordas está muito alta (cordas distantes da escala);
2- encordoamento velho???;
3- estás apertando demais as cordas contra a escala ao ponto de pressioná-la contra a madeira. Com trastes altos isso ficaria mais evidente;
4- os trastes ou a ponte podem estar no lugar errado.

1 - cordas são 09
2 - cordas são novas
3 - não estou apertando forte, porém se eu for diminuindo a pressão dos dedos, a nota da uma alterada para o sentido da nota correta, porém se eu continuar o som é abafado e morre. Na menor das compressões do dedo não muda quase nada.
4 - se o traste estiver fora do lugar a coisa é mais seria do que pensava! Teria que refazer o braço?! É isso ?? Porém é a hipótese que mais faria sentido, ja que a corda solta e a 12 estão afinadas.


Agradeço a ajuda !

Abraço
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #3 : 20 de Outubro de 2017, as 07:21:09 »

Aconteceu a mesma coisa com a minha guitarra ontem, mas acredito que a causa esteja no clima, aqui fez um calor muito estranho ontem, e ante ontem, a guitarra estava perfeita.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #4 : 20 de Outubro de 2017, as 12:06:06 »


Quando li a respeito de regulagem das oitavas a maior parte dos materiais diz que se a casa 12 estiver afinada com a corda solta quer dizer que as oitavas estariam afinadas. Bem, isso não está acontecendo nesse caso.

Há uma controvérsia ai. Na realidade as oitavas são ajustadas nos harmônicos naturais da casa 12 e não na nota natural em si. O que eu aprendi sobre ajustes de oitavas é que, primeiro afina-se a corda solta e posteriormente os harmônicos natural na casa 12. aprendi isso no livro do edmar luighi a alguns anos atras.
Aqui tem uma versão on line do livro em questão.
https://issuu.com/edniltonrodrigues/docs/guia_de_manuten____o_de_guitarras
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, as 12:18:08 por edyguitar » Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #5 : 20 de Outubro de 2017, as 12:20:03 »

edyguitar saudaçoes: compartilha essa pérola coloca um link pra baixar ja que no site eu nao consegui.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #6 : 20 de Outubro de 2017, as 12:29:57 »

eu não achei link pra baixar do livro , apenas a versão on line, tem a venda no mercado livre mas meio salgado o preço. eu tinha esse e os outros 2 da serie em versão física que comprei na expomusic no ano de lançamento, mas eu acabei vendendo eles junto com uma coleção de songbooks, metodos e revistas cover guitarra. vendi o lote todo a uns 10 anos atras.

-----
edyguitar saudaçoes: compartilha essa pérola coloca um link pra baixar ja que no site eu nao consegui.

Por aqui creio que seja possivel baixar, mas acho que tem que upar algum arquivo, manual, livro, etc. é como uma troca.
https://pt.scribd.com/doc/55375243/Guia-Ilustrado-Da-Guitarra
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, as 12:34:12 por edyguitar » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 20 de Outubro de 2017, as 12:36:25 »

Ok! Porém a corda solta e a mesma pressionada na 12ª casa tem que dar a mesma nota !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #8 : 20 de Outubro de 2017, as 13:02:11 »

sim , todas as notas tem que estar iguais. Uma coisa que vi, é que ele disse que as cordas são novas. isso também influencia na entonação. o Jeito de segurar o braço também, ja que ao pressionar as notas se forçar o braço ligeiramente para trás vai subir a entonação ( um guitarrista conhecido  daqui onde moro usava esse recurso numa Les Paul pra subir bends e  inversamente pra fazer pull down como se fosse uma alavanca ele fazia isso com uma epiphone Zark wilde original) . regulagem do tensor influencia mais no trastejamento e regulagem de altura das cordas, mas também pode influenciar na entonação.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #9 : 20 de Outubro de 2017, as 13:07:15 »

Se os trastes forem jumbo e o cidadão apertar com muita força pode acontecer de semi tonar também...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #10 : 20 de Outubro de 2017, as 13:27:31 »

ou escala escalopada.  Cheesy
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #11 : 20 de Outubro de 2017, as 15:14:25 »

Não é jumbo não. E como eu disse, mesmo na menor força aplicada pelo dedo, a nota fica desafinada.

A corda solta e a casa 12 estão afinadas iguais. Os harmônicos na casa 19 também.

Como as notas estão sustenidas, empurrando o braço levemente para frente, a nota individual chega na nota afinada. Por isso perguntei do tensor.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 20 de Outubro de 2017, as 16:07:30 »

Quando você empurra o braço para frente a corda fica mais solta, daí é claro que você chega na nota... Mas nesse exato momento, possivelmente a "corda solta" e a "casa 12" estarão desafinadas.

Não acho que seja um problema de trastes fora do lugar. Uma vez que você insiste que com corda solta e na casa 12 tudo está certo, todos os outros trastes teriam que estar errados. Possível, mas improvável. Poderia ocorrer de justamente o traste 12 estar desnivelado, mas teria que ser um baita desnível para dar esse efeito.

------------ Minha aposta - Início ------------

Eu já percebi que quando estou ajustando os sadles para afinar a 12º casa, tenho que tomar muito cuidado para não fazer "bends não intencionais" ao pressionar a corda, nem ferir a corda com muita força.

Caso contrário, a oitava pode parecer afinada num primeiro momento, quando na verdade não está. Tem que apertar a corda de leve mas com firmeza, bem em cima do 12º traste. E se tremer a mão, ferrou.

Ação alta realmente aumenta a possibilidade de ocorrer o problema. Veja que você respondeu um monte de questões, mas não disse se a ação está alta ou não.

E nunca ajustar os sadles com a corda tensionada.

------------ Minha aposta - Fim ------------

Outros detalhes:

- Uma manha sobre o uso dos afinadores eletrônicos: Usar preferencialmente o captador do braço (obviamente se existir) e sempre baixar o controle de tonalidade ao mínimo. Isso "mata" harmônicos que deixam o afinador meio xarope.

- Nut mal cortado ou "agarrando" causa problemas bem misteriosos. Tenta lubrificar, com lápis ou uma gotinha de óleo. Aproveita e lubrifica os saddles.

- Tensor solto ou espanado poderia introduzir problema de instabilidade em TODAS as casas. A 12 não ficaria de fora. Tensor mal ajustado traria problema em um grupo de casas, mas não na escala toda.

- Corda nova, dependendo da marca, pode demorar dias até estabilizar.

- Não sei onde você mora, mas em São Paulo as variações climáticas não andam ajudando.

- Pesquise sobre um cara chamado Buzz Feiten. É um músico americano que criou um sistema de afinação diferente/esquisito/alternativo justamente para resolver a questão de certos acordes soarem desafinados, o que o incomodava bastante. Se a sua guitarra tiver o tal "sistema Buzz Feiten" (costuma estar indicado no headstock), a regulagem normal (corda solda e 12º casa) não funciona. Eu peguei uma Washburn há um tempo atrás que usava esse método. Foi uma penúria.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2017, as 16:35:13 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #13 : 20 de Outubro de 2017, as 16:30:05 »

ou escala escalopada.  Cheesy

Ou isso  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
PauloRori
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 7



WWW
« Responder #14 : 20 de Outubro de 2017, as 19:19:03 »

Captadores fortes ou muito próximos das cordas? Principalmente os singles de alnico (onde os próprios polos são o magneto) interferem bastante...
Registrado

Rori
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal