Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:12:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Notas individuais desafinadas para o sustenido  (Lida 12226 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #15 : 20 de Outubro de 2017, as 19:48:54 »

Captadores fortes ou muito próximos das cordas? Principalmente os singles de alnico (onde os próprios polos são o magneto) interferem bastante...

Muito bem lembrado! Antes de regular a guitarra deve-se baixar bastante a altura dos captadores para que o campo magnético deles não interfira na afinação.
Registrado

Belo Horizonte - MG
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #16 : 20 de Outubro de 2017, as 20:20:24 »

Captadores fortes ou muito próximos das cordas? Principalmente os singles de alnico (onde os próprios polos são o magneto) interferem bastante...

Faz sentido essa colocação, porém abaixei ao máximo os captadores e não teve diferença alguma. Deixei no mesmo nível do escudo, eles estão quase entrando no escudo da strato.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #17 : 20 de Outubro de 2017, as 21:45:51 »

Um detalhe, tem instrumentos que possuem alguma compensação na pestana. Nestes casos, é melhor pressionar a corda na primeira casa, gerar o harmônico na 13a e depois comparar com digitado na 13a. Um capo pode ser útil pra faciltar.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #18 : 20 de Outubro de 2017, as 22:06:20 »

Strato?  Pergunta inocente: Quantas molas está usando? Se a ponte estiver muito macia, qualquer coisa desafina.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #19 : 20 de Outubro de 2017, as 23:25:21 »

Citar
Strato?  Pergunta inocente: Quantas molas está usando? Se a ponte estiver muito macia, qualquer coisa desafina.
Não creio que seja isso, porque uso 2 molas tanto numa strato Fender American Standard quanto em duas SX strato e elas não perdem a afinação normal e nem na oitava acima na 12ª casa.
Por isso eu acredito mais que possa ser o tensor com folga, que não está atuando direito, ou, quem sabe, dar um reaperto nos parafusos do neck plate.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #20 : 20 de Outubro de 2017, as 23:53:40 »

Neckplate frouxo é mesmo uma possibilidade. Acho que não custa checar.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
EddieTavares
Visitante
« Responder #21 : 21 de Outubro de 2017, as 20:17:32 »

Na duvida, você p de calçar o bloco da ponte, apesar de achar muito difícil
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #22 : 23 de Outubro de 2017, as 17:54:40 »

Só para constar,  vi agora que um rapaz perguntou sobre EXATAMENTE o mesmo problema no fórum TDPRI,  no caso com uma Telecaster.

Ainda não tive tempo de ler tudo para conferir se alguém apareceu com uma solução. Vou ver de noite e, se for o caso, publicarei aqui.

Se alguém quiser se adiantar:

http://www.tdpri.com/threads/finger-pressure-and-tuning-i-didnt-know.776114/page-2#post-7946594

Complementando:

Depois de ler o tópico do TDPRI, cheguei à conclusão de que o efeito é bem  frequente,  não é defeito do instrumento (*) e é causado por uma ou mais das variáveis abaixo:

1) nut mal cortado (slots com níveis diferentes) ou muito alto no geral, o que afeta mais do que necessário o ângulo da corda pressionada ao longo da escala e a distribuição de tensão mecânica nos segmentos ponte-fret e nut-fret. (*) Para mim, nut ruim não é defeito,  é questão de regulagem.

2) frets altos (isso já foi descartado), o que, combinado com muita força (vide abaixo), alonga a corda durante a execução;

3) muita força ao pressionar as cordas na escala. Cordas leves são mais suscetíveis ao problema, porque exigem menos força para deformar. Mesmo com frets baixos, mais força que o necessário pode introduzir bends não intencionais.

Você já disse que quando pressiona a corda mais levemente a nota soa menos sustenida, embora sem chegar ao ideal.

Deduzo então que o seu problema surja no momento em que está regulando a 12° casa, por estar aplicando mais ou menos pressão em relação ao seu habitual durante a execução. Ou o nut está muito alto.

Tenta regular a entonação de novo, com mais calma. E procure artigos sobre altura ideal do nut.

Mas antes, tenta seguir o método de afinação que o Chris.m do TDPRI descreve, na sequência:
 
1) afine as duas cordas E abertas e a D na casa 2, usando um afinador;

2) afine de ouvido a corda B na casa 3, para bater com a corda D aberta;

3) afine de ouvido a corda A na casa 2, para bater com a corda B aberta;

4) afine de ouvido a corda G na casa 2, para bater com a corda A aberta.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2017, as 00:25:08 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #23 : 24 de Outubro de 2017, as 23:33:29 »

Alambike, se alguma dessa sugestões der certo, não deixa de contar pra nós!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #24 : 29 de Outubro de 2017, as 18:57:29 »

Olá amigos,

Agradeço a ajuda de todos.

Eu consegui melhorar substancialmente a situação da desafinação da guitarra.

O resultado mais frutífero foi na regulagem do nut.

Eu lixei as cavidades com uma lima pequena de amolar enxada. Preciso dar um toque mais fino com alguma lixa de unha. Mas aparentemente o nut estava muito alto, que no momento de aplicar uma força na corda ela desafinava.

Como o nut está colado, fui lixando cuidadosamente os buracos de cada corda e reafinando as cordas. Pelo que assisti na internet, os luthiers lixam a base do nut e depois colam na guitarra. Se o nut quebrar, como que pegar poderia substituí-lo?

Pra vocês terem uma ideia esta guitarra já tinha ido a um luthier quando saiu da loja, há uns 2 meses.

Vou dar o toque mais fino e ver se fica perfeitamente afinada. Pretendo usar lixa de unha.

Além disso, eu travei a ponte com um bloco de moedas de 5 centavos e tirei as molas.

Estou feliz por ter conseguido fazer um acorde e meus ouvidos não doerem haha

Assim que terminar envio notícias.


Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #25 : 30 de Outubro de 2017, as 16:13:10 »

Que bom que resolveu, mas só para constar, a entonação tem que estar braço ajustado e depois regula-se a ponte, corda solta igual harmônico 12 casa, se apertar na 12 casa vai escapar em direção ao #, isso ocorre em todo a escala de guitarras normais, o que minimiza isso é braço bem ajustado ( sem arco ), cordas macias ( boa qualidade) e ação baixa das cordas, além é claro de desligar o ouvido super ultra sensível a pequenas variações tonais! Wink
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #26 : 31 de Outubro de 2017, as 03:05:01 »

Alambike, esfrega a solução na cara do luthier... Brincadeira, não faz isso não...

Sobre o ajuste fino do nut, não esquece de ajustar o PERFIL dele, não apenas a altura. Difícil de descrever em palavras, mas uma busca no  Procure você acha imagens. Basicamente,  a corda tem que ficar apoiada numa pequena parte do slot, no lado mais próximo aos frets. Se ficar apoiada no slot por completo, pode não entonar.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal