Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:31:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 3.5 V1.2 Master Volume PCL82/6AV6  (Lida 12965 vezes)
Guilherme
Visitante
« : 23 de Outubro de 2017, as 20:28:06 »

Handmakers,

Há seis anos atrás propus ao bruxo Haroldo Gamal um método de tornar o IALL 3.5 V1.2 bem parecido com o preamplificador do Fender DeLuxe utilizando válvulas PCL82 e 6AV6.

Para tanto lhe enviei de presente um conjunto de transformadores e a uma PCL82 acompanhada de uma 6AV6, ambas NOS/NIB.

O circuito proposto foi esse:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E o resultado foi esse:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E mais esse:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Por motivos que não me lembro, nomeamos esse protótipo de Bell Sound 3.

Mr.Gamal gravou um mp3 mas só posso divulgá-lo com o seu consentimento.

Praticamente nenhuma modificação é necessária na placa de circuito impresso, disponível para compra, a não ser a retirada de R6 e R9 e a colocação de jumpers em seus lugares. O terminal FIL2(GND), no borne KRE de alimentação de filamentos,  fica sem uso.

A PCL82 é válvula comum em sucatas e, mesmo NOS/NIB, são relativamente baratas se comparadas à ECL82.
Por exemplo:


A 6AV6/EBC91 é uma válvula miniatura (sete pinos) que foi pouco usada em amplificadores para guitarra nos EUA (apenas no Fender Harvard), ao contrário do que aconteceu na europa, onde foi usada por muitos fabricantes, particularmente pela Stimer em seu famoso Stimer M12 do Mestre Django Reinhardt.

Uma 6AV6 NOS/NIB pode ser encontrada por baixo custo e, na minha opinião, suplanta em qualidade qualquer 12AX7/ECC83 de fabricação atual existente no mercado. Por exemplo:


O transformador de potencia TR1 foi construido com laminações 1-1/8" (EI-0112) grão não-orientado M19, da SOMA - Soluções Magnéticas.

O transformador de saida TR2 foi construido com laminações de 7/8" (4HS-220) grão-orientado M4, da Tessin.

NOTA IMPORTANTE: NÃO PRODUZO E NÃO PRODUZIREI NEM O TRANSFORMADOR DE POTENCIA NEM O TRANSFORMADOR DE SAÍDA PARA ESSE CIRCUITO. FORAM CONSTRUÍDOS APENAS PARA ESSE PROTÓTIPO

Abraços

Guilherme



Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #1 : 23 de Outubro de 2017, as 23:26:47 »

Guilherme,

Praticamente nenhuma modificação é necessária na placa de circuito impresso, disponível para compra,
Qual placa você se refere?  Onde acha para comprar?

NOTA IMPORTANTE: NÃO PRODUZO E NÃO PRODUZIREI NEM O TRANSFORMADOR DE POTENCIA NEM O TRANSFORMADOR DE SAÍDA PARA ESSE CIRCUITO. FORAM CONSTRUÍDOS APENAS PARA ESSE PROTÓTIPO
Esse post foi só para passar vontade na gente?

Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #2 : 24 de Outubro de 2017, as 16:40:51 »

Na Altana vende Não vende mais..
« Última modificação: 24 de Outubro de 2017, as 16:44:29 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 24 de Outubro de 2017, as 17:30:05 »

O transformador de saída é o mesmo do Iall 3.5. Para simplificar, as diferenças entre a PCL82 e a ECL82 estão nos filamentos: a PCL tem filamentos em 16V 300mA, enquanto a ECL tem filamentos em 6,3V 780mA.

Quanto ao de força, vamos comparar com o original do Iall 3.5. A alta tensão da PCL82 e da ECL82 consome 42mA no pentodo e mais 3,5mA no triodo. Para a válvula de pré, cada triodo consome 1mA, mais 1,2mA da placa. Tudo dá 45,2mA, o que se encaixa com o transformador original do Iall 3.5 (250V+250V 50mA). Já nos filamentos, a tensão é de 18V, diferente do transformador original do Iall.

Mas há uma solução: a 6AV6 tem filamentos alimentados com 6,3V, tensão fornecida pelo transformador original do Iall. Com isso, não dá para usar a PCL82, tendo que usar a ECL82. Os filamentos da 6AV6 consomem 300mA, somados aos 780mA da ECL82 temos 1,08mA. O transformador original fornece 1A nos filamentos. A solução é usar a 6AV6 no pré, ECL82 no power e, ao encomendar o transformador de alimentação do Iall 3.5, pedir para aumentar a corrente dos filamentos para cerca de 1,1A.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #4 : 24 de Outubro de 2017, as 18:16:21 »

Olá.

Usa a PCL82 em série com a 6AV6 e um limitador de corrente, e encomenda o transformador para 25 V x 300 mA.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2017, as 18:21:14 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #5 : 24 de Outubro de 2017, as 19:49:32 »

Olá.

Usa a PCL82 em série com a 6AV6 e um limitador de corrente, e encomenda o transformador para 25 V x 300 mA.
O Transformador do Iall já tem o secundário de 6.3V, que dá pra alimentar a 6AV6.
Um transformador extra de 15V 500mA é o suficiente pra alimentar os filamentos da PCL82.
Mas isso no caso onde já se tem o transformador de força do Iall. Se for pra comprar um novo, melhor encomendar já com as tensões corretas.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Guilherme
Visitante
« Responder #6 : 25 de Outubro de 2017, as 00:27:43 »

É uma pena que a Altana não esteja mais vendendo a placa do IALL 3.5, mas acredito que mantendo contato direto com o Gamal e/ou Palutz eles indicarão o caminho da pedras...

Para quem já possui o IALL operacional, a sugestão no marcao_cfh para o transformador é a mais indicada. Mas implica em uma ECL82, que é cara.

Para quem vai montá-lo junto com o estágio 6AV6, a proposta do A.sim é bem boa, pois possibilita a utilização da PCL82, que custa 3x menos que a ECL82, e simplifica a fonte de alimentação para filamentos.

A idéia de alimentar tudo com 16Vdc é interessante, pois diminui as chances de indução de hum/buzz mas exige vários componentes, o que encarece a montagem, além de exigir um  resistor de fio de 10W, que é verdadeiro trambolho.

As sugestões do Kem também são interessantes, um pequeno transformador de filamento para a PCL82, ou a encomenda de um transformador de potencia customizado para as exigencias de cada montador em função das válvulas escolhidas.

Redesenhei o circuito para maior clareza. Todos componentes envolvidos pelo perimetro em azul estão instalados na placa original do IALL, exceto, como já foi dito, R6 e R9.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O estágio formado por V2 prescinde de placa de circuito impresso. Se o soquete de V2 for instalado bem próximo do jack de entrada (como deve ser) e do tone-stack, todos os componentes e fiação pertinente podem ser interligados diretamente entre o si e o soquete. Uma pequena ponte de terminais pode ser instalada junto do soquete, utilizando os mesmos furos de fixação deste, para ancorar os capacitores e resistores. Isso facilita bastante a montagem.

A alta tensão para esse estágio vem direto do capacitor C3, instalado na placa IALL 3.5, e a alimentação de filamento vai depender do esquema empregado (16VDC, 25Vac, 6,3Vac como no original etc.)

O esquema de ligação à massa (terra) vai depender, em certa medida, do sistema de alimentação de filamentos adotado. Mas, em princípio (repetindo, em principio), todos os pontos de terra do estágio devem ser interligados da forma mais curta possivel e, então, ligados ao terminal 1 do borne de entrada na placa IALL por meio de um condutor razoavelmente grosso.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 25 de Outubro de 2017, as 03:05:08 »

Nossa, nem me atentei que as ECL82 tinham subido tanto assim o valor! Lembro que, quando comprei as minhas, elas custavam uns 20 e poucos, 30 reais. Ainda bem que comprei duas pro meu Iamm 10.5 e mais duas de reserva Cheesy
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 26 de Outubro de 2017, as 01:40:07 »

Sempre me orgulhei de conhecer pessoas muito legais. O Guilherme é uma dessas pessoas que me fazem sentir orgulhoso só do fato delas se lembrarem de mim. Trabalhar num projeto em conjunto dele, nem me falem, é uma honra para poucos.

Como ele resolveu deixar a galera babando com o projetinho (que eu havia esquecido) segue um "sample" de como ele "fala". Me desculpem com antecedência, pois o estilo da música é para lá de distante do meu jeito de tocar, mas achei que o som do Bell Sound era nessa "praia" (desculpa a falta de um baixo também):

http://gamal.com.br/BellSoundSong.mp3

Bom, o meu fala a beça, mas também com transformadores da lynx, quem não fala? Guilherme tá proibido de fazer transformadores parecidos, só para que eu mantenha a exclusividade da coisa! Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
damasioHM
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #9 : 06 de Dezembro de 2017, as 20:45:16 »

Senhores saudações!

Muito interessante esse projeto Bell Sound, que clean maravilhoso, tanto quanto o iall 3.5!

Para não ter que criar outro tópico (já usei a busca e não encontrei) e já que vocês mencionaram a alimentação de filamento das válvulas, gostaria que me ajudassem nestas dúvidas:

No datasheet das PCL82, informa-se que a alimentação dos filamentos é de 16V e o consumo de 300mA e elas deveriam ser ligadas em série. Mas...


1 - Para alimentar-se quatro PCL com os filamentos em série, o enrolamento do transformador deveria ser de 64V - 300mA ?

Pergunto isto, porque se elas forem alimentadas com 16v e ligadas em série, cada filamento teria uma queda de tensão de 4v em cada um.


2 - Eu poderia ligá-las em paralelo em um enrolamento de 16v e 1,5A? Acho que assim faria mais sentido, não acham? O problema seria se uma válvula queimasse e houvesse uma sobrecarga nos outros filamentos, não?

RESUMINDO: Devo encomendar um transformador com enrolamento para os filamentos com 16v ou 64v? com 300mA ou 1,2 A no mínimo? Série ou paralelo?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #10 : 06 de Dezembro de 2017, as 21:34:56 »

Olá.

Encomende um transformador com secundário de 16 V e 1,2 A e ligue as válvulas em paralelo. No passado, ninguém ligaria o filamento das  PCL82 em paralelo, pois existia a ECL82, com filamento de 6,3 V, a mesmo preço. Hoje, a situação é diferente, por isso o pessoal usa a PCL82, que é mais barata. A dificuldade aparece quando se torna necessário usar outras válvulas junto com as PCL82.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2017, as 12:32:09 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #11 : 07 de Dezembro de 2017, as 03:33:53 »

Que tal uma 12AV6 + resistor 22R 2W? Aí liga tudo (12AV6 + PCL82) em 16V.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
damasioHM
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #12 : 07 de Dezembro de 2017, as 23:18:52 »

A.Sim

Obrigado pela dica. Ficou claro, então, que o filamento da PCL deve ser alimentado com 16V e pode ser ligado em paralelo. Valeu!

Kem

Obrigado. Vou pesquisar sobre essa válvula e na medida em que as dúvidas (ou idéias) surgirem, vou postando aqui.

Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 770

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #13 : 25 de Abril de 2021, as 02:04:22 »

Alguém ainda tem o esquema elétrico? As imagens estão indisponíveis.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #14 : 25 de Abril de 2021, as 02:25:46 »

Eu ainda procurei aqui pra ver se tinha, mas não.
Mas não é nenhum segredo. Não lembro ao certo o esquema, mas se a idéia é o Deluxe, a 6AV6 com resistor de placa de 100K, resistor de catodo 1k2 ou 1k5 + capacitor 22uF, seguido por um controle de ganho de 500k/1M.
Basicamente o primeiro estágio do P1 AX84.
« Última modificação: 25 de Abril de 2021, as 02:28:32 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal