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Autor Tópico: RAT - modificações  (Lida 3376 vezes)
alambike
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Saravah !


« : 26 de Outubro de 2017, as 20:35:29 »

Boa tarde pessoal,

Queria tirar uma dúvida sobre as características do RAT.

Fiz um para um amigo e ele me apontou duas coisas, uma era que o pedal comprimia muito o som e a outra que o som era muito grave (encorpado, nas palavras dele).

Pelo que pesquisei: a compressão pode ocorrer por conta da característica do OP-AMP (LM308), que tem uma resposta mais lenta para a variação de tensão de entrada (Slew Rate) e pelo produto da largura de banda (não sei se é este o termo correto, traduzi de Gain-Bandwidth Product) que irá amplificar uma determinada faixa de freqüência. No caso do Rat, com o ganho no máximo, as frequências abaixo de 500Hz, são mais facilmente amplificadas. Acredito que seja dai que o som mais encorpado seria mais evidenciado. Eu poderia alterar estes parâmetros com o capacitor de compensação? Li que estes dois parâmetros são proporcionais ao inverso do valor deste capacitor.

Ou seria melhor trocar o CI ?

Alguma sugestão ?

O artigo que li foi este: https://www.electrosmash.com/proco-rat

Abraço

Alambike
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« Responder #1 : 26 de Outubro de 2017, as 21:10:59 »

Experimenta colocar um TL071 que tem slew rate maior e maior produto ganho-largura de banda ou algum outro que tenha essas características e resistência de entrada alta.  Mas sem o capacitor de compensação de frequência (que já são internos nos amplificadores operacionais como o uA741 e o TL071), então retire o capacitor de 30pF da placa.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2017, as 21:28:57 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EddieTavares
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« Responder #2 : 27 de Outubro de 2017, as 04:17:02 »

O Rat soa como um Tubescreamer com bem mais ganho, a característica principal é o boost de médios, em um amp com característica Marshall é melhor usa-lo como um booster já em amps como Vox e Fender twin deve soar bem como Drive em alto ganho.

Trocar o CI pode melhorar um pouco os agudos, mas a característica deste pedal é esse timbre gordo mesmo, talvez o que o seu amigo precisa é um drive como o DS1 ou Big muff.
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hauf
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« Responder #3 : 30 de Outubro de 2017, as 22:39:11 »

Além  do CI, outra coisa que altera bastante o timbre é o fet utilizado.
O meu e o de um colega, tem timbres bem distintos, considerando as devidas proporções nas tolerâncias dos componentes utilizados.
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« Responder #4 : 31 de Outubro de 2017, as 00:13:16 »

e pelo produto da largura de banda (não sei se é este o termo correto, traduzi de Gain-Bandwidth Product)

Em Português é " produto ganho-faixa", vulgo "GBW".

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« Responder #5 : 31 de Outubro de 2017, as 00:18:26 »

Além  do CI, outra coisa que altera bastante o timbre é o fet utilizado.
O meu e o de um colega, tem timbres bem distintos, considerando as devidas proporções nas tolerâncias dos componentes utilizados.

Qual fet tu usou?? Eu já fiz 2, ambos com lm308 e 2n5457, acho um pedal incrível!
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Grande abraço, Raphael!
hauf
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« Responder #6 : 31 de Outubro de 2017, as 01:03:57 »

Bf 245(não me lembro se A ou C), e mpf 102.
É sim um baita pedal.
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« Responder #7 : 04 de Novembro de 2017, as 08:56:28 »

Mas sem o capacitor de compensação de frequência (que já são internos nos amplificadores operacionais como o uA741 e o TL071)

Eu fiquei lendo os datasheets e não consegui distinguir quando um CI vem com o capacitor de compensação ou não.

Saberia me informar onde estaria este tipo de informação no datasheet ?
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« Responder #8 : 04 de Novembro de 2017, as 11:28:21 »

São poucos os amplificadores operacionais que precisam do capacitor de compensação de frequência externo. Exemplos  dos que precisam são modelos antigos como o uA702, uA709 e  LM308.  Você pode descobrir olhando pra pinagem do ci, e ver se tem os dois pinos de compensação, e no diagrama interno se tem o capacitor no estágio de ganho de tensão:



Além disso, nos circuitos de aplicação das datasheets, pode-se ver se tem a necessidade do capacitor de compensação ligado.  Note que no TL071 e no LM741 não existem os pinos para compensação (eles tem para ajuste da tensão de offset de entrada, que é outra coisa) e um dos pinos é NC (não conectado).

Esse capacitor de compensação age como estabilizador do amplificador. Um amplificador estável em eletrônica é um amplificador que não oscila sozinho. Como os amplificadores normalmente são multi estágios, a cada estágio são introduzidas uma atenuação e uma defasagem devido às capacitâncias parasitas que formam diversos filtros passa-baixas. Com o acúmulo de defasagens pode acontecer de o amplificador com realimentação negativa (que em tese é 180°) acumular uma defasagem de 360° entre a saída e a entrada inversora, o que é um dos requisitos para ocorrer a oscilação.  Com a introdução do capacitor de compensação, você cria um pólo dominante que recua a resposta em frequência do amplificador e causa uma margem de segurança na defasagem global de forma a não permitir mais o acúmulo de defasagem crítica.  Esse recurso é usado também nos amplificadores de potência de múltiplos estágios, onde o capacitor é onipresente no estágio de ganho de tensão.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2017, as 11:43:03 por xformer » Registrado

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« Responder #9 : 04 de Novembro de 2017, as 20:44:20 »

São poucos os amplificadores operacionais que precisam do capacitor de compensação de frequência externo. Exemplos  dos que precisam são modelos antigos como o uA702, uA709 e  LM308.  Você pode descobrir olhando pra pinagem do ci, e ver se tem os dois pinos de compensação, e no diagrama interno se tem o capacitor no estágio de ganho de tensão:


Nos op-amps mais modernos eu suspeitei que o capacitor de compensação fosse esse do diagrama interno. Agora tenho certeza!!

Obrigado Xformer pela ajuda.

Só por curiosidade, caso o projetista precise medir o valor desse capacitor, é possível ou ele deve confiar no fabricante ?
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« Responder #10 : 04 de Novembro de 2017, as 23:55:12 »

Não tem como e nem tem utilidade medir o capacitor. Ele é interno e sem acesso por algum pino.

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« Responder #11 : 05 de Novembro de 2017, as 05:46:57 »

Além  do CI, outra coisa que altera bastante o timbre é o fet utilizado.
O meu e o de um colega, tem timbres bem distintos, considerando as devidas proporções nas tolerâncias dos componentes utilizados.

Qual fet tu usou?? Eu já fiz 2, ambos com lm308 e 2n5457, acho um pedal incrível!

Ja montei este circuito na protoboard, usei lm308 e os fets que eu tenho bf245, mpf102, j201 e ainda alguns pnp's com a adicao do resistor ente a base e o +v, honestamente, todos soaram iguais...
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« Responder #12 : 05 de Novembro de 2017, as 08:10:20 »

Eu utilizei o 2N5458 e o LM308

Esse pedal é muito bom mesmo.

 Vocês notaram compressão no sinal de saída ?
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« Responder #13 : 08 de Novembro de 2017, as 01:40:36 »

Uma dúvida, caso eu utilize outro op-amp como o TL071, quais outras alterações devem ser feitas além de retirar o capacitor de 30pF?

Além  do CI, outra coisa que altera bastante o timbre é o fet utilizado.
O meu e o de um colega, tem timbres bem distintos, considerando as devidas proporções nas tolerâncias dos componentes utilizados.

Qual fet tu usou?? Eu já fiz 2, ambos com lm308 e 2n5457, acho um pedal incrível!

Ja montei este circuito na protoboard, usei lm308 e os fets que eu tenho bf245, mpf102, j201 e ainda alguns pnp's com a adicao do resistor ente a base e o +v, honestamente, todos soaram iguais...

O resistor entre a base e +V deve ser utilizado em quais situações ?
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« Responder #14 : 08 de Novembro de 2017, as 03:38:10 »

Alambike

Este é o buffer do Rat:



Este é um buffer com transistor bipolar:



Note que que não há no primeiro o resistor entre o coletor e a base.

Veja como é o buffer no Brat:
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