Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:39:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estou desenvolvendo um programa para a gente  (Lida 14018 vezes)
Marcel.
Visitante
« : 09 de Novembro de 2017, as 01:43:06 »

E aí, meu povo, tudo certo? Quanto tempo!
Já tem um tempo que estou afastado dos pedais e valvulados, bem como do fórum, e, como alguns já sabem, comecei outra faculdade há 2 anos, porém agora na área de Engenharia da Computação e queria, visando meu aprendizado, desenvolver um programinha em Java com algumas funções que fossem interessantes para engenheiros, técnicos e hobbistas nessa área de eletro-eletrônica.

Vocês já usam algum programa pra isso (fora os para projeto de PCB - Proteus, Eagle etc.)? Eu usava um programinha bem simples pra resistores (mas apenas pra resistores de faixas de 4 cor) e outro pra capacitores, mas apenas para saber os valores, através das cores (resistores) e códigos (capacitores). Sinceramente, nunca nem me dei ao trabalho de aprender a calcular valor de resistor vendo as cores, nem código de capacitores.

Eu ia fazer um negócio mais simples, só pra colocar em prática o que estou aprendendo de programação, mas me perguntei por que não fazer logo um negócio que vá ajudar mais gente... Sei que é um programa "mais do mesmo", mas minha ideia não é criar algo novo, mas sim o aprendizado e ainda disponibilizar pra quem tiver interesse... talvez até mesmo open-source...

Até agora já tem uma parte para o usuário consultar valor de um resistor informando as cores ou informar o valor e descobrir as cores, tanto para resistores de 4 cores quanto para de 5 cores (como os de precisão); uma tela que está sendo feita nesse momento voltada para os capacitores; e uma lista de materiais que pretendo permitir que o usuário organize uma lista de materiais para um projeto e consiga imprimir, enviar por e-mail etc.

Vocês têm alguma sugestão de melhoria ou de upgrades para versões posteriores? Queria a opinião de vocês.
EDIT:
Sim, ainda penso em acrescentar transistores, diodos etc. mais pra frente.

Vou começar com ele apenas para Windows. No futuro implemento para outros SO's e, principalmente, pra Android.
Ah, e o nome ainda não está definido...

Seguem alguns prints do que já está "pronto"
Resistor de 4 faixas de cor:

Resistor de 5 faixas de cor:

Resistor de 4 faixas de cor com info preenchida:

Capacitores (estou fazendo ainda):

Tela para armazenar resistor:

Visualização da lista de componentes:


Aguardo os feedbacks!
Abração a todos!
« Última modificação: 09 de Novembro de 2017, as 01:47:19 por Marcel. » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 09 de Novembro de 2017, as 03:04:10 »

Estaremos aguardando pelos resultados, e torcendo para que seja disponibilizado.
Boa sorte!
 Legal!
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #2 : 09 de Novembro de 2017, as 12:17:56 »

Marcel, eu uso um aplicativo freeware para android chamado ElectroDroid. Ele tem um monte de recursos, além dos que você já está implementando no seu programa. Dá uma olhada nele que eu acho que você vai encontrar algo que queira utilizar em seu projeto.

Se estiver enroscado em alguma parte e precisar de ajuda, me manda MP. Trabalho com programação também, embora meu Java não esteja assim mais tão afiado.

Boa sorte aí no seu projeto.  Wink
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 09 de Novembro de 2017, as 15:30:29 »

Oi Marcel (sumido) !  

Já que está nos seus planos desenvolver uma versão para Android (hoje em dia eu acho que seria mais legal partir diretamente para o desenvolvimento de app), uma sugestão para melhoria: reconhecer o valor do resistor a partir da foto tirada com o smartphone. Talvez precise bolar uma grade-gabarito na tela para posicionar o resistor na foto e depois fazer o reconhecimento das cores das listras.

Outra coisa legal para o pessoal daqui do fórum, que usa muito amplificadores operacionais, é montar calculadoras para o ganho de amplificadores inversores e não inversores, filtros (passa-altas, passa-baixas, passa-faixa), somadores ou mixers, osciladores, etc.

Talvez alguns cálculos para polarizar transistores bipolares.

E por fim, cálculos para projetos de fontes de alimentação.

 
« Última modificação: 09 de Novembro de 2017, as 15:32:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 09 de Novembro de 2017, as 17:03:48 »

Acredito que um controle de estoque seja útil para bastante gente. E visto que há um foco maior para o público iniciante, tabelas de equivalência de CIs e transístores também são bastante bem vindas.
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #5 : 10 de Novembro de 2017, as 01:29:16 »

Obrigado pelas dicas, pessoal!
Bom que vou sempre olhar esse tópico pra ir implementando as coisas!

Quem tiver mais coisa, por favor fala aí!  Grin


Oi Marcel (sumido) ! 

Já que está nos seus planos desenvolver uma versão para Android (hoje em dia eu acho que seria mais legal partir diretamente para o desenvolvimento de app), uma sugestão para melhoria: reconhecer o valor do resistor a partir da foto tirada com o smartphone. Talvez precise bolar uma grade-gabarito na tela para posicionar o resistor na foto e depois fazer o reconhecimento das cores das listras.

Outra coisa legal para o pessoal daqui do fórum, que usa muito amplificadores operacionais, é montar calculadoras para o ganho de amplificadores inversores e não inversores, filtros (passa-altas, passa-baixas, passa-faixa), somadores ou mixers, osciladores, etc.

Talvez alguns cálculos para polarizar transistores bipolares.

E por fim, cálculos para projetos de fontes de alimentação.

Faaaala, meu jovem! Quanto tempo!
Comecei desenvolvendo pra Desktop porque essa está sendo a minha linha de estudo. Em seguida vou partir pra Android. Achei bem interessante a parte do reconhecimento pela câmera! Não vejo a hora de começar no android pra ver isso!  Roqueiro

Se estiver enroscado em alguma parte e precisar de ajuda, me manda MP. Trabalho com programação também, embora meu Java não esteja assim mais tão afiado.

Marcel, eu uso um aplicativo freeware para android chamado ElectroDroid. Ele tem um monte de recursos, além dos que você já está implementando no seu programa. Dá uma olhada nele que eu acho que você vai encontrar algo que queira utilizar em seu projeto.


Pode deixar, qualquer coisa dou um grito! rs
Conheço o ElectroDroid, tava até meio esquecido dele!
Valeu!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 10 de Novembro de 2017, as 01:30:45 »

Marcel, eu uso um aplicativo freeware para android chamado ElectroDroid.
Eu também uso. Tem quase tudo que foi citado aqui, menos a polarização de transistor.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
krozz
Visitante
« Responder #7 : 11 de Novembro de 2017, as 03:32:23 »

Ótima iniciativa! Meus parabéns! Também estou pensando em fazer algo para ajudar quem esteja começando a mexer com isso (assim como eu _), estou estudando mais sobre antes de começar, mas espero que de certo!
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #8 : 11 de Novembro de 2017, as 13:38:25 »

Parabéns Marcel, está ficando muito bom!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 21 de Novembro de 2017, as 15:55:41 »

Um aplicativo para Android que eu achei e que é um banco de dados off-line de mais de 70000 componentes, para consulta de pinagem e algumas características básicas. Se precisar de mais informações detalhadas, ele busca a datasheet do componente.

https://play.google.com/store/apps/details?id=componentspinout.ammsoft.componentspinout
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #10 : 23 de Novembro de 2017, as 03:59:57 »

Se tem uns softwares legais, são esses do link abaixo, foge um pouco do que você está fazendo, mas fica a sugestão para um projeto futuro e deixar a venda nas lojas de aplicativos.
O duro que o cara abandonou e não atualizou para os sistemas operacionais atuais.
Seria show ter algo desse tipo para Windows 10, Android e IOS...
Mas deve ser muito complicado de fazer algo nesse seguimento.

Segue o link:
http://glass-ware.stores.yahoo.net/adsoffromgla.html
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #11 : 11 de Março de 2018, as 19:29:22 »

Povo, desculpa a demora pra responder de novo, mas tou de olho em todas as sugestões. Elas irão ser estudadas e implementadas na hora certa.

Obrigado pelos feedbacks!
 
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #12 : 12 de Março de 2018, as 03:38:45 »

Povo, desculpa a demora pra responder de novo, mas tou de olho em todas as sugestões. Elas irão ser estudadas e implementadas na hora certa.

Estou curioso para ver o resultado. Por eu ser da área de sistemas, esse projeto me interessou bastante. Bom trabalho aí!  Grin
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #13 : 15 de Março de 2018, as 03:01:55 »

Acredito que um controle de estoque seria muito bom.
Eu compro vários componentes que às vezes tenho escondido entre os demais. Sei que uma boa organização poupa este inconveniente, mas quando se trata de muitos componentes um banco de dados ajuda, depois de tudo cadastrado, acredito que você poderia melhorar esta lista e aparecer apenas os que precisam ser comprados.
Mas se você não estudou banco de dados, vá implementando aos poucos.
Abraço.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #14 : 15 de Março de 2018, as 11:22:09 »

Essa é a minha maior dificuldade, eu sempre organizo meus componentes, mas na hora da compra eu acabo comprando algo que já  tenho em estoque e só percebo depois de organizar os novos componentes  Toma na Cabeça Toma na Cabeça

Acredito que um controle de estoque seria muito bom.
Eu compro vários componentes que às vezes tenho escondido entre os demais. Sei que uma boa organização poupa este inconveniente, mas quando se trata de muitos componentes um banco de dados ajuda, depois de tudo cadastrado, acredito que você poderia melhorar esta lista e aparecer apenas os que precisam ser comprados.
Mas se você não estudou banco de dados, vá implementando aos poucos.
Abraço.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.072 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal