Tube Screamer Tonepad

Started by grohl, 25 de August de 2010, as 01:11:05

Previous topic - Next topic

GrAmorin

Hand MasterMind
Achei que o Adiel só usava a aracnotecnica só para montagens experimentais...
Agora vemos que nas montagens definitivas ele tambem prefere este tipo de montagem.
Isto é que chamo de ter estilo proprio.  :)
:tup

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Acho que isso depende do tempo que tenho para fazer as placas, ou a vontade de ver um projeto funcionando logo.  Geralmente desenho meu esquema e vou montando diretamente, para testar, e não tenho tido muito tempo para perfurar, desenhar e corroer placas ultimamente.

Esse tipo de montagem compacta funciona muito bem, fica extremamente resistente depois de colocada na caixa, mas a gente tem que ter certos cuidados com o posicionamento das peças para que não haja oscilações.  Esse dois circuitinhos são alguns componentes do X-Grinder, que foi montado ao estilo "matriz 3D" numa caixa organizada ao estilo ZVex.

Um dia eu aprendo a fazer o layout no Eagle (esquema eu já aprendi), para fazer pedais do jeito que Jairo gosta.  Já mandei vir uns 50 jacks desses de montagem em impresso, de 6 terminais e com aquele acabamento que nosso mestre Güero usa.

Para não levar outra bronca de Plautz (estou muito fora do assunto), montei 3 placas de Tube Screamer da Tonepad que Tiago me enviou nessa semana...   :)

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Quote from: Adiel on 04 de August de 2011, as 22:48:04

Um dia eu aprendo a fazer o layout no Eagle (esquema eu já aprendi), para fazer pedais do jeito que Jairo gosta.

Na verdade eu uso os layouts já prontos e adiciono os jacks no corel draw. Confesso que tenho dificuldades com o eagle e acho mais fácil usar o corel até para layouts (o eagle conheci agora e o corel eu conheço desde a versão 4)
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

blackcorvo

Handmaker
  1. ICQ - 169805101
Quote from: Adiel on 04 de August de 2011, as 13:33:29
Quote from: Alex Frias on 04 de August de 2011, as 11:21:48
Eu faria outra PCB, creio que apenas o Adiel seja corajoso o suficiente para introduzir outros estágios no modo "aracnídio". Pois mais dois OpAmps, um double OpAmp como o TL072 ou  um JRC4558, (no caso do original um CI NE5532) serão necessários.

Mole para nós, já fiz coisa muito mais cabeluda...

O de cima é um Tube Screamer, apenas com o buffer de entrada.  Abaixo está minha versão do Tube Sound Fuzz, já com a redução de tensão de alimentação e filtragem adicional.

Caramba... tenho que aprender a fazer isso!!! Vivo montando coisas em protoboard, as vezes soando legal, mas se vem um e resolve derrubar ela, é componente pra todo lado... sem falar nas ligações "precárias" de jack in/out, que ficam soltando...
Agora mesmo to com um Crunch Box modificado na protoboard, com clipagem no feedback do segundo estágio, controle de tom estilo CrunchDrive Handmades, entre outras mudanças, e queria ter ele montado num devido protótipo pra mostrar pra quem quiser testá-lo.
Seria ideal esse tipo de montagem ponto-a-ponto "aracnídeo", pois ultimamente não ando com muita paciência pra desenhar layout de PCI, corroer, furar...

Voltando ao TS (também não quero apanhar do Plautz :pinchX), se quiserem uma mod interessante, peguem uma chave seletora de quantas posições preferirem + uma posição off, e usem vários tipos de associação de diodo, indo do que tira mais volume (germânio, até schottky se quiser), e vão aos poucos adicionando coisas.
Por exemplo, uma chave de 7 posições + off:

Pos 1 - 2x Ge
Pos 2 - 3x Ge assimétrico
Pos 3 - 2x Si
Pos 4 - 3x Si assimétrico
Pos 5 - 4x Si simétrico
Pos 6 - 2x LED Infra-red
Pos 7 - 2x Led Vermelho
Pos Off - Booster

Isso é só um exemplo. E eu falei de usar LED IR ali entre os Si e o LED Vermelho porque ele tem uma queda de tensão intermediário entre essas associações.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

cesar.carazza

Colaborador
Eu preciso saber de um detalhe, o TS 808 da Tonepad tem no esquemático um resistor que vai do in para o terra no valor de 2M2, eu sei que ele é anti pop, mas a minha duvida é a seguinte, eu estou terminando um layout do TS808, porém eu copiei o do esquemático do original, aquele clone do plautz e tirei a parte que servia para a chave momentanea para usar ele como true bypass, então a minha dúvida é, esse resistor faz muita diferença? Ele muda timbre? Não atrapalha em nada no som? E agora, coloco ou não coloco? Sem ele vai dar pop? Obrigado a todos!

felixmeirelles

Guest
Depende muito do bypass que você vai usar, mas a recomendação é sempre um 2m2 quando os "bypasses" não são dos tipos que usam flipflop ou que são "? ? ?".

cesar.carazza

Colaborador
Eu vou usar uma 3pdt, preciso usar então?

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Teste antes sem, mas creio que seja necessário.

cesar.carazza

Colaborador
Então, mas se eu colocar muda algo no som?

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Nunca ouvi falar de alteração considerável no som quanto ao uso do anti-pop.

cesar.carazza

Colaborador
A então beleza, vou colocar ele sem medo, pelo menos o pop eu sei que não vai dar, muito obrigado pela ajuda!! (aplaus)

felixmeirelles

Guest
Na prática até tocar com as mãos soadas ou não altera o som da guitarra.

Se o pedal é de ganhos médios para cima, não existe problemas maiores na 2m2, agora se é um pedalzinho mais sensível como um Fuzz Face com os transistores de germânio com ganho ideal, talvez valha a pena testar outras resistências maiores como 3m ou mais, e testar sem se a chave for de boa qualidade.

cesar.carazza

Colaborador
Entendi, mas no caso, sempre terá um resistor que tira todo o pop sem alterar significativamente o som né? só ir testando?

felixmeirelles

Guest
Quanto maior for o resistor mais ele irá deixar os excessos(como o ploc) passarem e teoricamente menos ele irá alterar o timbre.

Quanto menor for o resistor mais ele vai "apagar" os excessos(como o ploc) e teoricamente alterando mais o timbre.

cesar.carazza

Colaborador
Bacana saber disso, agora entendi 100% a função, obrigado mais uma vez.  (brav)