Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 08:49:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: valvulados + rede elétrica ruim  (Lida 23252 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #15 : 03 de Dezembro de 2017, as 01:50:17 »

A ideia era alimentar o filamento com DC proveniente de alguma fonte externa, como o Xformer falou. Pelo sintoma do circuito, o problema se origina na 1a 12AX7.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #16 : 03 de Dezembro de 2017, as 02:53:04 »

Entendi. Tenho somente fonte de 9V, mas acho que tenho um LM317 aqui, posso usá-lo para abaixar a tensão para 6V. Vou ver se consigo fazer esse teste amanhã mesmo, caso eu tenha o LM317.

Marcao, se for tentar essa experiência, veja se consegue alimentar o filamentos só da primeira válvula com pilhas (4x1,5V tipo D) ou uma fonte externa de 6 ou 12Vdc (ligação em paralelo ou série respectivamente). Dependendo da tensão do secundário do seu transformador de força, a retificação pode não fornecer e atingir uma tensão DC ideal para alimentar os filamentos. 
Xformer, as 6N2P possuem filamentos ligados em paralelo internamente, então a alimentação dos filamentos é com 6V.

Aproveitando, devo mudar o nome do tópico para algo relacionado ao Hi Octane e ruídos?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 03 de Dezembro de 2017, as 13:02:32 »

Xformer, as 6N2P possuem filamentos ligados em paralelo internamente, então a alimentação dos filamentos é com 6V.

Aproveitando, devo mudar o nome do tópico para algo relacionado ao Hi Octane e ruídos?

Então use o LM317 pra regular para 6,3Vdc a partir da sua fonte de 9Vdc.

Deixa o nome do tópico sem mudar porque você só vai conseguir mudar nas suas mensagens. Nas nossas respostas você não vai conseguir mudar e vai ficar confuso (e eu teria que mudar o título postagem por postagem).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #18 : 03 de Dezembro de 2017, as 20:27:02 »

Alimentei os filamentos da primeira 6N2P com corrente contínua vindo do LM317, e o hum continua presente mesmo com a entrada fechada. Fiz o teste com o circuito regulador ligado ao terra do hi octane, assim como desligado, e o resultado foi o mesmo.

Próximo passo é testé-lo em outros lugares, para ver se o problema de hum é a rede elétrica da minha casa mesmo. O que eu acho mais provável, pois como comentei a caixinha de som do pc também faz um hum baixinho, e hoje liguei o meu 100buck no máximo e com a entrada fechada, e o hum também está presente.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 03 de Dezembro de 2017, as 20:45:15 »

Na verdade o ruído está mais para "bzzzzz" do que hum de 60Hz propriamente dito, que é um som muito grave e tem mais a sensação de "huuuuuuummmm" como o próprio nome indica e que não apareceu no arquivo que gravou e me enviou. A não ser que o microfone não tenha captado e no seu amplificador e alto-falante apareçam esse som bem grave.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #20 : 03 de Dezembro de 2017, as 20:55:54 »

Acredito ser mais um hum mesmo. "Bzzzzz" seria mais próximo daquele ruído de aterramento que algumas guitarras fazem e que cessa ao colocar a mão nas cordas/ponte, correto?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #21 : 03 de Dezembro de 2017, as 23:44:07 »

Marcão, uma questão que vai parecer tola, mas pode ajudar: já tentou mexer nas fiações do amplificador?

Depois que eu fiz uma gambiarra adaptação em um pequeno amplificador valvulado comercial certa vez, apareceu um ruído inexplicável (algo como um "apito", mas às vezes parecia hum ou ripple), mesmo com a entrada aterrada, como o seu. A diferença era que a frequência do ruído mudava, dependendo da posição de um dos potenciômetros. Acabei descobrindo que a origem era o posicionamento de um certo fio, bastou mudar o "caminho" que o problema se resolveu.

Outra coisa, uma pergunta dirigida a quem entende bem de valvulado (não é meu caso...): um dos fios do secundário dos filamentos não precisaria ser aterrado? Isso poderia ajudar no caso do defeito que o Marcão descreve?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #22 : 03 de Dezembro de 2017, as 23:53:30 »

Marcão, uma questão que vai parecer tola, mas pode ajudar: já tentou mexer nas fiações do amplificador?

Depois que eu fiz uma gambiarra adaptação em um pequeno amplificador valvulado comercial certa vez, apareceu um ruído inexplicável (algo como um "apito", mas às vezes parecia hum ou ripple), mesmo com a entrada aterrada, como o seu. A diferença era que a frequência do ruído mudava, dependendo da posição de um dos potenciômetros. Acabei descobrindo que a origem era o posicionamento de um certo fio, bastou mudar o "caminho" que o problema se resolveu.
Mexi bastante. E deixei eles o mais curtos possível, o que acabou não dando tanta liberdade na hora de mexer. Esse ruído aconteceu comigo, foi um dos fios que vão para o transformador de saída. No caso do problema atual, os potenciômetros não influenciam na frequência do ruído, somente os potenciômetros de ganho e de volume alteram o volume do ruído.

Outra coisa, uma pergunta dirigida a quem entende bem de valvulado (não é meu caso...): um dos fios do secundário dos filamentos não precisaria ser aterrado? Isso poderia ajudar no caso do defeito que o Marcão descreve?
O center tap é aterrado. Isso deveria ajudar, mas no meu caso não está fazendo muita diferença Toma na Cabeça Cheesy
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #23 : 04 de Dezembro de 2017, as 03:00:47 »

Marcão, você consegue isolar os estágios para descobrir a partir de onde ele ocorre?
Quer dizer, se for da fonte, haveria um meio de examina-la?
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #24 : 04 de Dezembro de 2017, as 16:05:06 »

Marcão, você consegue isolar os estágios para descobrir a partir de onde ele ocorre?
Quer dizer, se for da fonte, haveria um meio de examina-la?

Escutei o "ruído"  e me parece proveniente da fonte.   Pode ser que algum capacitor eletrolítico da fonte esteja estragado ou velho.

Mesmos assim, penso que isolando os estágios, ou seja, levantando os capacitores de acoplamento entre estágios, se pode testar de que estágio vem o barulho.

Também medir a tensão de polarização em cada estágio, pois pode ser que algum esteja com problemas.

Mas antes disso tudo, teste em outros locais.

Abraços.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #25 : 04 de Dezembro de 2017, as 17:29:15 »

Patines e Casacunha, consigo isolar sim. E também me lembrei que eu tenho algumas 12AX7 para testar e ver se o problema não é as 6N2P, comprei as 12AX7 para o meu Duovox e, como não mexi nele ainda, não me lembrei delas Batendo Cabeça. Os capacitores da fonte são novos, mas na dúvida posso trocá-los. Medições no momento não tenho como fazer, estou sem multímetro e aguardando o que comprei chegar da China.

Ainda não consegui testar em outros locais, esse é o primeiro passo.

Marcão, você consegue isolar os estágios para descobrir a partir de onde ele ocorre?
Quer dizer, se for da fonte, haveria um meio de examina-la?

Escutei o "ruído"  e me parece proveniente da fonte.   Pode ser que algum capacitor eletrolítico da fonte esteja estragado ou velho.

Mesmos assim, penso que isolando os estágios, ou seja, levantando os capacitores de acoplamento entre estágios, se pode testar de que estágio vem o barulho.

Também medir a tensão de polarização em cada estágio, pois pode ser que algum esteja com problemas.

Mas antes disso tudo, teste em outros locais.

Abraços.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #26 : 05 de Dezembro de 2017, as 01:14:55 »

Marcão, como é a disposição das válvulas/proximidade em relação aos transformadores/existência ou não de caneca de blindagem? E a orientação dos transformadores entre si?

Achei esse vídeo, veja se te dá uma luz (infelizmente eu não tenho a mínima ideia de como implementar isso, mas os mestres do assunto certamente vão poder ajudar):

https://www.youtube.com/watch?v=JsORaf9zNJY


Citação de: marcao_cfh
...Esse ruído aconteceu comigo, foi um dos fios que vão para o transformador de saída...

Exatamente, foi isso mesmo.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #27 : 05 de Dezembro de 2017, as 03:07:34 »

Acredito que esse potenciômetro seja o que é chamado de "Humdinger" nesse site:
http://www.valvewizard.co.uk/heater.html

Uma coisa a mais pra eu testar Cheesy.

Não consegui testar o amplificador em outros lugares hoje, o dia foi bastante corrido, mas amanhã estou livre pra fazer esses testes. Em contrapartida, comprei capacitores novos para a fonte (caso seja necessário trocar) e os capacitores sugeridos pelo xformer.

Quanto à disposição das válvulas e posicionamento dos transformadores, está assim:

Da esquerda para a direita: transformador de saída, 6N2P, 6N2P, EL84, transformador de força. Sei que não é o melhor posicionamento, mas eu ganhei o chassis já furado, e o antigo dono havia montado o hi octane nesse chassis sem ruídos.

Aproveitando, uma foto por fentro:

Os fios do filamento da primeira válvula ainda estão desligados devido aos testes que fiz com DC. Os fios maiores e mais grossos são os fios do transformador de saída, deixei comprido para poder experimentar o posicionamento deles dentro do amplificador. Mexendo na posição do fio preto, aparece o ruído que o Finck mencionou. Mexendo no fio vermelho, não muda nada o ruído, não importando a posição dele.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2017, as 03:09:17 por marcao_cfh » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #28 : 05 de Dezembro de 2017, as 03:17:45 »

E o layout da placa, é testado e aprovado?

Tenta enrolar um pouco de papel alumínio nas válvulas do pré para improvisar uma blindagem. Quem sabe...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #29 : 05 de Dezembro de 2017, as 03:44:47 »

Layout original do hi octane, eu só converti de PTP para PCB. Tenho as blindagens para as 6N2P, não coloquei porque acho elas feias Cheesy e queria deixar os filamentos acesos expostos. Vou testar com elas amanhã (vários testes para amanhã).
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal