Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 04:19:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: valvulados + rede elétrica ruim  (Lida 23622 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 01 de Dezembro de 2017, as 13:37:53 »

Bom dia, pessoal. Estou com uma situação aqui, e gostaria de tirar algumas dúvidas. Recentemente construí um Hi Octane que está próximo de ser finalizado, porém há um hum que não consigo tirar de jeito nenhum. Aparentemente é um hum de 60Hz, que aparece mesmo com a entrada aterrada e cuja intensidade depende dos ajustes de ganho e volume. Ou seja, o hum está no pré.

Entretanto, suspeito que o problema não esteja no amplificador, mas sim na rede elétrica de onde eu moro. É um apartamento construído na década de 70, e acredito que a rede elétrica não foi atualizada. Não posso afirmar com certeza, mas moro aqui a cerca de 18 anos e não me lembro de tal tipo de serviço. E se realmente a rede não foi atualizada, conheço os vizinhos bem o suficiente para saber que tal serviço não é uma opção para eles considerarem. A suspeita de o problema ser a rede elétrica veio do fato de a caixinha de som do computador também apresentar hum, preciso colocar o ouvido no falante para ouvir, mas mesmo assim apresenta. Possuo um 100Buck que não apresenta tal hum, entretanto o ganho do Hi Octane é bem maior. Ainda não fiz um teste do amplificador em local onde sei com certeza que a rede elétrica é de melhor qualidade que a daqui.

Então, gostaria de perguntar algumas coisas aos mais entendidos no assunto:
1) Problemas na rede elétrica (oscilações/neutro elevado/outros) realmente resultam em hum em amplificadores valvulados de ganho mais alto?
2) Se sim, como posso resolver esse tipo de situação sem mexer na rede elétrica? Existe algum tipo de filtro para isso?
3) Usar ponte retificadora para os filamentos, alimentando-os com corrente alternada, pode reduzir o hum?

Obrigado.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 01 de Dezembro de 2017, as 15:10:48 »

Tive o mesmo problema, resolvi usando um terra no pino do meio da tomada, fica super silencioso!
Utilizei uma coluna que desce bem profundo na terra, não é adequado mas foi o que deu para fazer.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #2 : 01 de Dezembro de 2017, as 15:16:45 »

Tive o mesmo problema, resolvi usando um terra no pino do meio da tomada, fica super silencioso!
Nada garante que ficará silencioso fazendo isso, pode até aumentar o ruído.

-----
Então, gostaria de perguntar algumas coisas aos mais entendidos no assunto:
1) Problemas na rede elétrica (oscilações/neutro elevado/outros) realmente resultam em hum em amplificadores valvulados de ganho mais alto?
Neutro elevado?   o problema pode ser de terra, neutro só se for usado no lugar do terra..   daí é pedir pra ter problemas mesmo.


2) Se sim, como posso resolver esse tipo de situação sem mexer na rede elétrica? Existe algum tipo de filtro para isso?
Calma lá..  tenha certeza que teu problema é mesmo de terra.   Leva o aparelho a vários lugares e verifica como vai se comportar.  Elimina esta variável.

3) Usar ponte retificadora para os filamentos, alimentando-os com corrente alternada, pode reduzir o hum?

Aí tem algo esquisito nesta pergunta.

Sugiro procurar os tópicos sobre terra e aterramento, isto já foi bastante discutido no fórum.  inclusive progure por "loop de terra"

Abraços.

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2017, as 15:21:32 por Patines » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 01 de Dezembro de 2017, as 15:21:03 »

Tive o mesmo problema, resolvi usando um terra no pino do meio da tomada, fica super silencioso!
Utilizei uma coluna que desce bem profundo na terra, não é adequado mas foi o que deu para fazer.
Testei usando um cabo de 3 pinos e o hum continua. Suspeito que em casa não temos aterramento, pois até pouco tempo todas as tomadas eram de 2 pinos. E enterrar uma coluna não é uma opção, pois moro no segundo andar de um prédio Cheesy.

Neutro elevado?   o problema pode ser de terra, neutro só se for usado no lugar do terra..   daí é pedir pra ter problemas mesmo.
Comentei sobre neutro elevado pois um amigo engenheiro elétrico me disse que instalações antigas podem apresentar o neutro elevado em alguns volts, mas não sei se é o caso daqui. Ele não foi usado no lugar do terra.

Calma lá..  tenha certeza que teu problema é mesmo de terra.   Leva o aparelho a vários lugares e verifica como vai se comportar.  Elimina esta variável.
Sim, vou fazer o teste em diversos lugares e ver se realmente é falta de aterramento. Perguntei sobre um filtro pois, se for aterramento mesmo, seria triste não poder usar o amplificador aqui em casa.

3) Usar ponte retificadora para os filamentos, alimentando-os com corrente alternada, pode reduzir o hum?
Aí tem algo esquisito nesta pergunta.
Desculpe, agora que vi, o correto é corrente contínua. Isso que dá escrever com sono Cheesy. Me foi sugerido retificar a alimentação dos filamentos, para não passar corrente alternada por eles.

Sugiro procurar os tópicos sobre terra e aterramento, isto já foi bastante discutido no fórum.  inclusive progure por "loop de terra"
Loop de terra eu tenho certeza que não tem, já conferi isso diversas vezes. Sobre aterramento, não fiz o star ground pelo fato de os fios do center tap do transformador de força e o terra da entrada estarem em um lado do chassis, enquanto o restante dos terras estão do outro lado, então ficaram os center taps em um dos parafusos do transformador de força e o restante dos terras em um dos parafusos do transformador de saída.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2017, as 15:38:43 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 01 de Dezembro de 2017, as 15:52:05 »

Ajudaria se descobrir qual a frequência do hum  (pode ser 60Hz, ou 120Hz ou até outro valor) pois dá mais uma pista de onde pode ser o problema. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 01 de Dezembro de 2017, as 16:14:29 »

Não sei exatamente como descobrir a frequência do hum. Aqui está uma imagem de um analisador de especto sonoro para android:


Também gravei um áudio do hum, a queda de volume é por causa do microfone do meu celular, que não é bom.
https://soundcloud.com/marcao_cfh/hum
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 01 de Dezembro de 2017, as 16:23:33 »

Não tem a opção de download do arquivo do som. Não consegui o arquivo pra analisar no Audacity.

Grava em MP3 ou WAV e hospeda num site que deixe fazer download.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #7 : 01 de Dezembro de 2017, as 16:33:35 »

Tenta ligar ele no 220V Fase-Fase, diminuiu os ruídos.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 01 de Dezembro de 2017, as 19:29:45 »

O marcao me enviou o arquivo e abri no Audacity.  Só esqueci de avisar pra gravar o som com a entrada do amplificador aterrada (jack fechado no terra).

Selecionei o trecho que vai de 5 a 7s que parece ser estável e igual na extensão:


Pela análise espectral, os 3 picos de sinal aparecem em 120Hz, 240Hz e 360Hz. Não apareceu um componente de 60Hz relevante (pode ter sido atenuado ou suprimido pelo microfone do celular usado pra gravar o áudio).

Abaixo um pequeno trecho amplificado pra ver a forma de onda:


Se o ruído for principalmente de 120Hz e seus harmônicos, o problema pode ser mais de filtragem do ripple e desacoplamento da alimentação dos primeiros estágios de ganho do amplificador.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2017, as 19:38:10 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 01 de Dezembro de 2017, as 21:02:25 »

Obrigado pelo retorno, xformer.

Só esqueci de avisar pra gravar o som com a entrada do amplificador aterrada (jack fechado no terra).
Não me lembro, mas acho que foi gravado com o jack fechado no terra. Fiz testes com guitarra e com jack fechado, mas agora não me recordo em qual momento fiz a gravação...

Pela análise espectral, os 3 picos de sinal aparecem em 120Hz, 240Hz e 360Hz. Não apareceu um componente de 60Hz relevante (pode ter sido atenuado ou suprimido pelo microfone do celular usado pra gravar o áudio).
O programinha que baixei no android também deu picos em frequências próximas a estas. Não descarto os 60HZ, pois o microfone do meu celular realmente é bem ruim e pode ter atenuado essa frequência. Vou ver se consigo fazer uma gravação melhor com outro celular, mas pode demorar uns dias.

Se o ruído for principalmente de 120Hz e seus harmônicos, o problema pode ser mais de filtragem do ripple e desacoplamento da alimentação dos primeiros estágios de ganho do amplificador.
O projeto original usa 4 capacitores de 47uF para a filtragem do ripple. Na minha montagem, usei capacitores novos. Devo substituí-los por capacitores de valores maiores?

Link para o projeto (deveria ter postado desde o início Batendo Cabeça): http://www.ax84.com/hioctane/AX84_Hi-Octane_101004.pdf. Utilizei somente componentes novos, e as únicas modificações feitas no circuito foram a utilização de center tap nos filamentos (removi a conexão entre cátodo da EL84 e filamentos) e troquei as 12AX7 pelas 6N2P (modificando as ligações no soquete). Sobre o center tap, no momento está conectado ao terra, mas já tentei ligá-lo ao cátodo da EL84 para ter uma referência elevada de tensão e também deixei-o desconectado para realizar a mesma ligação filamento-cátodo do projeto original, ambas tentativas com resultado semelhante ao do center tap ligado ao terra.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 01 de Dezembro de 2017, as 23:22:43 »

Marcao, tenta fazer as modificações abaixo:



Coloque os capacitores em vermelho e veja se ajuda em algo.

Você usou os diodos UF4007 ? Ou usou os 1N4007 mais comuns e mais lentos ?
No esquema tem marcado algumas ligações com cabo blindado.
Não sei se trocar as 12AX7 pelas 6N2P pode causar algum problema ou mesmo diferença na polarização.

Sim, os gráficos do espectro de frequências ficaram muito parecidos e com picos equivalentes tanto no do app do celular como no do Audacity..
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2017, as 23:24:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #11 : 02 de Dezembro de 2017, as 17:20:18 »

Coloque os capacitores em vermelho e veja se ajuda em algo.
Vou ver se consigo comprá-los nessa semana que vem. Aqui na minha cidade não tem lojas, só na cidade vizinha. E encontrei um amigo que é dono de oficina mecânica, e ele possui na oficina uma barra de cobre de 2 ou 3 metros enfiada no chão, então vou testar o amplificador para ver se realmente é aterramento ou não.
Editado: agora que me toquei que o teste de aterramento nessa oficina pode não ser uma boa ideia. Oficina mecânica = motores + reatores de lâmpada + um monte de outras coisas ligadas na rede elétrica... Não custa nada fazer o teste, mas não sei se o resultado servirá como parâmetro para a conclusão.

Você usou os diodos UF4007 ? Ou usou os 1N4007 mais comuns e mais lentos ?
UF4007.

No esquema tem marcado algumas ligações com cabo blindado.
Sim, fiz todas elas...

Não sei se trocar as 12AX7 pelas 6N2P pode causar algum problema ou mesmo diferença na polarização.
Já vi muitos projetos com essa substituição. Pelo que li, elas são "equivalentes", entre aspas pois é necessário modificar a ligação dos filamentos para alternar entre uma e outra.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2017, as 17:27:17 por marcao_cfh » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #12 : 02 de Dezembro de 2017, as 18:30:38 »

Tenta alimentar o filamento da primeira 12AX7 com DC.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 03 de Dezembro de 2017, as 00:46:15 »

Tenta alimentar o filamento da primeira 12AX7 com DC.
Obrigado pela sugestão. Vou providenciar diodos para fazer uma ponte essa semana e testar essa opção. Seria melhor alimentar com DC só a primeira válvula ou todas elas?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 03 de Dezembro de 2017, as 01:05:50 »

Tenta alimentar o filamento da primeira 12AX7 com DC.
Obrigado pela sugestão. Vou providenciar diodos para fazer uma ponte essa semana e testar essa opção. Seria melhor alimentar com DC só a primeira válvula ou todas elas?

Marcao, se for tentar essa experiência, veja se consegue alimentar o filamentos só da primeira válvula com pilhas (4x1,5V tipo D) ou uma fonte externa de 6 ou 12Vdc (ligação em paralelo ou série respectivamente). Dependendo da tensão do secundário do seu transformador de força, a retificação pode não fornecer e atingir uma tensão DC ideal para alimentar os filamentos. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal