Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 08:44:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Vulcano G 30  (Lida 3932 vezes)
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« : 08 de Dezembro de 2017, as 15:04:12 »

Bom dia a todos.

Estou estudando a possibilidade de fazer alguma modificação no meu amplificador. Inicialmente pensei em trocar o falante dele por um de boa qualidade. Gostaria da ajuda do pessoal que entende bem de amplificadores sobre qual falante seria o ideal para este amplificador.
Quanto às especificações técnicas do amplificador, infelizmente são escassas... nem na parte de produtos descontinuados da fabricante existem dados sobre o amplificador, mas pelo que andei lendo, o falante utilizado nesse projeto é um Bravox 10" 30 watts papelão. Não sei se é 8 ou 16 ohms.
Abri a tampa traseira do amplificador e não há nada, nem rótulo, nada de especificação técnica no falante.
Particularmente gosto do timbre dele, mas o falante original já começou a dar problemas tipo rachado...  já li aqui no fórum que esse amplificador é cópia de um outro amplificador gringo, e que o falante original desse amplificador é muito ruim (mas não consigo achar onde li), e por isso, acredito que a troca possa produzir bons resultados.
Sei também que a fabricante desse amplificador não compartilha esquemáticos, e pelo que vi ao abrir o amplificador, a preocupação em não revelar dados técnicos é grande, mas acho que o conhecimento do pessoal aqui do fórum é mais que suficiente para propormos alguma modificação interessante nesse amp.
Enfim, é isso.
Conto com a ajuda de vocês.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 08 de Dezembro de 2017, as 15:34:13 »

Sobre o falante, eu não sei qual é a impedância, mas se você medir a resistência ohmica já vai ter uma ideia.
Sobre os esquemas, aqui no fórum há um acordo para não se divulgar esquemas dessa marca, porém você pode pesquisar em outros lugares.

 Smiley
Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #2 : 08 de Dezembro de 2017, as 17:24:30 »

Este esquema eu tenho, mas nele não consta dados técnicos do amplificador, só esquema elétrico propriamente dito.
Mais tarde vou tentar medir a resistência ohmica do falante e divulgar aqui.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 08 de Dezembro de 2017, as 19:17:51 »

Mas para se pensar em modificações, o esquema é muito mais importante que dados técnicos.
A impedância do falante você descobre como o Matec explicou.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #4 : 26 de Julho de 2019, as 19:19:56 »

Boa noite, pessoal.

Eu andei medindo a resistência ôhmica do falante do meu Vulcano G30 e encontrei 6ohms. O falante é de 10". Alguém teria sugestão de falante de boa qualidade para substituir o original?
Alguém conhece ou usa falantes da Jensen vendidos na Multcomercial?
Gostei desse aqui... https://www.multcomercial.com.br/falante-jensen-c10-50-electric-lightning-8-ohms-50-wattz-10-polegadas-zj05420.html sabem dizer se é "trocar seis por meia dúzia"?

Outra coisa é que, eu li em algum lugar que esse amplificador é baseado em um outro amplificador mais antigo. Alguém sabe dizer qual?
« Última modificação: 26 de Julho de 2019, as 19:43:42 por AMPERX » Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 26 de Julho de 2019, as 22:50:28 »

Resistencia de 6.3ohms é sinal de impedância de 8ohms.
Nunca testei esses falantes da Jensen. No entanto creio que deve ser bom. Falando de outro modo; parece que qualquer falante é melhor que os falantes originais da Meteoro.  Roll Eyes

Você  chegou a encontrar o esquema original desse amplificador?

Não sei se o esquema que tenho aqui do Volcano G30 bate com o circuito do seu aparelho. O que vi aqui nesse esquema foi um pré que é uma cópia de algum Marshall Valvestate, com um power que parece com os powers do GK 400 para baixo.

 Batendo Cabeça
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #6 : 27 de Julho de 2019, as 07:56:26 »

Falando de outro modo; parece que qualquer falante é melhor que os falantes originais da Meteoro.  Roll Eyes

A afirmação está correta !  Toma na Cabeça
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #7 : 27 de Julho de 2019, as 10:07:07 »

Obrigado pelo retorno Matec e Bossman

O esquemático de que disponho é o que está no site da Eletrônica PT. O original não consegui levantar. Estou criando coragem para desmontar o amplificador e tentar conferir se o esquemático está correto, mas como sei que é algo que vai demorar, preciso me organizar.
Creio que os colegas estão corretos quanto ao falante original e vou me arriscar comprando um falante novo. Estou esperando retorno do pessoal da Voghan sobre se eles têm alguma indicação pra mim, mas se não, vou arriscar de Jensen mesmo.
Assim que tiver um retorno, voltou a publicar aqui.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #8 : 03 de Agosto de 2019, as 20:00:16 »

Boa Noite, meus caros.

Atualizando o tópico, resolvi desmontar o amplificador para conferir o que tinha por dentro e de quebra, verificar se o esquemático da eletronica-PT confere.
Já adianto que decidi seguir o conselho do Bossman e o Matec e gastar um pouco do muito dinheiro que tenho adquirindo um falante novo... aproveito para dizer que o Omar Mendes, da Voghan Speaker foi bastante atencioso respondendo aos meus e-mails e sanando as minhas dúvidas... daí, não deu outra... comprei um Classic Vintage, que é baseado no Celestion G12T-75. Estou esperando a chegada dele pra testar a modificação.
 
Quanto ao esquemático, tentei conseguir o original junto ao fabricante, já que o amplificador já saiu da linha de fabricação da empresa, mas como esperado, nenhuma resposta obtive. Infelizmente, a fabricante não sabe usar as ferramentas de fidelização do cliente, não compreendeu que atualmente, o compartilhamento de informações também é ferramenta de popularização dos produtos, e só tem a perder com essa política... mas voltando ao assunto, creio que o esquema esteja correto, pois cheguei a conferir em torno de uns 60%, e os componentes conincidiram, com exceção da etapa de equalização, que no esquemático aponta a utilização de um TL082, e na placa está um TL072, bem com na etapa do reverb, que também consta no esquemático um TL082, mas na placa está um TL072.

Gostaria de saber dos colegas que entendem a diferença entre os dois opamps, a provável explicação para tais divergências e se substituir os TL072 pelos TL082 (como define o esquema - levando-se em conta que o esquemático está condizente com o original), trará alguma diferença perceptível.

E aproveitando, a válvula usada nesse amplificador é uma RCA 6BQ7. Alguém conhece essa válvula e sabe dizer algo sobre ela? Ou mesmo se existe alguma outra que seja compatível e melhor?
« Última modificação: 03 de Agosto de 2019, as 21:21:57 por AMPERX » Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #9 : 03 de Agosto de 2019, as 22:59:36 »

Apesar de me esforçar,  não consegui até hoje distinguir a diferença  sonora entre um TL072 de um TL082. Talvez tenha, mas acho que não.
A válvula 6BQ7 é  um duplo Triodo, do mesmo modo que as 12a*7 . Mas não  tem as mesmas características de nenhuma delas, a alimentação dos filamentos é diferente. Deixe ela como está, provavelmente não é ela que faz o som do amplificador ficar pior.

 Smiley
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #10 : 04 de Agosto de 2019, as 03:05:07 »

 TL072 e TL082 são substitutos um do outro, ambos duplos amplificadores operacionais. Sobre os falantes Jensen, a multicomercial vende eles a um preço bastante acessível, eu comprei o Jensen C12k de 100W e estou muito satisfeito
« Última modificação: 04 de Agosto de 2019, as 12:55:06 por xformer » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #11 : 31 de Agosto de 2019, as 17:49:34 »

Sobre os TL 072 & 082 acho que sonoramente escrevendo não existem diferenças perceptíveis. Só sei que o TL082 consome mais corrente que o 072 e que o 072 é vendido como sendo de baixo ruído e mais apropriado para uso em áudio
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal