Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 05:34:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Iniciando na Teoria de Estágios de Amplificadores Valvulados.  (Lida 12639 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« : 11 de Dezembro de 2017, as 03:10:40 »

Olá

Dias atrás, o colega Finck afirmou que não se sentia apto à projetar um amplificador valvulado.  Undecided  E que havia “muita coisa” que ele não entendia sobre esse quesito. É claro que dependendo do tipo de abordagem que se queira adotar para esse assunto, pode ser algo simples, ou extremamente complexo. Cry

Sabendo também sobre a presença de membros do fórum que não tem grande conhecimento de eletrônica, que lêem as discussões, mas que nunca postam nada, muitas vezes por não estar entendendo o que está sendo discutido. Por isso preferi adotar uma abordagem simplificada, para que qualquer pessoa consiga ter um entendimento de “como começar”.

Agora, se quiser se aprofundar, adote o princípio mais conhecido de todos; estude muito.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma válvula tríodo, (que é o tipo de válvula amplificadora mais simples de todas),
tem como o nome sugere, 3 elementos principais:

O Cátodo = K
A Placa, ou Ânodo = P
E a Grade = G

Além disso possui o filamento, que ativa a válvula através do aquecimento do elemento cátodo, K.

Fil. = filamentos



O funcionamento da válvula é algo especialmente interessante, pois acontece pela simples agitação dos elétrons do material do cátodo, devido ao calor. Esses elétrons à princípio ficam “agitados” mas não saem das imediações do cátodo. É preciso uma tensão +B, (de preferência alta), para que eles tenham energia suficiente para saltar a distância entre o cátodo e a placa e gerar uma corrente elétrica apreciável. Esse é o princípio do que acontece em todas as válvulas termoiônicas, desde o diodo até as válvulas mais complexas. O detalhe é que a corrente sempre seguirá no sentido do cátodo para o ânodo. Caso a tensão que ajuda a deslocar os elétrons for invertida, não haverá corrente elétrica circulando no circuito.

Uma vez que o cátodo é aquecido, e que seja ligada uma tensão positiva entre a placa e o cátodo, haverá sempre uma corrente circulando entre esses dois elementos.



A grade das válvulas tem a função de controlar essa corrente de elétrons. Esse é o elemento essencial para que haja amplificação. A grade precisa de muito pouca energia para controlar a corrente de elétrons placa-cátodo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para iniciar um “projeto” de um estágio valvulado, é preciso saber como que é ligado um estágio amplificador valvulado simples, utilizando um tríodo.

V1 =  tríodo 12AX7
Rg =  resistência de grade
Rk = resistência de cátodo
Rp = resistência de placa
+B = tensão de alimentação

Existem também outros elementos para que este circuito se torne parte de um equipamento maior .

IN = entrada de sinal
OUT = saída do sinal

Cs = capacitor de placa
RL = resistor de carga



O princípio de funcionamento de um amplificador, (no caso aqui, utilizando válvulas), é  a inserção de um sinal elétrico em sua entrada, através principalmente da grade, (mas não exclusivamente), que gera o aparecimento do mesmo sinal em sua saída. Esse sinal da saída deve ter as mesmas características do sinal de entrada, porém pode ter uma tensão maior, (amplitude maior), ou então uma capacidade de corrente maior (impedância menor). Em ambos os casos existe a amplificação do sinal.



Obs; Não quero ser pretensioso ao ponto achar que sei muito sobre o assunto. Tenho certeza que aqui existem pessoas com maior conhecimento nessa área que eu, por isso, qualquer correção ou dúvida, podem ser apresentadas sem problemas.
Esse aqui é o Fórum Handmades!
 Roqueiro


Registrado
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #1 : 11 de Dezembro de 2017, as 15:43:37 »

Bom dia Matec e todos do Forum,

Eu acho espetacular esse tipo de introdução aos que pouco conhecem sobre válvulas e design de circuitos, eu sou um deles. Estava estudando sua postagem e fui ler alguma coisa sobre o assunto, e eu gostaria de propor algo mais profundo, vou postar um pequeno circuito e queria entender o motivo e os valores de cada componente, não sei se tudo pode ser explicado, mas segue ai, eu peguei esse primeiro estagio do circuito do SLO100.



Tenho algumas duvidas, porque na saída foi dividido uma parte passando pelo circuito RC e outra parte foi direto, na frente eles se juntam. Não consigo entender também o movimento do áudio, o caminho, e como que a tensão de alimentação da válvula "entra" no caminho do sinal de áudio.
Pessoal não me julguem, eu sou químico entendo de moléculas e reações, mas gostaria tanto de aprender mais sobre amplificação valvulada.

Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 11 de Dezembro de 2017, as 16:56:39 »

Olá nelsonpaschoal.

O intuito dessa postagem é essa mesmo. Explicar coisas simples que os iniciantes em eletrônica ainda não entendem e por esse detalhe, não seguem adiante em seus projetos.

No seu caso, o circuito valvulado mesmo é simples, sem nenhum tipo de segredo de estado.
Já esse "jumper" é totalmente suspeito. Existem esquemas na net que são confiáveis, e outros que são errados, ou desenhados com má fé. Por isso quando ver algo estranho em algum esquema, tente comparar com outros.

Veja que neste esquema abaixo não existe esse Jumper. Não sei se isso é uma doideira do fabricante ou simplesmente um fake da net.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Smiley
Registrado
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #3 : 11 de Dezembro de 2017, as 17:13:00 »

Até que eu não to tão ruim assim se percebi que era estranho esse "jumper", hehehehe!!!
o esquema que estava olhando era esse:

Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 11 de Dezembro de 2017, as 17:26:16 »

Matec já conhece meus "medos, mas para torná-los públicos e levantar a bola:

Embora eu compreenda a teoria de funcionamento dos blocos maus comuns, tenho imensas dúvidas sobre como determinar/calcular os valores dos componentes periféricos. Especialmente na etapa de potência...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #5 : 11 de Dezembro de 2017, as 17:32:37 »

Até que eu não to tão ruim assim se percebi que era estranho esse "jumper", hehehehe!!!
o esquema que estava olhando era esse:

Sim você está correto.
Não há sentido algum nessa ligação, o sinal passa direto, sem se importar com o filtro RC. Como em tudo mais, a internet está lotada de esquemas errados de equipamentos eletrônicos.
 
Matec já conhece meus "medos, mas para torná-los públicos e levantar a bola:
Embora eu compreenda a teoria de funcionamento dos blocos maus comuns, tenho imensas dúvidas sobre como determinar/calcular os valores dos componentes periféricos. Especialmente na etapa de potência...

Finck

Seus medos já são públicos, já que você mesmo postou isso.

Eu entendo que suas dúvidas são bem mais específicas e avançadas do que o tópico que estamos escrevendo, mas essas dúvidas não são só suas, de modo que você não será o único que irei torturar com explicações sobre circuitos valvulados. 

Grin

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 11 de Dezembro de 2017, as 17:49:58 »

Oba!!!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #7 : 11 de Dezembro de 2017, as 17:58:40 »

Eu estou lendo em um site, novamente sobre o soldano SLO100 (tem outros esquemas também), um detalhamento de cada estágio do amplificador, parece ser muito interessante e uma boa fonte de pesquisa e questionamento, já consegui entender por exemplo sobre o capacitor de desacoplamento sobre bloquear tensão DC e deixar passar somente o audio, o capacitor é determinado pela atenuação de frequência que se deseja, estou certo?
Conhecimento é poder!

O site é esse: https://www.ampbooks.com/
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 11 de Dezembro de 2017, as 18:52:57 »

o capacitor é determinado pela atenuação de frequência que se deseja
Capacitor + resistor, ou filtro RC.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #9 : 11 de Dezembro de 2017, as 20:00:21 »

Eu estou lendo em um site, novamente sobre o soldano SLO100 (tem outros esquemas também), um detalhamento de cada estágio do amplificador, parece ser muito interessante e uma boa fonte de pesquisa e questionamento, já consegui entender por exemplo sobre o capacitor de desacoplamento sobre bloquear tensão DC e deixar passar somente o audio, o capacitor é determinado pela atenuação de frequência que se deseja, estou certo?
Conhecimento é poder!

O site é esse: https://www.ampbooks.com/

Existe também aqui no fórum este tópico do xformer, já devidamente traduzido e corrigido. É ótimo!
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8543.msg165312#msg165312
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #10 : 12 de Dezembro de 2017, as 11:37:59 »

Otimo topico para nos iniciantes. Obrigado Matec.
Seguindo...
Registrado
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #11 : 12 de Dezembro de 2017, as 21:03:46 »

Boa tarde,

Gostaria de perguntar ao Matec, lendo por ai nos topicos sugeridos e no site ampbooks, eu entendi que a alimentação negativa ajuda o amplificador a se manter mais estável e com um som mais limpo, usando palavras de um leigo. Eu tenho um Thunder Sound II que foi modificado para guitarra, minha pergunta é: uma chave para desligar a realimentação negativa nesse amplificador traria alguma vantagem?
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #12 : 12 de Dezembro de 2017, as 22:34:50 »

Boa tarde,
Gostaria de perguntar ao Matec, lendo por ai nos topicos sugeridos e no site ampbooks, eu entendi que a alimentação negativa ajuda o amplificador a se manter mais estável e com um som mais limpo, usando palavras de um leigo. Eu tenho um Thunder Sound II que foi modificado para guitarra, minha pergunta é: uma chave para desligar a realimentação negativa nesse amplificador traria alguma vantagem?

O termo correto é realimentação negativa

Sim. A realimentação negativa ajuda o circuito à manter o sinal mais linear. Se isso é bom ou não, é outra história. Existem muitas opiniões contra e a favor.

O Thunder Sound é um amplificador de contrabaixo, assim como o Bassman também é. A realimentação existe em ambos, provavelmente o som seja melhor assim.
A chave que você propõe pode ficar boa ou não. Experimente e nos diga.

 Smiley
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #13 : 13 de Dezembro de 2017, as 17:24:38 »

Fiquei empolgado com o tópico, já que bibliografias a respeito do assunto e em português são raras. O tópico do Xformer é um bom começo para o assunto, mas a parte de como produzir o próprio circuito é escassa aqui no fórum. Não sei se essa é a ideia a princípio desse tópico, mas fica a dica: teria como explicar como se chega aos valores de Rg, Rk, Rp e Cs?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 13 de Dezembro de 2017, as 18:06:00 »

Correndo o risco de ser chato (ou mais chato do que o costumeiro), é justamente isso o que eu também quero. Escolher uma válvula, uma certa topologia e aprender como dimensionar os periféricos sendo capaz de antever qual será o resultado teórico (sonoro, de confiabilidade...). Parar de fazer "vôo cego", como disse o colega Matec...

Aqui em casa eu tenho algumas 12A...7, EL84, uns dois pequenos transformadores de saída... Ficam todos olhando para mim com aquela cara de cachorro esfomeado, me pedindo para virar um amplificador novo, com um "sabor" diferente... E eu fico aqui, acovardado...

(verdade mesmo é que eu morro de inveja do Kem  Embarrassed   )
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal