Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:44:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema em módulo automotivo Hurricane HA4.120.  (Lida 3373 vezes)
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« : 11 de Dezembro de 2017, as 16:39:00 »

 Oi pessoal, tudo bem? O módulo que tenho instalado no carro deu problema, não estou conseguindo resolver sozinho.
os 4 fets IRF3205 da fonte torraram e 1 dos resistores de polarização de um deles estava parcialmente carbonizado também.
 Então eu tos IRF3205+ci pwm TL494+capacitores eletrolíticos maiores que ficam na fonte, 4 no total e esse resistor que começou a carbonizar.
 Medi:
Transistores e fets da fonte e estão ok
Diodo de ligação inversa ok
Diodos duplos ok.
Tips 35 e 36 da saída ok.

 Presumi que o módulo estava ok e coloquei novamente no carro, porém ele estava com som baixo e com chiado, que não tinha antes, em pouco tempo ficou sem som.  Cry
 Tirei ele para testar novamente e não ligava mais, não tem nenhum componente danificado a olho, testei com outro TL494 novo e não ligava. Refiz várias soldas da placa e voltou a ligar, porém como dessa vez que ele 'voltou a vida' após o reparo, ao ligar a alimentação, ele não acende o led verde de power na hora, demora um pouco. Diferente de quando comprei, que ao ligar a alimentação, ele acendia instantaneamente.
 Em nenhum momento o led vermelho 'protection' acendeu.  Batendo Cabeça
 Alguém já fez reparo nesse módulo e pode dar alguma dica? Li em alguns sites que os módulos Hurricane dão muito problema por vir com solda fria da fábrica, como disse refiz todas soldas da placa e mesmo assim o problema persiste, os falantes estavam ligados corretamente com impedâncias de acordo com o manual.
 Obrigado, abraços e bom final de ano a todos.





Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #1 : 13 de Dezembro de 2017, as 19:56:58 »

Os mosfets que você trocou utilizou os mesmos valores? Não ligue muito tempo a placa na bancada sem dissipadores eles esquentam muito rápido e não esqueça de conferir se estão isolados do chassis, a melhor ferramenta para manutenção destes módulos é bom e velho injetor de sinais.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #2 : 13 de Dezembro de 2017, as 20:08:28 »

Os mosfets que você trocou utilizou os mesmos valores? Não ligue muito tempo a placa na bancada sem dissipadores eles esquentam muito rápido e não esqueça de conferir se estão isolados do chassis, a melhor ferramenta para manutenção destes módulos é bom e velho injetor de sinais.

 Utilizei sim, exatamente do mesmo mosfet.
 Quando liguei na bancada, 'tateei' os componentes que estavam presos ao dissipador para ver se algum aquecia, todos ficaram em temperatura ambiente.
 Quanto ao isolante, tem vários semelhantes a imagem abaixo, colados lado a lado.


 Como mencionei, além do som estar baixo e com chiado, ao ligar alimentação sem fonte de som e sem os falantes acoplados, ele demora a acender o led verde do power, quando ele estava ok acendia de imediato.
 Obrigado pela resposta.  Legal!
 Vou montar um injetor de sinais (tem aqui no forum).
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #3 : 26 de Fevereiro de 2018, as 03:40:25 »

Oi pessoal, só consegui parar um pouco hoje, fiz algumas medições e não está chegando tensão nos diodos retificadores, então o TL494 não está funcionando. Por via das dúvidas eu estou vendo se consigo encontrar os transistores que funcionam em conjunto com o TL494:
Transistor A1266 sufixo Y TO-92
Transistor K30A sufixo GR TO-92
Transistor A1266 sufixo GR TO-92
Transistor C3198 sufixo GR TO-92
Transistor C3198 sufixo Y TO-92

Porém só encontrei o C3198 sufixo GR para venda.  Cry
Procurando no Google, encontrei os seguintes equivalentes:
Transistor A1266 sufixo Y/GR >> 2SA970 ou BC416 ou BC560
Transistor K30A sufixo GR >> BFS70 ou 2N3821 ou 2SK40 ou 2SK46 ou 2SK59
Transistor C3198 sufixo Y/GR >> 2SC1775(A) ou 2SC2240 ou 2SC2390 ou 2SC2459

Alguem conhece mais alguma opção para esses componentes?
Pesquisando mais sobre esse modelo de módulo, acabei encontrando o vídeo abaixo, onde mostra várias medições feitas na placa. Alias nesse canal o dono da conta ja tem vários videos de manutenção em outros modelos e marcas de módulos, pode ser útil a mais alguém que esteja procurando informações. 
https://www.youtube.com/watch?v=mnBPX5NVsD0

Até mais, abraços.
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #4 : 25 de Março de 2018, as 17:09:19 »

 Consegui encontrar os componentes que listei na mensagem abaixo, os C3198 encontrei na Dabi a 40 centavos e os A1266/2SK30/A1023 eu encontrei no numero 295 da Santa Ifigenia na loja do lado da loja da Nena (antiga loja do Toninho), custou 2 e 3 reais, não lembro ao certo quem custou quanto, mas foram esses valores.
 Fiz a substituição na placa, liguei a energia e medi as tensões, estavam todas ok de acordo com o vídeo. Liguei alguns falantes que tenho aqui na saida e injetei sinal de audio nas portas rca com volume bem baixo para não aquecer rapido os componentes, pois estava sem fixar no dissipador. Usei também uma caixa amplificada de som de pc como seguidor de sinal para conferir também todos pontos de amplificação da placa.
 Dois canais estavam ok e dois mudos, refiz a solda da parte da placa onde fica o pré, voltaram a funcionar. Palmas
 Instalei no carro e está tudo ok.
 Obrigado pela ajuda. 
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal