Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 11:39:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Kits de Guitarras e Baixos desmontados  (Lida 11594 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #15 : 23 de Janeiro de 2018, as 12:56:49 »

Eu não disse trastes mal colocados, disse desnivelados e com acabamento (na verdade, alisamento) das pontas por fazer.

Mas concordo que é trabalho para quem sabe. Eu também já quebrei a cara...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #16 : 16 de Agosto de 2019, as 17:42:49 »

Eu preciso de outra guitarra, e o kit abaixo me parece promissor.

https://www.ebay.com/itm/Set-Lefthand-Mahogany-Guitar-Body-Guitar-Neck-Rosewood-Fretboard-Unfinished/233176141727
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #17 : 16 de Agosto de 2019, as 20:54:34 »

Sugiro consultar também o Aliexpress, cujos kits em mogno, dependendo da qualidade, podem sair mais baratos.
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #18 : 16 de Agosto de 2019, as 21:59:29 »

Pela região em que foi fabricado, não deve ser mogno e maple, mas algo semelhante (nato...)

O kit do ebay tem, na minha opinião é claro, um defeito grave na forma do tróculo, no encaixe do braço ao corpo. Perceba que nesta parte ele tem a mesma espessura da escala.
Nas Les Paul (não sei ao certo nas PRS) não há colagem da escala sobre o corpo.

Disso resulta que a colagem será apenas nas laterais e por baixo do braço. Acho isso pouco eficiente em termos de resitência de colagem.

Agora, se for parafusar, aí já não interfere.
Tem kit semelhante no Mercado Livre, de algum importador.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #19 : 16 de Agosto de 2019, as 22:48:15 »

Emachado, eu citei aquele link apenas como exemplo, mas, isso não garante que os corpos de guitarra vendidos no ebay (pelo menos em parte) não sejam originários da China.
Já o corpo do link abaixo se parece muito com mogno, mesmo que asiático.
Registrado
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #20 : 17 de Agosto de 2019, as 10:30:52 »

Não podemos ter grandes expectativas sobre esses corpos e braços. Vou procurar uns projetos de P.R.S aqui, por que se não me engano, o encaixe corpo/braço é assim mesmo.
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #21 : 19 de Agosto de 2019, as 20:44:05 »

Ramsay, eu me reportei ao link do Ebay não ao seu do Ali, mas na verdade qualquer kit chinês dificilmente (para não dizer que é impossível) virá em mogno das Américas, seja brasileiro, hondurenho...
Mas é interessante destacar que há vendedores que anunciam como sendo mogno e isso pode ser um engodo.

Mogno (Swietenia macrophylla King) talvez tenha na Warmot, na StewMac, mas ai cobram um rim.
Registrado
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #22 : 20 de Agosto de 2019, as 19:18:59 »

Se não me engano pode-se comprar corpos de boas madeiras feitos no Brasil. Quanto aos braços, preciso pesquisar mais.  Mas o mais complicado mesmo é fazer um braço DIY. O  corpo dá trabalho, assim como as outras partes do instrumento. Porém o braço exige ferramentas e habilidades já citadas aqui.
Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #23 : 20 de Agosto de 2019, as 20:43:11 »

Conheço um luthier que avalia bem a qualidade dos corpos de guitarras feitas por luthier, mas condena os braços. Inclusive ele elogiou bastante os braços de guitarra feitos na China. A justificativa, segundo ele, é a precisão das escalas, já que são feitos por CNC's. Segundo ele, a maioria das guitarras feitas por lutiher com as quais ele teve contato, possuíam algum problema na afinação. Então, acho que esses kits devem valer a pena.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #24 : 20 de Agosto de 2019, as 21:18:35 »

Já construí diversos instrumentos de corda sem problemas com afinação.

A afinação resultante da medida entre trastes depende muito do cuidado do profissional ou amador (como eu), das ferramentas disponíveis e métodos adotados.
Medir e MARCAR somente do início à um ponto específico (5º, 12º ou qualquer outro) não é adequado, assim como medir e MARCaR apenas pela distância entre um e seu sucessor. O ideal é checar em ambas as formas, pois se evita erros em trastes específicos ou o efeito de somatório dos erros. Basicamente, se medir 0,5mm de diferença do traste zero ao 12º, isso estará distribuido entre os trastes anteriores.

Tem muito músico que não sabe o que é ajuste de oitavas em guitarras e baixos. Para tal, o posicionamento da ponte interfere diretamente. Um exemplo são guitarras com tune-o-matic (Les Paul, SGs, Explorer...): este tipo tem pouco curso para ajustar oitavas; se forem instaladas perpendiculares às cordas, não se consegue ajuste. Mas não se pode exagerar no ângulo e, lógico, nos comprimentos possíveis para as cordas do instrumento.

Não citei kits de luthiers no Brasil porque não me pareceu ser o interesse do colega. E também porque costumam ser muito caros.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal