Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:16:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cabeçote sobre a caixa 4x12  (Lida 9377 vezes)
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« : 01 de Fevereiro de 2018, as 19:38:06 »

Boa tarde Amigos,

Minha duvida é pertinente a deixar o cabeçote acima da caixa 4x12, normalmente é o que sempre se faz, mas eu estava pensando que a válvula é um componente relativamente fragil, e possui partes movéis, as vibrações de uma caixa 4x12 não podem comprometer as válvulas? Tenho usado uma espuma sonex entre o cabeçote e a caixa, não sei se estou sendo purista ou se é uma boa para as válvulas.
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #1 : 01 de Fevereiro de 2018, as 20:07:54 »

Já vi componentes praticamente soltos da placa por causa da vibração que aos poucos foi soltando a solda, a vibração também pode afrouxar os soquetes das válvulas e uma vez uma 6l6 estava com um dos pinos do filamento com mal contato, todos os defeitos aconteceram em combos, além de todo o equipamento estar em um só gabinete as válvulas e outros componentes estão todos virados para baixo.

Dividir o equipamento em duas partes ajuda muitíssimo a mitigar estes problemas todos, mas honestamente não acredito que usar um pedaço de espuma entre os 2 faça grande diferença, mas pode ter certeza que mal não faz.

Eu recomendaria que de tempos em tempos você leve o seu amplificador a um técnico pra fazer uma manutenção preventiva verificando o estado dos componentes que se desgastam com o uso... soldas frias, soquetes, jacks...


Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #2 : 01 de Fevereiro de 2018, as 21:40:49 »

Acredito que os pés de borracha do head já dá uma amenizada. Essa espuma é muito "mole", acho que caso queira usar, use algo com uma densidade maior, como um EVA.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 02 de Fevereiro de 2018, as 13:34:43 »

Há 50 anos o esquema "cabeçote sobre caixa" é usado,  no mundo todo. Se o risco de danos,  pelo menos imediatos, fosse tão grande, a configuração já teria sido abandonada há tempos.
E nos combos, não seria ainda pior?
Claro que tomar cuidados para proteger nossos amados equipamentos é uma coisa boa, mas penso que não é bom desenvolver neuroses.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #4 : 02 de Fevereiro de 2018, as 14:12:05 »

Pode ser só neurose mesmo, é que já gastei uma graninha boa no meu gianinni thunder sound II, tipo dava pra comprar outro, então sabe como é né.
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 02 de Fevereiro de 2018, as 15:48:26 »

nelsonpaschoal

Você também pode coloca-lo em outra superfície, uma mesa ou mesmo no chão, assim a vibração não passa para o equipamento.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #6 : 02 de Fevereiro de 2018, as 19:55:50 »

E nos combos, não seria ainda pior?

E creio que é!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 02 de Fevereiro de 2018, as 23:51:39 »

Nelson, entendo a preocupação... Se queres ficar com a consciência tranquila, procure amortecedores de vibração.  Tem vários modelos a venda. Achas no Google.
Ou use os comerciais para se inspirar...
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2018, as 02:56:34 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #8 : 03 de Fevereiro de 2018, as 02:47:56 »

O fato é que se colocar o cabeçote em cima ou junto a caixa prejudicasse, os fabricantes parariam de fazer combos, simples assim.
Mas, como válvulas são componentes sensíveis com eletrodos muito próximos uns dos outros, a vibração de alto falantes pode ou não causar algum curto circuito em válvula(s) o que pode danificar o amplificador.
Por isso, no meu caso, eu prefiro não arriscar e assim o(s) cabeçote(s) sempre ficam longe da(s) caixa(s).
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #9 : 03 de Fevereiro de 2018, as 04:32:21 »

Eu sempre usei os cabeçotes sobre as respectivas caixas.
Até acredito que possa "afrouxar" alguma coisa....
Mas, por exemplo, sempre que transporto meus equipamentos, escuto as molas do reverb vibrarem, e muito.... Então não acho que realmente possa danificar, mantendo sempre em dia!
Registrado

Grande abraço, Raphael!
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #10 : 05 de Fevereiro de 2018, as 14:03:53 »

Agradeço a todos pelas respostas e sugestões!!!
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal