Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 04:53:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Diário de projeto] Footswitch Acedo 290  (Lida 2622 vezes)
vtguedes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« : 05 de Fevereiro de 2018, as 13:25:26 »

Bom dia pessoal, primeiro post por aqui, então gostaria de começar dizendo que é uma satisfação compartilhar meus projetos e aprender com vocês!

Neste final de semana, meu primeiro valvulado, um meteoro Falcon 50g, se foi em uma troca e juntou-se à coleção um (ótimo) Acedo 290. O amplificador veio sem footswitch, e como vi que não há nenhum projeto para este foot no fórum, vou postar o projeto do meu conforme for evoluindo.

O amplificador sem footswitch funciona apenas no canal clean, sendo o foot obrigatório para acessar os canais drive 1 e 2, além do boost de médios.

O conector para o foot é um de 7 pinos macho, parecido com um XLR.



Com um teste de 5 minutos utilizando um multímetro e um pedal de loop com uns riffs de guitarra limpa tocando no input, consegui identificar os pinos da seguinte forma:

1 - 17V
2 e 7 - Aterrados
3 - não identifiquei (talvez seja para acionar o canal limpo no esquema original)
4 - Quando ligado ao 17V aciona o canal overdrive 1
5 - Quando ligado ao 17V aciona o boost de médios
6 - Quando ligado ao 17V aciona o canal overdrive 2

Meu plano é utilizar um footswitch de um laney LV300 que será reformado e utilizarei 3 chaves, duas DPDT é uma 3PDT:

Chave 1 - Liga/Desliga o boost de médios.
Chave 2 - Alterna entre canais limpo e overdrives.
Chave 3 - Alterna o overdrive selecionado entre o canal 1 e 2.

Bom, para o início é isso, conforme o projeto for evoluindo colocarei fotos e deixarei o post o mais completo possível.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2018, as 14:34:12 por vtguedes » Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #1 : 05 de Fevereiro de 2018, as 16:09:11 »

Bom dia Amigo.

Realizei recentemente manutenção em um ACD290.
Os dados tenho em casa, mas posso te encaminhar algumas informações.

O foot switch possui :

Recebe 16V regulados por zener, da placa de controle.

Rebaixa e regula o nível de tensão internamente, com um LM7012.

Possui 03 integrados para lógica de acionamentos:

O circuito é composto de 01 ci que é utilizado como inversor ( 4 portas NAND - 4011) , e 03 flip-flops ( 02 ci 4013)para acionamento dos leds e comutação dos canais.

As saídas "negadas' dos flip flops acionam os reles na placa de controle para as devidas comutações.

Uma coisa que não entendi neste foot é porque usar um switch "on-off" onde é necessário um pulso, pois o sinal dos switches entra na entrada "clock" dos integrados.

Tenho fotos, mas não consigo postar.

Registrado
vtguedes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #2 : 05 de Fevereiro de 2018, as 17:01:54 »

Opa obrigado pelas informações!

Uma dúvida, se eu chavear os 17V diretamente para os pinos que acionam os canais drive, eu corro o risco de danificar algum componente do amplificador?

Pretendo trabalhar com o mínimo possível de componentes para simplificar o projeto, meu objetivo realmente é ter apenas as 3 chaves DPDT, os LEDs e respectivos resistores (qualquer coisa entre 700R e 1K) dentro do footswitch, em testes preliminares parece que vai funcionar, mas agora fiquei preocupado com a confiabilidade.

Vou fazer novos testes esta noite quando estiver em casa e posto o resultado.
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #3 : 05 de Fevereiro de 2018, as 20:29:43 »

O circuito do pedal, aciona um efeito de cada vez.

Ao acionar um ele corta o outro, e esta lógica é implementada pelos flip-flops.
Quando um dos efeitos é acionado os outros são ressetados, e voltam para zero.

O sinal ao entrar no amp. comuta os relés.

A placa de controle tem o circuito de fonte de baixa, reverb e as comutações.

Antes de criar algo, recomendo analisar a fonte, pois usa retificação em meia onda.

Particularmente optei por fazer uma placa adicional para retificar e regular os 16v, aplicando eles ao foot-switch.


Antes disso, veri
Registrado
vtguedes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 7

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #4 : 05 de Fevereiro de 2018, as 22:33:35 »

Minha ideia é justamente retificar e regular a tensão de entrada e depois chavear para os pólos que ativam os canais. Entendi a parte lógica, mas o foot da laney que pretendo usar possui só 3 botões, operando exatamente como quero usar, apenas trocando o mid boost pelo Reverb. Com chaves DPDT e 3PDT vou conseguir criar os intertravamentos necessários para operar ocupando menos espaço no pedalboard.
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #5 : 05 de Fevereiro de 2018, as 22:34:29 »

Não acha viável entrar em contato com o fabricante do amplificador e pedir o esquemático do Foot ?
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #6 : 06 de Fevereiro de 2018, as 12:49:57 »

Bom dia.
O fabricante me disse que não tem.
Quando solicitei, recebi a documentação que tinha disponível, e levantei o diagrama.

-----
Minha ideia é justamente retificar e regular a tensão de entrada e depois chavear para os pólos que ativam os canais. Entendi a parte lógica, mas o foot da laney que pretendo usar possui só 3 botões, operando exatamente como quero usar, apenas trocando o mid boost pelo Reverb. Com chaves DPDT e 3PDT vou conseguir criar os intertravamentos necessários para operar ocupando menos espaço no pedalboard.

Importante saber que o secundario que alimenta esta fonte de baixa é de 20V sem CT.
O circuito retifica em meia onda ( dois diodos, sendo uma para o circuito positivo e outro para o negativo ligados no mesmo polo do enrolamento ) e faz a fonte simétrica.

Particularmente, fiz um transformador novo e uma fonte nova.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2018, as 13:39:43 por MARFU » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal