Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:08:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Módulo de reverb de molas valvulado sem transformador de impedâncias  (Lida 4129 vezes)
Fred Kingston
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« : 21 de Fevereiro de 2018, as 20:59:03 »

Olá pessoal, abri este tópico para tentar reunir mais informações sobre um circuito de reverb de molas valvulado sem transformador de impedância entre o driver  e o tanque de reverberação. Aqui tem um pouco da teoria: http://www.valvewizard.co.uk/reverbdriver.html. Pelo que entendi o driver funciona como um driver de corrente e não de tensão.
Mesmo não tendo muita experiência, trouxe esta pauta, pois acredito ser um assunto relevante.
Agradeço a colaboração.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2018, as 22:33:29 por Matec » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 21 de Fevereiro de 2018, as 22:59:40 »

Não sei se todos os detalhes colocados no artigo do link em si são corretos.

Me parece que houve uma certa depreciação do sistema que utiliza um casador de impedâncias, na forma de um transformador, que é um a maneira bem prática e eficiente de se fazer isso.
E que houve uma maior valorização de um sistema menos eficiente, o de acoplamento direto, com os quais as válvulas não se combinam nada bem.

Utilizando transformadores podemos fazer um casamento mais ajustado possível entre a alta impedância da placa das válvulas e a baixa impedância usual da bobina de entrada do reverberador.

Fazendo um acoplamento direto sempre haverão perdas, e não serão poucas. Mesmo se forem utilizados reverberadores de maior impedância de entrada.

 Smiley
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #2 : 23 de Fevereiro de 2018, as 05:03:17 »

Ele comenta, no circuito com triodos em paralelo, o uso de tanques de alta impedância (1.4k à 1.9k), no caso indicando os tanques "Type F" da Accutronics, usados para reverbs baseados em amplificadores operacionais.

No circuito SRPP, ele comenta uso de tanques de média impedância (100 à 300 ohms), já que esse tipo de circuito pode entregar mais corrente de saída, e portanto, "empurra" melhor uma impedância menor.

Atenção nos detalhes, amigos!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 23 de Fevereiro de 2018, as 15:20:08 »

Atenção nos detalhes, amigos!

Não creio que tenha havido desatenção ao que foi escrito no texto em si, e sim, se o que foi escrito é isento de uma dose de preferência por essa ou aquela arquitetura.

Ele comenta, no circuito com triodos em paralelo, o uso de tanques de alta impedância (1.4k à 1.9k), no caso indicando os tanques "Type F" da Accutronics, usados para reverbs baseados em amplificadores operacionais.
No circuito SRPP, ele comenta uso de tanques de média impedância (100 à 300 ohms), já que esse tipo de circuito pode entregar mais corrente de saída, e portanto, "empurra" melhor uma impedância menor.

Isso eu já havia comentado antes. O que quero ressaltar, é que com um transformador adaptador de impedâncias, poderíamos utilizar tanto reverberadores de baixa impedância (8 ohms) até calhas de alta impedância (1,9kohms), com o mesmo desempenho, (o que não é possível mesmo com o circuito SRPP). Poderíamos inclusive utilizar calhas de qualquer impedância no mesmo circuito, bastando para isso que o transformador tivesse o secundário com todos os taps de saída necessários. O que é possível, mas também seria um exagero.

 Smiley
Registrado
Fred Kingston
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #4 : 25 de Fevereiro de 2018, as 03:43:36 »

Pessoal, achei uns links que estava procurando. Neles tem mais explicado: http://www.valveheaven.com/2016/10/the-lamington-reverb-an-easy-to-build-valve-reverb-unit/
http://www.channelroadamps.com/articles/reverb_driver/
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2018, as 20:52:04 por Fred Kingston » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #5 : 25 de Fevereiro de 2018, as 13:18:16 »

Olá Fred Kingston

Quando for postar um link, prefira utilizar o botão "Inserir Hiperligação" em vez de "Inserir Link FTP".

Pelo menos para mim aqui, desse modo, seus links não funcionam.

 Sad
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 25 de Fevereiro de 2018, as 13:50:47 »

Também tive o problema mas foi só copiar/colar no navegador eliminando tudo que vem antes do http://

O tanque sugerido não é difícil de achar e o pentodo pode ser substituído por vários modelos, incluindo a EF94/6AU6 usada no Baby Wonder. Transformadores em back-to-back...

Circuito realmente simples. Será que dá mesmo certo?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Fred Kingston
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #7 : 25 de Fevereiro de 2018, as 20:59:48 »

Já corrigi os links, obrigado pela dica Matec!


Com relação ao circuito, achei bem simples também! E com componentes de baixo custo, fiquei tentado a montar, pois tenho um tanque de reverb aqui e uma 12ax7, o resto dos componentes é fácil de encontrar. Antes de ir para a parte prática, gostaria de entender melhor este circuito, por isso resolvi abrir este tópico.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #8 : 08 de Março de 2018, as 20:32:36 »

Fred, procure ver qual o modelo exato do seu tanque de reverb, pois se ele for uma unidade de baixa impedância, então não vai ter muito jeito senão de usar um transformador. Se puder, poste os dados dele para nós.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Fred Kingston
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #9 : 17 de Abril de 2018, as 19:09:25 »

Olá, me desculpem a demora para responder. O tanque que tenho é um Belton de duas molas curtas, com impedância de 600 ohms. Alguma sugestão de alteração no circuito para utilizar com este tanque?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #10 : 17 de Abril de 2018, as 20:36:05 »

Agora que sabemos que sua calha de reverb tem 600ohms, o que é um valor médio-alto, podemos dizer que o circuito SRPP pode ser utilizado para servir de driver, isso segundo o The Valve Wizard. Assim que possa, nos dê um retorno sobre o funcionamento de seu reverb.
Registrado
Fred Kingston
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #11 : 18 de Abril de 2018, as 17:56:45 »

Minha ideia é utilizar o pentodo ef80 como driver e um duplo como primeiro estágio e recovery. Pretendo usar como base o circuito a seguir:

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal