Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 11:17:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Lovepedal Dover Drive com Barulho de Barco!  (Lida 6274 vezes)
douglasdavi11
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 20

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« : 28 de Fevereiro de 2018, as 12:21:10 »

Encontrei um esquema do pedal dover drive da lovepedal e montei ele, tudo certo até aumentar o potenciômetro de ganho (só encontrei linear) para 100% e com isso começa a fazer um barulho de motor de barco, antes de 85% de ganho ele funciona normal ótimo timbre e todos os pots funcionam como deveria porém tem esse ruído inconveniente parece uma harley davidson.
No lugar na resistência de 121k eu coloquei 120k e no lugar da resistência de 81,2k eu coloquei 82k. Eu até coloquei um buffer simples na frente do pedal porém não resolveu.

Aqui a foto do esquema -> https://ibb.co/kmqMcc
Aqui a foto do layout -> https://ibb.co/eeiXHc
Aqui a foto do meu PCB -> https://ibb.co/gWK1Ax
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2018, as 13:45:14 »

Olá douglasdavi11,
Eu tentaria dar uma ajustada no trimpot do K2 com o drive no máximo. Se não resolver, aí pensaria em outra solução. O fato de o potenciômetro ser linear só altera a resposta do ganho, no ajuste máximo fica igual.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
douglasdavi11
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 20

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2018, as 14:07:41 »

Olá rodlburigo, quando eu ajusto o trimpot das bias só altera a velocidade do ruído (motor de barco) até ele desaparecer, porém é que o trimpot fica no máximo e a esse ponto a guitarra não tem sustentação nem por 1 segundo, lógico que isso tudo com o ganho em 100%. Embarrassed
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 28 de Fevereiro de 2018, as 15:58:19 »

Agora mesmo falamos de um post antigo que resolveu o problema:
Leia todos os comentários: Fuzz Face; PNP; terra-negativo; sem barulho de barco!

Finalmente leia:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10446.msg182723#msg182723

Buffer só piora, como tu vai ler no primeiro link.

Abraços
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2018, as 16:04:46 por Patines » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 28 de Fevereiro de 2018, as 16:01:25 »

Encontrei um esquema do pedal dover drive da lovepedal e montei ele, tudo certo até aumentar o potenciômetro de ganho (só encontrei linear) para 100% e com isso começa a fazer um barulho de motor de barco...
Já ta na caixa de alumínio?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
douglasdavi11
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 20

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #5 : 28 de Fevereiro de 2018, as 16:36:17 »

Ainda não coloquei ele na caixa de alumínio, Vou ler os links que o Patines mandou pra mim e ver se acho a solução lá.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 28 de Fevereiro de 2018, as 18:26:44 »

Ainda não coloquei ele na caixa de alumínio, Vou ler os links que o Patines mandou pra mim e ver se acho a solução lá.
As vezes é só loop de terra. Tente colocar na caixa antes.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 28 de Fevereiro de 2018, as 18:28:46 »

Como é um circuito que não sofreu alterações, provavelmente é loop de terra mesmo. Poste fotos da sua montagem e a gente consegue verificar isso.
Registrado
douglasdavi11
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 20

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #8 : 28 de Fevereiro de 2018, as 19:36:33 »

Eu estava fazendo uns testes aqui e coloquei um filtro RC no emissor do primeiro transistor coloquei um capacitor eletrolítico de 220uF com um resistor de 220 ohns com o terra do capacitor no terra da fonte, e o ruído de barco se transformou e ficou muito agudo (fritação) porém menos irritante e fica assim da mesma forma só depois de 85% de ganho. Vou montar ele dentro da caixa de alumínio e ver como ele se comporta. 
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #9 : 28 de Fevereiro de 2018, as 21:22:03 »

Eu estava fazendo uns testes aqui e coloquei um filtro RC no emissor do primeiro transistor coloquei um capacitor eletrolítico de 220uF com um resistor de 220 ohns com o terra do capacitor no terra da fonte, e o ruído de barco se transformou e ficou muito agudo (fritação)...
Tem certeza que é "ruído"  ou é hisss?

....porém menos irritante e fica assim da mesma forma só depois de 85% de ganho. Vou montar ele dentro da caixa de alumínio e ver como ele se comporta.  
Isso está já explicado naqueles links que passei.  Já li isso várias vezes.  Inclusive está explicado que próximo ao 0(zero) e próximo ao volume máximo é que a baixa impedância causa o ruido.  Por isso buffer só piora.

Troca o resistor de 330Ω que vai ao +V por 47Ω pra ver se diminui a realimentação de fonte.  Vale também aumentar o capacitor de 100µF para 220µF

Agora o capacitor de 22µF referenciado ao +V também aumenta a instabilidade.  No Fuzz Face terra-negativo seria referenciado ao GND...  Mas não nessa configuração que está aí.

O circuito de LED também deveria ser ligado logo após o diodo e não ao "+".

E outro teste a se fazer é arrancar o circuito amplificador operacional pra ver o que acontece.  Isso sera a última coisa.  Se adiantar, pense em derivar a alimentação dele de um RC independente do "+" do Fuzz.

Abraços.


-----
Ainda não coloquei ele na caixa de alumínio, Vou ler os links que o Patines mandou pra mim e ver se acho a solução lá.
As vezes é só loop de terra. Tente colocar na caixa antes.

Acredito que é loop de +V..   mas sem foto....
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2018, as 21:33:49 por Patines » Registrado
douglasdavi11
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 20

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #10 : 28 de Fevereiro de 2018, as 22:06:02 »

Coloquei ele na caixa de alumínio e continuou a fazer o barulho de motor, vou tentar essas alterações do amigo Patines.
Como eu sei que é "hisss" ou ruído? provavelmente deve ser hisss porque não é comum, não é ruido de cabo no chão sabe? é mais agudo e chato. Se quiser posso fazer gravações e postar aqui sem problemas.

Aqui a foto do PCB por traz ->https://ibb.co/fCnyax

Já tentei refazer as soldas e o PCB pra ver se resolvia e nada.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #11 : 28 de Fevereiro de 2018, as 22:41:18 »

Poste fotos das ligações também. Parte dos jacks.
Registrado
douglasdavi11
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 20

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #12 : 01 de Março de 2018, as 00:12:46 »

Fotos do pedal ainda tudo improvisado -> https://ibb.co/duw55x
Aqui todos os terras interligados e com a alteração do capacitor de 100uF pelo de 220uf -> https://ibb.co/mnx6Cc
Com essa alteração só há barulho "hisss" com 100% de ganho e 100% do volume da guitarra, quando eu diminuo o potenciômetro de volume da minha guitarra o "hisss" some, que aliás,parece uma TV dessintonizada. 
Vou procurar resistor de 47 ohms para alterar pelo de 330 ohms.
e quando eu tiro o CI não há efeito.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 01 de Março de 2018, as 01:21:58 »

Você tem um loop de terra.

Observe: o terra do circuito (fio marrom) é ligado ao jack de alimentação. Desse jack, o terra segue para o "jack preto" através do fio preto. Até aí tudo bem, quase todos os pontos de terra conectado, só falta o "outro jack". O terra dele é conectado aos outros pontos de terra via fio azul, correto?

Errado! O terra está conectado pelo fio azul, mas ambos os jacks são metálicos, e a caixa também é! Então há duas conexões: fio azul e caixa. Ou seja, um loop de terra.

Solução: retire o fio azul. Você só precisa dessa ligação caso um dos jacks seja de plástico. E desfaça as modificações que você fez, voltando ao projeto original. Pode ser que essas modificações alterem o som do pedal.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #14 : 01 de Março de 2018, as 01:55:01 »

Você tem um loop de terra....
...O terra está conectado pelo fio azul, mas ambos os jacks são metálicos, e a caixa também é! Então há duas conexões: fio azul e caixa. Ou seja, um loop de terra.
No fuzz face oficial também temos este tipo de loop.

-----
- Vou procurar resistor de 47 ohms para alterar pelo de 330 ohms.-

Falta pouco..   vai tentando!   Se não tem 47, coloca outro resistor de baixo valor em paralelo.  O 47 é só um chute.  o que interessa é diminuir a amplitude da variação do "+".  na verdade, até trocando o transistor(com outro hfe) pode ter mais efeito que isso.
« Última modificação: 01 de Março de 2018, as 02:26:22 por Patines » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal