Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:48:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida sobre corrente na fonte "nixie" com 555  (Lida 20933 vezes)
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #15 : 01 de Março de 2018, as 20:59:34 »

Uma dica, a PCL84 tem filamento de 15v, 300mA e algumas fontes de nixie podem ser alimentadas com 15v (algumas versões do MAX1771, o 555 vai até 18v).
Diminui um pouco a corrente que a fonte precisa suprir.

Só não sei o quão fácil é achar uma fonte de 15v 1A.
« Última modificação: 01 de Março de 2018, as 21:02:17 por Thomas_h » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #16 : 01 de Março de 2018, as 22:24:40 »

Eu lembro do seu amplificador com a PCL84. É que eu tenho uma ECL84, e se não fosse o problema dos filamentos eu iria usar ela com uma fonte de nixie. As PCL são tão baratas na Altana, o problema é o frete (que vai aumentar mais ainda...).
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 02 de Março de 2018, as 01:30:07 »

Marcao, eu fiz uma experiência pra você ter uma ideia do que ocorre com a corrente.  Alimentei o filamento frio da ECL84 usando uma fonte de 3A e ajustando pra 6,3Vdc. Veja no amperímetro da fonte que a corrente ao ligar quase chega nos 3A depois cai para os 0,8A.

A minha fonte é regulada linear com limitação de 3A e o medidor tem uma inércia que talvez não deixe refletir o valor de pico máximo com fidelidade.

Veja o vídeo:
https://youtu.be/jbJEuaX2HcM
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #18 : 02 de Março de 2018, as 01:42:21 »

É bem mais rápido que eu pensei, mas realmente o pico é grande. Acredito que desarmará mesmo uma fonte de notebook. No caso da utilização do Xconverter para o B+, vou ter que usar um transformador para alimentar o circuito. Ou enrolar um transformador com as tensões necessárias.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 02 de Março de 2018, as 01:51:48 »

Bom, como por sorte eu tenho a ECL84, a plaquinha do conversor dc-dc pronta, algumas fontes chaveadas, posso te ajudar fazendo ou reproduzindo o que você pretende fazer pra verificar a validade. Não sendo agora e se for mais pra frente, pode contar com minha ajuda.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #20 : 02 de Março de 2018, as 03:18:20 »

Poxa Xformer, agradeço de verdade. O projeto ainda vai demorar um pouco para sair do papel, minha lista está um pouquinho grande, e eu tenho o defeito de começar um monte de coisa ao mesmo tempo Cheesy. Te aviso quando eu for fazer as experiências com a ECL84. E, de qualquer maneira, vou providenciar o indutor e a placa do conversor, com certeza me vai ser útil.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #21 : 02 de Março de 2018, as 05:33:46 »

Um resistor não dá conta de segurar esse pico de corrente?
Usa um LM7808 e um resistor de 2.2R 5W.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 02 de Março de 2018, as 13:22:25 »

Um resistor não dá conta de segurar esse pico de corrente?
Usa um LM7808 e um resistor de 2.2R 5W.

Melhora um pouco, mas a fonte chaveada vai ter de aguentar e não desarmar com a corrente limitada pelo resistor. Depois vai ficar gastando energia a toa, e a fonte tem que ser um pouco mais potente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #23 : 02 de Março de 2018, as 17:09:45 »

É, aí acaba não compensando.

A ideia inicial era tentar montar o amplificador numa 1590A. O Thomas disse ter sido uma montagem difícil, e eu queria encarar o desafio. Mas queria usar uma fonte "comum", e não uma específica (tipo um transformador com valores "não convencionais" nos circuitos de guitarra).

Caso a fonte de notebook desarme, acredito que acaba compensando mais enrolar um transformador de força apropriado e colocando numa caixa maior. Quero me aventurar nessa parte de enrolar transformadores, e calculei o transformador para a ECL84. Resultado: desanimei quando vi fio 37...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 02 de Março de 2018, as 22:33:34 »

Fiquei matutando um jeito de fazer o indutor para o conversor dc-dc com peças fáceis de encontrar. Lembrei que o Eduardo usou indutores de lâmpadas compactas no Bilé e isso todo mundo tem alguma queimada em casa.
Só que os indutores das lâmpadas tem indutância na casa das unidades de mili henry e usam fio muito fino.
A ideia então foi pegar o indutor, desmanchá-lo pra aproveitar o carretel e o núcleo de ferrite e enrolar um fio mais grosso.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Dessoldando o indutor da plaquinha:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Só que ao desmontar esse indutor, eu acabei quebrando o núcleo de ferrite que é colado e muito frágil.

Peguei outro que já tinha desmontado, mas um pouco maior:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Desenrolando o fio fino que estava no carretel sobram as partes que interessam:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Enrolei no carretel o fio 20AWG, que cheio correspondeu a mais ou menos 28 espiras. Ao medir a indutância, deu um valor muito baixo.

Desenrolei e enrolei fio 22AWG para caber mais espiras e dar mais indutância:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Foram aproximadamente 40 espiras. Ao medir, obtive 40uH.  Ainda é pouco para os conversores (>100uH), mas como esse núcleo e carretel eram pequenos, usados em lâmpadas de 15W no máximo, pode ser que em lâmpadas mais potentes se pode encontrar indutor maior, com carretel que caibam mais espiras e conseguir a indutância necessária. Talvez valha a tentativa.
« Última modificação: 02 de Março de 2018, as 22:35:20 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #25 : 03 de Março de 2018, as 00:06:03 »

Xformer, nas fontes chaveadas de pc ou notebook não teria algum indutor que o núcleo servisse ?

At Daniel....
« Última modificação: 03 de Março de 2018, as 01:21:39 por xformer » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 03 de Março de 2018, as 01:19:14 »

Daniel, talvez tenha, é que eu não tenho uma fonte disponível no momento pra procurar um indutor. Mas eu não lembro de ter aproveitado algum indutor de fontes que eu já desmontei, a não ser alguns núcleos toroidais, mas que eram usados nos filtros de entrada, e portanto eram de outro material que não ferrite.

Procurando imagem de fonte na interner, achei essa daqui:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Dá pra ver que nessa fonte tem 3 transformadores que poderiam servir (os parecidos com o que eu usei) e 3 núcleos toroidais que devem ser filtros.  

O problema é achar um com tamanho nem pequeno demais que não caiba as espiras necessárias e nem grande demais pra inviabilizar o uso num aparelho pequeno.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #27 : 03 de Março de 2018, as 07:58:56 »

Um resistor não dá conta de segurar esse pico de corrente?
Usa um LM7808 e um resistor de 2.2R 5W.

Melhora um pouco, mas a fonte chaveada vai ter de aguentar e não desarmar com a corrente limitada pelo resistor. Depois vai ficar gastando energia a toa, e a fonte tem que ser um pouco mais potente.
Mas o 7806 não vai gastar energia de qualquer forma?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #28 : 03 de Março de 2018, as 12:30:27 »

Oi Pessoal

Uma solução que era usada em equipamentos antigos com muitas válvulas, tipo osciloscópios de traço duplo, analisadores de sinal, computadores, era ter um banco de resistores na linha dos filamentos para limitar a corrente de partida. Os resistores eram retirados por relês de tempo a medida que os filamentos aqueciam. Eu tenho um desses relês:

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=1235&t=Rele-de-tempo-115NO45

É um componente muito similar aos relês usados em pisca-pisca de lâmpada incandescente para árvore de natal.

A questão é; para alimentar o filamento das válvulas com uma fonte chaveada, basta colocar um circuito de tempo com resistores ou um limitador de corrente com um FET na linha dos filamentos e está resolvido. O tempo de aquecimento vai aumentar, mas fica mais barato que ter quer usar fontes absurdamente superdimensionadas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 03 de Março de 2018, as 12:49:35 »

Mas o 7806 não vai gastar energia de qualquer forma?!?

Sim, é verdade. No quesito desperdício de energia, vai dar na mesma. Apenas vai distribuir o que esquentava só no 7806 entre o 7808 e o resistor.
Mas como eu escrevi antes, não sei o que vai acontecer com o regulador, já que ele só fornece até 1A. Na datasheet informa que a corrente de curto circuito é de 250mA. Precisa experimentar pra ver se o regulador vai ficar fornecendo 250mA (e quanto tempo o filamento vai demorar pra esquentar nessa condição), ou se ele vai fornecer até 1A no começo, ou se ele vai desligar termicamente. 


« Última modificação: 03 de Março de 2018, as 13:11:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal