Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:45:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida sobre corrente na fonte "nixie" com 555  (Lida 20922 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #60 : 09 de Maio de 2018, as 22:29:47 »

Consegui esses dois indutores em fontes atx de sucata:


Por questões de espaço, optei por fazer o conversor com o 555. Esses indutores servem para esse conversor? Não tenho equipamento para medir diretamente a indutância deles em casa, alguma maneira de fazer isso?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #61 : 09 de Maio de 2018, as 22:47:29 »

Por questões de espaço, optei por fazer o conversor com o 555. Esses indutores servem para esse conversor? Não tenho equipamento para medir diretamente a indutância deles em casa, alguma maneira de fazer isso?

Esses indutores servem para conversores, mas precisaria saber o valor em microhenries.
Se você tiver um frequencímetro e um ci LM311 (comparador de tensão) pra montar um oscilador LC com o indutor a medir, é possível descobrir o valor da indutância, sabendo o valor do capacitor em paralelo e usando a fórmula F= 1/(2 x pi x raiz (L x C))  isolando o termo L na fórmula.
Alguns multímetros digitais tem frequencímetros para medir sinais de até uns 100kHz.

« Última modificação: 09 de Maio de 2018, as 23:10:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #62 : 10 de Maio de 2018, as 00:45:40 »

Meu multímetro mede frequência, mas não tenho o LM311. Dou aula num colégio que fica dentro de uma universidade, alguém no laboratório do departamento de física deve ter multímetro com medição de indutância. Só volto no colégio terça feira, mas de qualquer maneira o projeto não tem muita urgência. Assim que eu conseguir medir, posto aqui.

Editado: acredito que não vá servir... Fiz as medidas do carretel, deu aproximadamente 7,5mm de altura e 5mm de diâmetro. No documento do XConverter diz que, para um indutor de aproximadamente 150uH (o circuito pede um de 100uH) eu preciso de um carretel com algo entre 10mm e 13mm de altura e algo entre 10mm e 15mm de diâmetro.
« Última modificação: 10 de Maio de 2018, as 03:08:07 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #63 : 10 de Maio de 2018, as 15:32:49 »

Agora que percebi o tamanho comparado com o soquete de ci. São pequenos para conversores com mais de 1W. Mas podem servir para conversores de pouca potência como os usados para gerar fonte negativa e simétrica a partir de fonte simples, como alternativa ao icl7660 e alimentar AOs em pré amplificadores.

Eu usei um núcleo assim num conversor que gera a tensão negativa num protoboard e usar com experiências com AOs.
« Última modificação: 10 de Maio de 2018, as 15:35:43 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #64 : 10 de Maio de 2018, as 18:19:52 »

É, para mim não vai servir. Vou usar o circuito para alimentar um mini amplificador valvulado. Vou procurar nas lojas locais se tem esses indutores pra vender, o que duvido muito.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #65 : 06 de Junho de 2018, as 20:34:49 »

Pessoal, alguém sabe onde encontrar esses indutores? Algum aparelho que tenha para retirar, ou loja que venda. Na Multcomercial não tem, e hoje fui nas lojas locais e não tinha também. Olhei em mais fontes ATX, mas só encontrei os com carretel pequeno.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #66 : 06 de Junho de 2018, as 21:10:37 »

Marcao eu compro os carretéis de ferrite na Transformadores Líder. Procure o código do carretel no site do fabricante Thornton e depois faça o pedido na Líder. Você vai ter de fabricar o indutor e enrolar o fio porque dificilmente vai achar na especificação que precisa aqui no Brasil. E precisaria ter o medidor de indutância. Em último caso eu faço pra você, mas o frete vai sair tão caro pelos correios que não vale a pena.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #67 : 06 de Junho de 2018, as 22:27:05 »

Eu vou fazer mais uma tentativa de vasculhar no lixo eletrônico, um dos colégios que estou trabalhando faz o recolhimento, só não consegui falar com a pessoa responsável e ver se consigo acesso. Em último caso, entro em contato contigo. Estou com um projeto de amplificador parado, faltando somente o indutor (e o transformador de saída, que já encomendei na Schatz), e vou precisar de um desses mesmo que saia caro...

-----
Este indutor serve para o projeto?
« Última modificação: 07 de Junho de 2018, as 17:15:59 por marcao_cfh » Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal