Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:36:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida básica: leds em amplificador valvulado  (Lida 3565 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 07 de Março de 2018, as 04:08:13 »

Como estou finalizando meu Hi Octane, pensei na hipótese de colocar leds de alto brilho de 3mm nos soquetes das válvulas, para iluminá-las na cor verde, combinando com meus knobs e chave liga/desliga. Pensei na corrente de 20mA, para iluminar bem. Os filamentos estão em 6,3VAC.

Já que a corrente é alternada, vou precisar colocar um diodo para polarizá-la. Em série, vai o resistor limitador de corrente. São 3 leds no total.

Minha dúvida é: nesse caso, é melhor ligar os leds em série ou em paralelo? Como nunca fiz esse tipo de ligação em um amplificador valvulado, não sei se alguma das opções poderia implicar na indução de ruídos.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1 : 07 de Março de 2018, as 06:33:55 »

Se você estiver usando um enrolamento de 6.3v sem "center tap", pode tentar a idéia usada nesse amp pra alimentar os LEDs:

http://www.frontiernet.net/~jff/pipsqueak_pentode/Pentode_DIY_guitar_amp.html
http://www.frontiernet.net/~jff/pipsqueak_pentode/pentode.pdf

Pode colocar eles em série, mas recomendaria fazer um teste primeiro, pra ver se a iluminação é boa o suficiente para o que você quer fazer.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 07 de Março de 2018, as 14:29:47 »

Um led é um diodo também (light emitting diode) mas que suporta tensão reversa não muito alta, portanto talvez seja bom colocar um diodo retificador (1N4007) ou de sinal (1N4148) em série com o led e mais um resistor limitador pra não queimar o led no pico inverso. Eu já usei led ligado sem o diodo em 6,3Vac, mas os leds podem variar e o diodo adicional garante funcionamento pra todos tipos.

Eu usaria um resistor pra cada led e ligaria cada conjunto led-resistor em paralelo com os outros dois leds-resistores  pra ter o brilho igual (todos ligados a  um diodo retificador). Pode ser um resistor de 1kohm pra cada led, assim a corrente nos leds  não vai ser alta e menos ruído vai gerar (os de alto brilho não precisam de muita corrente e nem serem ligados com a corrente máxima).

Se ligar os leds em série, se um queimar, todos apagam. Além disso a tensão direta deles se somadas pode passar da tensão fornecida (ex. leds azuis com 3,2V cada) e não acenderão.
« Última modificação: 07 de Março de 2018, as 14:32:28 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 07 de Março de 2018, as 15:53:54 »

Se você estiver usando um enrolamento de 6.3v sem "center tap", pode tentar a idéia usada nesse amp pra alimentar os LEDs:
Meu secundário tem center tap, mas tinha pensado em usar os 6.3V para soldar os fios do led diretamente no soquete das válvulas.

portanto talvez seja bom colocar um diodo retificador (1N4007) ou de sinal (1N4148) em série com o led e mais um resistor limitador pra não queimar o led no pico inverso.
A ideia é usar um 1N4002 (não tenho o 4007, mas acredito que o 4002 dê conta) em série. Confesso que não compreendi o resistor limitador de pico inverso. Então seriam dois resistores, um para limitar a corrente e o outro para o pico inverso, ou é o mesmo resistor?

Eu usaria um resistor pra cada led e ligaria cada conjunto led-resistor em paralelo com os outros dois leds-resistores  pra ter o brilho igual (todos ligados a  um diodo retificador). Pode ser um resistor de 1kohm pra cada led, assim a corrente nos leds  não vai ser alta e menos ruído vai gerar (os de alto brilho não precisam de muita corrente e nem serem ligados com a corrente máxima).
Tinha pensado em um único resistor para os 3 leds, mas a sua sugestão me deu uma outra ideia: que tal usar três conjuntos diodo-led-resistor? Eu usaria diodos a mais (o que não é problema), mas poderia soldar cada conjunto diretamente aos terminais dos filamentos nos soquetes, evitando assim fios percorrendo o chassis.

Outra pergunta, se fiz a conta corretamente, 1Kohm daria 3.6mA para cada led. Não é pouco para essa aplicação? Para pedais é o suficiente, uso até menos. Fiz 6.3V - 0.7V (diodo) - 2V (led, sei que varia entre 1.8V a 2.2V, então usei o valor médio) = 3.6V / 1K = 3.6mA.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 07 de Março de 2018, as 17:22:12 »

A ordem das palavras é que ficou errada, ficou mal escrito e o entendimento prejudicado. O resistor é limitador só para as correntes diretas no led. No sentido inverso, o diodo retificador bloqueia praticamente toda corrente reversa.

Como você vai usar um led pra cada soquete, fica feio e inviável ficar passando fio vindo de um led ou diodo até o outro soquete.  Em cada soquete, solde diretamente nos terminais dele, um conjunto led+resistor+diodo distinto. Pena que são 3 conjuntos, se fosse um número par, poderia ser metade dos conjuntos em cada semi-ciclo dos 6,3Vac. Como são três, dois podem ficam num sentido (semi-ciclo) e 1 em outro sentido.

A conta não é fácil, já que 6,3Vac é valor eficaz (ou 8,9V de pico). Mas tem que levar em conta a perda da tensão no diodo, a tensão no led, e descobrir a corrente eficaz no resistor com retificação em meia onda (só aproveita metade).

Mas o negócio não é  crítico.  Use com 1kohms que o led vai acender bem. Se achar fraco, mude pra 470 ohms (teste antes da montagem, ligando só o secundário de 6,3Vac do transformador no led+resistor+diodo e veja se ficou bom).
« Última modificação: 07 de Março de 2018, as 17:23:55 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 07 de Março de 2018, as 17:55:18 »

Vou fazer o teste usando um conjunto para cada led. No caso de achar fraco, dá para experimentar um resistor em paralelo ao de 1Kohm.

Só para ver se eu compreendi a questão dos semi-ciclos. Supondo os fios dos filamentos sendo verde e azul, todos os verdes ligados ao terminal 4 das válvulas e todos os azuis ligados ao terminal 5, para manter a fase (não sei se no hi octane isso é crítico, mas sei que em pares/quartetos de saída deve-se levar isso em consideração). Na primeira válvula, monto o arranjo verde---|>---/\/\/\---|>---azul. Na segunda válvula, monto o arranjo azul---|>---/\/\/\---|>---verde. Na terceira válvula, igual à primeira. É isso?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 07 de Março de 2018, as 18:50:18 »

Na primeira válvula, monto o arranjo verde---|>---/\/\/\---|>---azul. Na segunda válvula, monto o arranjo azul---|>---/\/\/\---|>---verde. Na terceira válvula, igual à primeira. É isso?

Isso. A ideia é não carregar tudo num dos semi-ciclos, distribuindo os conjuntos em cada sentido.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 07 de Março de 2018, as 19:49:36 »

Feito!


Feito com 1Kohm. Eu queria um pouquinho mais de brilho, mas os soquetes tem o encaixe para a blindagem, que atrapalha a visualização do brilho do led. Como não vou usá-las, vou serrar esse encaixe, aumentando a visibilidade.

Obrigado pela ajuda!
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #8 : 07 de Março de 2018, as 22:18:49 »

Ficou bonito viu! Legal!
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 07 de Março de 2018, as 23:57:59 »

Obrigado! Eu cortei os encaixes para blindagem dos soquetes, mas ainda não testei pra ver como ficou.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal