Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 06:12:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: fontes atx - vale a pena reutilizar algum componente?  (Lida 4729 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 07 de Maio de 2018, as 02:34:41 »

Um amigo que trabalha com manutenção de computadores me deu 5 fontes atx "que não funcionam". Eu peguei as fontes principalmente por causa da carcaça, para utilizar para montagem de protótipos de amplificadores. Tem alguma coisa que vale a pena resgatar das placas? Não sou familiarizado com o circuito dessas fontes, sei que dá pra aproveitar dissipadores de calor e conectores de cabo AC (os coolers o amigo já havia retirado). Encontrei em algumas indutores que provavelmente podem ser usados em circuitos do tipo "charge pump". Vi diversos CIs e transistores, mas não procurei pelos datasheets para ver se tem algo útil.
Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #1 : 07 de Maio de 2018, as 15:22:00 »

Os indutores você pode usar em filtros T em fontes, usei numa fonte de pedais e ficou muito bom. Um filtro T pode ser instalado depois da retificação de diodos e do primeiro capacitor de filtro ripple, então você instala o indutor em série com o positivo da alimentação (ou negativo) e depois coloca mais um capacitor. Utilizar nas tensões entre 9 e 18 V, já que na fonte de computador o indutor não trabalha em tensões mais altas.
Registrado

...money for nothing!!!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 07 de Maio de 2018, as 16:16:44 »

Normalmente quando a fonte pifa, os transistores ou diodos (fast diodes) são sempre danificados (quando não são a causa do não funcionamento), então se retirá-los, um simples teste com o multímetro é suficiente. Embora outro dia o que estourou na fonte do meu PC foi um capacitor eletrolítico (andam estourando muito ultimamente, na fonte chaveada do meu monitor foram 3 com problemas). Então eu não acho que os capacitores valham a pena ser aproveitados.
Os cis de controle, se estiverem bons, só terão utilidade em fontes chaveadas.
Outro que pode ser útil é o transformador principal da fonte chaveada (o kem e o Eduardo andaram comprando algumas fontes queimadas na Santa Ifigênia pra pegar esses componentes). Esses transformadores tem núcleo de ferrite e servem para frequências mais altas do que os 60Hz da rede.
Tirando isso, chaves, porta-fusíveis, fiação, sempre podem ser úteis em outras montagens.
Se puder, coloque fotos das placas das fontes aqui, pra gente ver o que mais pode ser útil.
« Última modificação: 07 de Maio de 2018, as 16:28:24 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #3 : 07 de Maio de 2018, as 17:28:15 »

O que sempre aproveito de fontes atx são os fios, tomadas, cabos, passa fios, chave de seleção 110v ou 220v e a própria carcaça... para algumas montagens facilita bastante.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 08 de Maio de 2018, as 06:02:02 »

Bom, depois de analisar com um pouco mais de calma e ler os comentários, o que vai me ser útil são carcaça, fios e conectores. Chaves e porta fusíveis não tem. O resto são capacitores, resistores, alguns transistores comuns e outros que são para uso específico em fonte chaveada (e que não vou usar), ou seja, componentes que não valem o trabalho de serem retirados (embora ache esses resistores de 1/6W muito bonitinhos). Retirei também dois indutores que espero que possa usar numa fonte charge pump com o 555, para converter 12V em cerca de 200V e alimentar umas válvulas. Os transformadores principais não sei se estão bons, e juntando isso com o preço altíssimo dos correios não sei se valeria a pena oferecê-los ao kem e/ou Eduardo.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal