Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:53:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda com amp meteoro nitrous 150b  (Lida 3636 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 19 de Maio de 2018, as 22:11:59 »

Um amigo comprou esse amplificador novo. Após um tempinho de uso, parou de sair som, ele levou na loja (garantia) e arrumaram. Mais uns dias de uso, o problema retornou. Levou na loja, arrumaram. Esses dias atrás, aconteceu novamente. Ele estava tocando baixo com a banda dele, e o som simplesmente sumiu. Então ele perguntou se eu não podia dar uma olhadinha sem compromisso.

O amplificador liga (no sentido de acender a luz da chave), faz um "pop" no falante ao ser ligado e um leve ruído de fundo. Não há sinal saindo do line out, então o problema está na alimentação ou no pré em si. Abri e me deparei com esse resistor carbonizado na placa de potência, próximo ao circuito da fonte:


Gostaria de saber se alguém já teve problema parecido com esse e também saber o valor do resistor, pois não consigo ler as cores devido à carbonização.
Registrado
estomagado
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 18

Sou um cara amargo e chato.


« Responder #1 : 20 de Maio de 2018, as 05:42:11 »

Observe aquele resistor grande que esta montado em pé. Ele tambem nao é original. A placa embaixo dele está com marca de carbonizacao.
Registrado

Tio Ulbrich
Músico fracassado e velho resmungão.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 20 de Maio de 2018, as 14:40:29 »

Não tinha me atentado a esse detalhe. Acredito que ele tenha sido substituído na última ida à manutenção. Pela posição no circuito, acredito que eles tenham o mesmo valor.

Editado: realmente estão na mesma posição no circuito, um conectado ao terminal 1 e outro ao 4 da ponte de retificação. O verde parece ser de 10 ohm, o que me pareceu um valor bem baixo.
« Última modificação: 20 de Maio de 2018, as 15:02:36 por marcao_cfh » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 20 de Maio de 2018, as 17:29:54 »

O valor para esse resistor é realmente 10ohms/2w, está no esquema. Como esse circuito é o de fonte para o pré, além de trocar o componente, eu procuraria o problema no próprio pré, que possivelmente está consumindo corrente muito mais alta do que deveria.

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 20 de Maio de 2018, as 17:44:49 »

Obrigado pela informação, Matec! Eu estava me guiando pelo esquema do CB150, pois não havia encontrado o esquema do 150B. Vou comprar o resistor e fazer a substituição, além de fazer uma vistoria no pré para ver se há algum curto ou algo que resulte em consumo de mais corrente que o necessário.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #5 : 20 de Maio de 2018, as 18:37:29 »

O esquema dessa parte eu vi no esquema do GS160 Rev3.0 .

Nesse caso vale o teste do dedo sobre os componentes do pré para ver se há algum sobreaquecendo. Veja também se não há algum possível curto na placa, ou trilha da placa encostando no chassis.
 Smiley
« Última modificação: 20 de Maio de 2018, as 18:46:47 por Matec » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 21 de Maio de 2018, as 01:21:24 »

Vou fazer o teste sim. A placa não encosta no chassis. A loja de componentes fica a uns 25Km de casa, como é difícil eu ir pra cidade vizinha só pra comprar componentes e eu estava precisando fazer uma compra na Multcomercial, pedi o resistor por lá. Tive que superdimensionar e pedir um de 5W, pois os de 2W e 3W estavam em falta. Então preciso esperar chegar o pedido pra fazer a troca e testes.

Uma coisa que reparei é que um dos dois parafusos que prendem a placa da fonte e potência estava faltando, deixando a placa solta. Pode ser que o dissipador de um dos Tip31 encostou no chassis e causou um curto, provocando a queima do resistor.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 07 de Junho de 2018, as 03:14:10 »

Hoje consegui arranjar um tempinho para fazer a troca do resistor. O antigo estava tão carbonizado que se partiu ao meio quando fui removê-lo. Foi tirar um, colocar outro e o amplificador voltou à vida. Fiz o teste do dedo no pré e nenhum componente estava esquentando, o que me leva a duas hipóteses: ou o dissipador de um dos TIP31 encostou no chassis e deu um curto (a placa do power estava solta) ou o resistor estava subdimensionado (o outro resistor que forma par com esse foi trocado por um de 5W). No mais, ele está funcionando novamente. Obrigado novamente, Matec e estomagado!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal