Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Março de 2024, as 23:24:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem do Noisy Cricket  (Lida 9198 vezes)
Akilla
Visitante
« : 13 de Junho de 2018, as 06:34:55 »

HELP! montei esse mini amplificador mas aconteceu uma tragedia _
Esse capacitor que esta com uma seta vermelha na foto explodiu depois de 3 segundos com o amplificador ligado
O amplificador não produziu nenhum som, apenas um ruido bem pequeno

Obs1.: Não coloquei esse LED indicado no esquema, isso faz alguma diferença?
Obs2.: O potenciômetro de Gain eu coloquei um de 10K

Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 13 de Junho de 2018, as 09:48:15 »

Pode ser que o capacitor foi soldado invertido!
Pode ser que exista algum curto entre +B e terra.
Ou então, uma voltagem muito maior que 9v passou por aí.

Verifique tudo com atenção, aposto em capacitor invertido ou com tensão inferior a sugerida.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Akilla
Visitante
« Responder #2 : 13 de Junho de 2018, as 16:59:49 »

Pode ser que o capacitor foi soldado invertido!
Pode ser que exista algum curto entre +B e terra.
Ou então, uma voltagem muito maior que 9v passou por aí.

Verifique tudo com atenção, aposto em capacitor invertido ou com tensão inferior a sugerida.

Invertido não foi, conferi isso milhares de vezes antes
Acho que o mais provável do que você falou seja a fonte mesmo, vou medir ela e dou um feedback
Esse curto que você falou, como eu poderia identificar ele sem ligar a placa?
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #3 : 13 de Junho de 2018, as 17:19:00 »


Acho que o mais provável do que você falou seja a fonte mesmo, vou medir ela e dou um feedback

Esse curto que você falou, como eu poderia identificar ele sem ligar a placa?


Sim, verifique a fonte, pode ser que ela está mandando mais voltagem.

Esse tipo de montagem, apesar de parecer muito fácil, não é, pois as trilhas são muito próximas umas das outras e pode acontecer de um pouco de solda a mais, juntar uma trilha com a outra, ocasionando curto. E é muito fácil esquecer de fazer os furos maiores que separam parte das trilhas.

Para verificar, a primeira coisa é olhando, depois, com um multímetro, verificar se existe ou não um curto entre as trilhas.

Verifique também se o circuito integrado é mesmo o lm386, e verifique o alto falante que está utilizando, se ele está bom.



Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Akilla
Visitante
« Responder #4 : 13 de Junho de 2018, as 17:22:55 »


Acho que o mais provável do que você falou seja a fonte mesmo, vou medir ela e dou um feedback

Esse curto que você falou, como eu poderia identificar ele sem ligar a placa?


Sim, verifique a fonte, pode ser que ela está mandando mais voltagem.

Esse tipo de montagem, apesar de parecer muito fácil, não é, pois as trilhas são muito próximas umas das outras e pode acontecer de um pouco de solda a mais, juntar uma trilha com a outra, ocasionando curto. E é muito fácil esquecer de fazer os furos maiores que separam parte das trilhas.

Para verificar, a primeira coisa é olhando, depois, com um multímetro, verificar se existe ou não um curto entre as trilhas.

Verifique também se o circuito integrado é mesmo o lm386, e verifique o alto falante que está utilizando, se ele está bom.





Eu to pensando em tirar tudo e refazer as soldas, porque esqueci de limpar a placa antes e to achando que essa solda esta velha
você acha valido fazer isso?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 13 de Junho de 2018, as 17:33:26 »

Solda velha e placa suja atrapalham no contato entre componentes e trilhas. Seu problema não foi esse. Se não estava invertido, aposto em um curto em algum lugar. Aliás, esse capacitor não é necessário para o funcionamento do circuito, ele é um filtro de alimentação para diminuir ruídos. Ou seja, seu problema está em outro lugar mesmo. Poste fotos da montagem, o mais detalhado possível. Também ligue o circuito, coloque o dedo em cima do 386 e veja se ele esquenta, desligue assim que ele começar a esquentar ou após cerca de 1 minuto se ele não esquentar.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #6 : 13 de Junho de 2018, as 18:15:37 »

Eu to pensando em tirar tudo e refazer as soldas, porque esqueci de limpar a placa antes e to achando que essa solda esta velha
você acha valido fazer isso?

Válido é, pois terá a certeza de começar algo totalmente novo e com mais atenção, porém, perde-se na experiência, aprendizado, seria legal você tentar encontrar onde está o problema antes de iniciar uma nova placa.

O Marcão deu umas dicas muito boas, tente segui-las antes de iniciar uma nova montagem.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Akilla
Visitante
« Responder #7 : 13 de Junho de 2018, as 18:52:01 »

Acho que descobri o que aconteceu, eu não usei o JFET MPF102 usei um equivalente, o BF245
mas pelo que vi no datasheet os terminais são invertidos

https://www.mouser.com/ds/2/149/BF245C-888672.pdf
https://www.mouser.com/ds/2/149/MPF102-889956.pdf

é isso mesmo? e se for o componente pode ter queimado?
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #8 : 13 de Junho de 2018, as 19:01:54 »

Acho que descobri o que aconteceu, eu não usei o JFET MPF102 usei um equivalente, o BF245
mas pelo que vi no datasheet os terminais são invertidos
é isso mesmo? e se for o componente pode ter queimado?

A pinagem é diferente sim, basta inverter.

Não acho que seja esta a causa do capacitor ter explodido, visto que já inverti muito jfet sem ter esse problema, mas vai saber...

Todos capacitores que explodi, a causa sempre foi polaridade invertida ou algum curto na fonte de alimentação.

Não acredito que ele tenha queimado, a voltagem é muito baixa para isso e eu mesmo já inverti muito fet e jfet.

Se der, coloca as fotos da sua montagem, ajuda bastante, frente e verso.


-----
Só mais uma coisa, a fonte que você está utilizando é de 9V com centro positivo ou negativo? pode ser esse o seu problema, uma inversão de polaridade na fonte ou na placa do amplificador.
« Última modificação: 13 de Junho de 2018, as 19:43:39 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Akilla
Visitante
« Responder #9 : 13 de Junho de 2018, as 19:45:18 »

Acho que descobri o que aconteceu, eu não usei o JFET MPF102 usei um equivalente, o BF245
mas pelo que vi no datasheet os terminais são invertidos
é isso mesmo? e se for o componente pode ter queimado?

A pinagem é diferente sim, basta inverter.

Não acho que seja esta a causa do capacitor ter explodido, visto que já inverti muito jfet sem ter esse problema, mas vai saber...

Todos capacitores que explodi, a causa sempre foi polaridade invertida ou algum curto na fonte de alimentação.

Não acredito que ele tenha queimado, a voltagem é muito baixa para isso e eu mesmo já inverti muito fet e jfet.

Se der, coloca as fotos da sua montagem, ajuda bastante, frente e verso.


-----
Só mais uma coisa, a fonte que você está utilizando é de 9V com centro positivo ou negativo? pode ser esse o seu problema, uma inversão de polaridade na fonte ou na placa do amplificador.

Centro positivo, vou te mandar as fotos, to só fazendo upload e ja mando aqui

-----
Acho que descobri o que aconteceu, eu não usei o JFET MPF102 usei um equivalente, o BF245
mas pelo que vi no datasheet os terminais são invertidos
é isso mesmo? e se for o componente pode ter queimado?

A pinagem é diferente sim, basta inverter.

Não acho que seja esta a causa do capacitor ter explodido, visto que já inverti muito jfet sem ter esse problema, mas vai saber...

Todos capacitores que explodi, a causa sempre foi polaridade invertida ou algum curto na fonte de alimentação.

Não acredito que ele tenha queimado, a voltagem é muito baixa para isso e eu mesmo já inverti muito fet e jfet.

Se der, coloca as fotos da sua montagem, ajuda bastante, frente e verso.


-----
Só mais uma coisa, a fonte que você está utilizando é de 9V com centro positivo ou negativo? pode ser esse o seu problema, uma inversão de polaridade na fonte ou na placa do amplificador.

Centro positivo, vou te mandar as fotos, to só fazendo upload e ja mando aqui

As fotos
https://www.4shared.com/photo/u7b2GlKWgm/IMG_20180613_143051.html

Agora eu vou inverter o JFET que soldei errado e soldar outro capacitor e usar outra fonte
« Última modificação: 13 de Junho de 2018, as 20:39:13 por Akilla » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #10 : 13 de Junho de 2018, as 20:50:19 »


Centro positivo, vou te mandar as fotos, to só fazendo upload e ja mando aqui

As fotos

Agora eu vou inverter o JFET que soldei errado e soldar outro capacitor e usar outra fonte


Pelo que deu para ver nas imagens, é o seguinte:

Se a sua fonte é centro positivo, então existe um problema no jack de entrada da fonte na caixa do seu amplificador, pois pela imagem, se não estou errado e vendo coisas, está com centro negativo, assim, o curto acontece entre terra e positivo, ocasionando a queima ou estouro do capacitor, dentre outros problemas...

Se não foi a câmera que inverteu as imagens, a sua placa parece estar invertida ou com layout invertido.

Fora isso, precisa limpar a placa, está muito oxidada nas trilhas, as soldas precisam estar mais fluídas, mas isso se consegue praticando.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Akilla
Visitante
« Responder #11 : 13 de Junho de 2018, as 21:19:45 »


Centro positivo, vou te mandar as fotos, to só fazendo upload e ja mando aqui

As fotos

Agora eu vou inverter o JFET que soldei errado e soldar outro capacitor e usar outra fonte


Pelo que deu para ver nas imagens, é o seguinte:

Se a sua fonte é centro positivo, então existe um problema no jack de entrada da fonte na caixa do seu amplificador, pois pela imagem, se não estou errado e vendo coisas, está com centro negativo, assim, o curto acontece entre terra e positivo, ocasionando a queima ou estouro do capacitor, dentre outros problemas...

Se não foi a câmera que inverteu as imagens, a sua placa parece estar invertida ou com layout invertido.

Fora isso, precisa limpar a placa, está muito oxidada nas trilhas, as soldas precisam estar mais fluídas, mas isso se consegue praticando.

A Ligação do jack esta assim


Acho que não inverti o layout, segui como na imagem, mas as ligações dos fios estão corretas

Não me atentei a isso, tinha que ter limpado e usado uma solda nova
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #12 : 13 de Junho de 2018, as 21:37:45 »


A Ligação do jack esta assim

Acho que não inverti o layout, segui como na imagem, mas as ligações dos fios estão corretas

Não me atentei a isso, tinha que ter limpado e usado uma solda nova


Akilla, a sua fonte, você disse que é com centro positivo, se realmente for centro positivo, ela entrará em curto na hora que você conectá-la no jack da fonte do noisy cricket, mas por que? por que nas suas fotos, o jack da fonte do noisy cricket, está com o centro negativo, entendeu? o fio preto está ligado naquele terminal grande do jack, o terminal grande do jack, é o terminal central do jack, ou seja, o jack da fonte do noisy cricket, está como centro negativo, ou seja, centro negativo do noisy cricket  (x) centro positivo da fonte de 9v = curto.

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Akilla
Visitante
« Responder #13 : 13 de Junho de 2018, as 21:46:45 »


A Ligação do jack esta assim

Acho que não inverti o layout, segui como na imagem, mas as ligações dos fios estão corretas

Não me atentei a isso, tinha que ter limpado e usado uma solda nova


Akilla, a sua fonte, você disse que é com centro positivo, se realmente for centro positivo, ela entrará em curto na hora que você conectá-la no jack da fonte do noisy cricket, mas por que? por que nas suas fotos, o jack da fonte do noisy cricket, está com o centro negativo, entendeu? o fio preto está ligado naquele terminal grande do jack, o terminal grande do jack, é o terminal central do jack, ou seja, o jack da fonte do noisy cricket, está como centro negativo, ou seja, centro negativo do noisy cricket  (x) centro positivo da fonte de 9v = curto.



Esse terminal grande é o pino? nunca ia imagina que é isso, nunca tinha usado esse terminal com 3, segui o que esta na foto
Vou inverter aqui  
« Última modificação: 14 de Junho de 2018, as 03:09:12 por Akilla » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #14 : 13 de Junho de 2018, as 21:55:30 »

Se não foi a câmera que inverteu as imagens, a sua placa parece estar invertida ou com layout invertido.
Reforço o comentário do Mallermb. Algo com certeza está invertido. Isso está claro ao comparar a última foto com o layout, eles devem ser exatamente iguais e não espelhados.

Quanto a queimar, o JFET raramente queima com tensão invertida. Não se preocupe quanto a isso. Mas o 386... ainda bem que você usou um soquete.

Editado: comentário fora do tópico mas importante: cuidado com gírias e internetês. Tem alguns no meio das suas postagens, logo você leva um puxão de orelha da moderação Cheesy

Editado novamente: não sei se é impressão minha, mas parece que há algumas pontes de solda entre as trilhas. Por exemplo, na primeira foto, canto inferior direito, um pouco à esquerda do fio branco.
« Última modificação: 13 de Junho de 2018, as 21:59:31 por marcao_cfh » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal