Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:30:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BATERIA 15v 10F20  (Lida 5881 vezes)
nandinhuuoliveira
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« : 20 de Junho de 2018, as 20:06:16 »

Olá a todos,


estou a procura de bateria 15v 10f20, para um Mutimetro analógico Weston Schlumberger 660 1976, estou restaurando ele e só falta essa bateria.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

será que alguém tem ela no Brasil ?, vi que existe uma substitutiva, mas não achei o seu código correto.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 21 de Junho de 2018, as 04:47:50 »

411A

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
nandinhuuoliveira
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #2 : 21 de Junho de 2018, as 12:27:29 »

Obrigado Kem.

Vi na altana mas lá só tem a 15F20, será que o Eduardo não tem ela, ou saiba quem tem ?
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 21 de Junho de 2018, as 21:04:55 »

Manda uma MP pro Eduardo, talvez ele consiga a bateria para você, ou te indique onde encontrar.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 21 de Junho de 2018, as 23:34:12 »



Eu não achei o esquema do modelo 660, mas achei o do modelo 663 que é bem parecido. A bateria de 15V só é usada no ohmimetro na escala de x10000.  Existe um resistor em série R15 de 180k (o marcado pelo círculo vermelho) que pode ser trocado por outro valor de forma que você possa usar a bateria que o Eduardo vende (de 22,5V que eu uso no meu Sanwa analógico).  
Pra descobrir o valor do resistor, o jeito mais fácil é você pegar uma fonte de 15Vdc e colocar-ligar no lugar da bateria de 15V e medir quanto é a tensão sobre o resistor marcado pelo círculo (quando curto circuitar as pontas e ajustar o ponteiro para fim de escala = 0 ohms na escala de x10k). Calcule a corrente que passa nele (tensão dividido por 180k) e aí a resistência adicional que ele precisa ter seria de (22,5V - 15V)/corrente calculada.
Em resumo: trocar o resistor de 180k por um valor maior de forma que a diferença de 7,5V a  mais da bateria de 22,5V recaia sobre o novo resistor.
 
Daria pra fazer uma conta, mas tem várias resistências em paralelo, trimpots e um termistor e eu estou com preguiça mental.  Cheesy

Agora esse multímetro não é grande coisa não. A sensibilidade dele é baixa (20kohm/volt) e nem tem o espelhinho na escala pra evitar o erro de paralaxe na leitura.

« Última modificação: 21 de Junho de 2018, as 23:43:10 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #5 : 22 de Junho de 2018, as 00:01:45 »

Pra descobrir o valor do resistor, o jeito mais fácil é você pegar uma fonte de 15Vdc e colocar-ligar no lugar da bateria de 15V e medir quanto é a tensão sobre o resistor marcado pelo círculo (quando curto circuitar as pontas e ajustar o ponteiro para fim de escala = 0 ohms na escala de x10k). Calcule a corrente que passa nele (tensão dividido por 180k) e aí a resistência adicional que ele precisa ter seria de (22,5V - 15V)/corrente calculada.
Em resumo: trocar o resistor de 180k por um valor maior de forma que a diferença de 7,5V a  mais da bateria de 22,5V recaia sobre o novo resistor.

Isso vai alterar a escala de resistências no alcance x10k. Sugiro pegar duas dessas baterias de 12 V de controle remoto, desmontá-las para retirar as pilhas individuais e montar uma bateria de 15 V com dez pilhas em série. A bateria assim montada fica menor do que a bateria original, cabendo sem dificuldade no local previsto para a bateria de 15 V.
« Última modificação: 22 de Junho de 2018, as 00:05:57 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
nandinhuuoliveira
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #6 : 22 de Junho de 2018, as 00:15:41 »

Na verdade, eu pensei em utilizar outra bateria mesmo, mas ai iria alterar o produto.

Eu tenho uma estimação gigante por esse multímetro(mesmo não sabendo usar ele corretamente, uso o meu Fluke, _), era do meu pai, quando ele entrou para trabalhar na Plessey em 1976, o mesmo ano dele, mas quando ele entrou ele foi pra área de desenhos, e só depois, que foi pra rua

Meu pai achou ele jogado dentro de uma mala 007, no fundo do armário, e ele me disse que usou muito fazendo instalações pela Siemens, efetuando reparos em placas de tronco e de ramais, e então queria recuperar ele e lhe dar de novo o multímetro.

eu achei o esquema elétrico do 661, e já fiz os reparos nos resistores alterados dele que só dava leitura de 55v, em 114v, limpei ele inteiro, e só falta essa para ele ficar inteiro de novo.


mesmo assim muito obrigado gente, vou comprar no aliexpress mesmo e rezar para chegar até agosto no aniversário dele

-----
Pra descobrir o valor do resistor, o jeito mais fácil é você pegar uma fonte de 15Vdc e colocar-ligar no lugar da bateria de 15V e medir quanto é a tensão sobre o resistor marcado pelo círculo (quando curto circuitar as pontas e ajustar o ponteiro para fim de escala = 0 ohms na escala de x10k). Calcule a corrente que passa nele (tensão dividido por 180k) e aí a resistência adicional que ele precisa ter seria de (22,5V - 15V)/corrente calculada.
Em resumo: trocar o resistor de 180k por um valor maior de forma que a diferença de 7,5V a  mais da bateria de 22,5V recaia sobre o novo resistor.

Isso vai alterar a escala de resistências no alcance x10k. Sugiro pegar duas dessas baterias de 12 V de controle remoto, desmontá-las para retirar as pilhas individuais e montar uma bateria de 15 V com dez pilhas em série. A bateria assim montada fica menor do que a bateria original, cabendo sem dificuldade no local previsto para a bateria de 15 V.

Interessante, nunca abri uma bateria dessas de controle, tenho umas 4 aqui novinhas, vou abrir uma, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
« Última modificação: 22 de Junho de 2018, as 00:20:14 por nandinhuuoliveira » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 22 de Junho de 2018, as 00:17:30 »

Isso vai alterar a escala de resistências no alcance x10k. Sugiro pegar duas dessas baterias de 12 V de controle remoto, desmontá-las para retirar as pilhas individuais e montar uma bateria de 15 V com dez pilhas em série. A bateria assim montada fica menor do que a bateria original, cabendo sem dificuldade no local previsto para a bateria de 15 V.

Humm pode ser que altere mesmo, não pensei nisso. Outra alternativa é pegar a bateria de 22,5V ou as duas de 12V e fazer uma plaquinha com um regulador 7815 (ou colar o regulador na bateria e fazer ligações com fios) pra ligar no lugar da bateria.  Na verdade, não vale a pena gastar tanto suor e dinheiro com essa única escala do ohmímetro. Qualquer multímetro digital mede resistências altas muito melhor que esses analógicos.

Citar
Interessante, nunca abri uma bateria dessas de controle, tenho umas 4 aqui novinhas, vou abrir uma, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Eu vivo desmontando essas baterias de 12V GP23. Tem 8 baterias botão dentro de uma. Elas oxidam os contatos e a bateria de 12V deixa de funcionar. Então eu desmonto, lixo os contatos dos botões e grudo 8 com fita adesiva pra refazer a bateria de 12V.  São muito porcaria mesmo. E de vez em quando eu preciso ficar batendo o controle remoto do portão de casa para dar contato.
« Última modificação: 22 de Junho de 2018, as 00:21:16 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 22 de Junho de 2018, as 06:49:48 »

mesmo assim muito obrigado gente, vou comprar no aliexpress mesmo e rezar para chegar até agosto no aniversário dele
Uma dica: importar baterias pode ser um pouco arriscado. Já li relatos de que a alfândega mandou de volta para o país de origem algumas baterias. Inclusive, já vi baterias que queria comprar no aliexpress ou amazon, mas não enviavam para o Brasil.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #9 : 22 de Junho de 2018, as 16:16:38 »

 Senhores, bom dia!

 Será que não seria possível a utilização de uma bateria LiPo pequena de 4 células, totalizando 14,8v (3,7 x 4)? Existem algumas pequenas de 450mAh e 850mAh.
 A vantagem seria a possibilidade de recarga quando fosse necessário.

 Também poderiam ser utilizadas 4 baterias Li-Ion, também de 3,7v, em série...

 Eduardo
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #10 : 22 de Junho de 2018, as 19:02:54 »

Se for pra usar bateria recarregável, eu acho que seria uma boa usar uma só de 3,7v, um módulo de recarga via micro-usb (todo mundo tem carregardor desses hoje em dia), e usar uma placa "booster dc-dc" para gerar os 15v.

Módulo de recarga:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1040260574-modulo-tp4056-placa-tp4056-carregador-bateria-lipo-_JM

Booster DC-DC:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-962105593-conversor-dcdc-step-up-boost-elevador-mt3608-ajustavel-_JM
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #11 : 22 de Junho de 2018, as 20:10:52 »

O tempo em que se consome corrente dessas baterias de 15 V ou 22,5 V durante uma medição é tão curto e a corrente drenada é tão diminuta que essas baterias praticamente se esgotam por autodescarga. O colega vai carregar as pilhas de lítio uma vez a cada dez anos...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #12 : 23 de Junho de 2018, as 03:11:26 »

Citar
Agora esse multímetro não é grande coisa não. A sensibilidade dele é baixa (20kohm/volt) e nem tem o espelhinho na escala pra evitar o erro de paralaxe na leitura.
Xformer, concordo plenamente que  esse multímetro é de baixa qualidade, mas, pelo aspecto antiquado, aparenta ser o que havia de melhor na época. Inclusive ele parece ser anterior ao Sanwa 320-X que foi referência na época e que atualmente tem a venda no ML por quase 1890 Reais (o vendedor tá viajando!!).

A verdade dos fatos é que os melhores multímetros analógicos do mundo, em todos os tempos, sempre foram os Simpson e ainda são. São americanos, feitos com materiais da mais alta qualidade e por isso são caros, mas, valem cada centavo. E eles também fabricam voltímetros eletrônicos (VOM) analógicos de ponteiro.
https://simpsonelectric.com/products/test-equipment/vom-multimeters
https://www.tequipment.net/Simpson/160/Handheld-Multimeter/

Citar
O tempo em que se consome corrente dessas baterias de 15 V ou 22,5 V durante uma medição é tão curto e a corrente drenada é tão diminuta que essas baterias praticamente se esgotam por autodescarga. O colega vai carregar as pilhas de lítio uma vez a cada dez anos...

A.Sim discordo do que você fala porque tenho baterias recarregáveis de Ion Lithium e elas só cumprem o objetivo, mesmo com baixíssima corrente de uso (µA) por no máximo uns 20 dias, ou seja, elas se descarregam sozinhas, mesmo sem uso.

As "pilhas de lítio" a que você se refere são normalmente em formato de moeda e, com baixa corrente de uso, podem manter a carga por 10 anos ou mais, mas, não são recarregáveis.
« Última modificação: 23 de Junho de 2018, as 03:42:59 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 23 de Junho de 2018, as 03:59:08 »

Pra mim o melhor multímetro analógico não eletrônico que eu conheço é o Hioki modelo 3010 (antigo). Ele é o que tem o galvanômetro (microamperímetro) mais sensível de 10uA, portanto a sensibilidade dele é de 100k ohms por volt e com suspensão taut band.
https://www.radiomuseum.org/r/hioki_multitester_3010_new.html



Eu tenho um Sanwa 320XB e a sensibilidade dele é de 50k ohms por volt (microamperímetro de 17uA). Na escola usava o Hioki AF-105 também de 50k ohms/V.

Nem sabia que a Simpson ainda fabrica multímetros. Mas parece praga, hoje em dia só tem multímetro analógico com sensibilidade de 20k ohms/V  (microamperímetro de 50uA).  Pode ver nos sites da Sanwa, Hioki, esse da Simpson.
« Última modificação: 23 de Junho de 2018, as 04:05:04 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #14 : 23 de Junho de 2018, as 05:49:46 »

Confesso que eu também fiquei surpreso quando vi que a Simpson ainda fabrica multímetros analógicos.
Se ela não fosse tão boa na qualidade dos seus produtos, talvez não tivesse resistido a modernidade.

Quanto ao Hioki 3010 ainda é possível comprá-lo no ML por R$1150,00.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1047210892-multimetro-hioki-3010conservadissimofretegratis-_JM

Mas, no que dependesse de mim, eu jamais daria mais que 1/10 desse valor.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal