Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 10:39:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda Pedal Sound ES-3  (Lida 15911 vezes)
Stimpy
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2


« : 23 de Junho de 2018, as 20:36:33 »

Boa tarde pessoal,
Estou com o pedal Sound ES-3 com defeito no tremolo. Quando aciono a chave de Rep. ele fica mudo. Andei lendo uns tópicos aqui do fórum, e foi o único lugar onde encontrei alguma informação sobre o pedal, e pelo visto não temos nada de esquemas. Quando o abri o pedal percebi que ele ja foi mexido, então estou bem desconfiado que essa pessoa que mexeu, soldou os fios da chave de Rep. de forma incorreta, pois tem solda em terminal que não vai fio algum. Como não é possível encontrar esquema, alguém tem foto interna desse pedal ou tem como abrir um e tirar foto dessa parte do circuito? A única foto que encontrei do mesmo pedal, é de baixa resolução e não da pra ver nada.
Mais informações sobre o pedal: Esse pedal tem o Wha, Regulagem de Tom, o Repetidor (que não esta funcionando), Distorção (Tipo Fuzz) e Sirene. E tem como regular o volume pelo pedal de wha também.

Lembrando também que testei todos os resistores, transistores, diodos e potenciômetros com o multímetro e não encontrei defeitos nesses componentes. Avaliei as soldas, e aparentemente então boas também. O que encontrei foi um indutor (aparentemente do wha) que estava "mexido", e troquei por um de 500mH que tinha aqui (esse indutor eu usei em um clone de Cry Baby que nao deu certo), então o wha voltou a funcionar.   

Desde já agradeço e aguardo contato.
« Última modificação: 23 de Junho de 2018, as 20:50:02 por Stimpy » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 23 de Junho de 2018, as 20:43:57 »

Os pedais Sound eram feitos pela empresa que hoje é a Malagoli. E nem eles possuem informações sobre os pedais, visto que em um certo momento a empresa se dividiu em duas (uma para captadores e outra para pedais) e a parte responsável pelos pedais fechou as portas a muitos anos.

Eu chutaria que é algo similar a isso:


Mas posso estar totalmente enganado. É só um palpite bem no chute mesmo, visto que não tive contato com nenhum desses pedais. Mas seria meu palpite levando em consideração as funções de ambos os pedais.

Já que você tem o pedal, tire fotos dele, o máximo possível. Assim, poderemos ter uma ideia do circuito e do que pode estar acontecendo no seu pedal, chegando tanto a uma solução para o seu problema quanto possivelmente a um esquema para o pedal.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #2 : 23 de Junho de 2018, as 23:02:03 »

O Adiel tem um desses. Agora é esperar que ele entre e veja este tópico
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #3 : 24 de Junho de 2018, as 17:09:33 »

Não sei se foto vai ajudar nessa macarronada: Cheesy



Vou tentar descrever, a chave tem dois "andares"

Não Conectado  O   O   Não Conectado
Amarelo out      O   O   Não Conectado
Vermelho          O   O   Não Conectado
Chave P.VOL-UA

Vermelho Placa     O  O  Verde Placa
Não Conectado     O  O  Vermelho pot velocidade
Amarelo Placa       O  O  Não Conectado

-----


-----
Os pedais Sound eram feitos pela empresa que hoje é a Malagoli. E nem eles possuem informações sobre os pedais, visto que em um certo momento a empresa se dividiu em duas (uma para captadores e outra para pedais) e a parte responsável pelos pedais fechou as portas a muitos anos.

Eu chutaria que é algo similar a isso:

Mas posso estar totalmente enganado. É só um palpite bem no chute mesmo, visto que não tive contato com nenhum desses pedais. Mas seria meu palpite levando em consideração as funções de ambos os pedais.

Já que você tem o pedal, tire fotos dele, o máximo possível. Assim, poderemos ter uma ideia do circuito e do que pode estar acontecendo no seu pedal, chegando tanto a uma solução para o seu problema quanto possivelmente a um esquema para o pedal.

Marcao_cfh, pode ter copiado uma parte, mas no Sound tem 11 transistores contra 8 desse esquema.
« Última modificação: 24 de Junho de 2018, as 17:41:23 por Gfassuncao » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #4 : 24 de Junho de 2018, as 18:25:23 »

Bem montado o pedal ! Só essas chaves seletoras é que costumam falhar se muito exigidas
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 24 de Junho de 2018, as 18:41:48 »

Marcao_cfh, pode ter copiado uma parte, mas no Sound tem 11 transistores contra 8 desse esquema.
Sim, imaginei que pelo menos parte seja parecida. Como o Sound possui tremolo, precisa de mais transístores para isso.
Registrado
Stimpy
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2


« Responder #6 : 06 de Julho de 2018, as 16:49:47 »

Pessoal Muito obrigado pela ajuda! Verificando as fotos, a chave estava ligada corretamente.
Consegui arrumar um tempo e fazer uma análise melhor do pedal e encontrei um transistor BC547A (O primeiro na ponta da placa, bem perto do pot de vol da sirene), estava com fuga. Após a troca ele voltou a dar sinal quando pressiono a chave do tremolo.
Agora to fuçando o melhor ajuste dos trimpots, pra regular a frequência do tremolo, mas acho que já encontrei um ajuste bom.
Mais uma vez obrigado pessoal.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #7 : 17 de Julho de 2018, as 17:20:35 »

Perdão por não ter ajudado, eu só vi esse post hoje. Estou meio afastado do fórum, ultimamente.
Registrado

tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #8 : 12 de Outubro de 2022, as 14:46:13 »

Retomando esse post antigo do pedal Sound ES-3. Estou com um pedal desse para reformar e topei com algo que nunca ví em outros circuitos e nem mesmo a venda. O potênciometro duplo do Wah-Wah no pedal que tenho aqui para reformar tem dois valores distintos, o potenciometro da frente tem  valor de 100K e é logaritmico, já o potênciometro de trás do arranjo duplo é de 220K linear. Onde encontro um potênciometro duplo com esses valores?
O fabricante é "constanta".
« Última modificação: 12 de Outubro de 2022, as 14:47:52 por tufoeffect » Registrado

...money for nothing!!!
Matec
Hand MasterMind
*****
Online Online

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #9 : 12 de Outubro de 2022, as 15:32:44 »

Retomando esse post antigo do pedal Sound ES-3. Estou com um pedal desse para reformar e topei com algo que nunca ví em outros circuitos e nem mesmo a venda. O potênciometro duplo do Wah-Wah no pedal que tenho aqui para reformar tem dois valores distintos, o potenciometro da frente tem  valor de 100K e é logaritmico, já o potênciometro de trás do arranjo duplo é de 220K linear. Onde encontro um potênciometro duplo com esses valores?
O fabricante é "constanta".

Não vai encontrar. Vai ter que fazer uma boa recuperação desse potenciômetro. Batendo Cabeça

 Sad
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #10 : 12 de Outubro de 2022, as 15:44:47 »

Ou pegar um potenciometro duplo de valor maior, por exemplo 250k e alterar a curva e valor com resistores para tornar uma das resistências em 100k Log.
(particularmente, seria minha primeira opção)
http://www.pisotones.com/Potes/Potes.htm
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #11 : 13 de Outubro de 2022, as 19:17:59 »

Ou pegar um potenciometro duplo de valor maior, por exemplo 250k e alterar a curva e valor com resistores para tornar uma das resistências em 100k Log.
(particularmente, seria minha primeira opção)
http://www.pisotones.com/Potes/Potes.htm


Exatamente....pensei em fazer isto sim com um duplo de 250K, também pensei em pegar dois potênciometros simples de eixo longo, um de 220k linear e outro de 100k log e unir os dois eixos frontalmente para que sejam acionados conjuntamente.

vamos ver qual opção será melhor.
Registrado

...money for nothing!!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #12 : 13 de Outubro de 2022, as 19:33:24 »

Exatamente....pensei em fazer isto sim com um duplo de 250K, também pensei em pegar dois potênciometros simples de eixo longo, um de 220k linear e outro de 100k log e unir os dois eixos frontalmente para que sejam acionados conjuntamente.

vamos ver qual opção será melhor.

Eu iria na sugestão do Matec com um adendo. Praticar a "canibalização" da pista de outro potênciometro comum sabidamente bom e transplanta-la para este defeituoso.

Já realizei aqui em potenciômetros desta mesma fabricante e requer um pouco de habilidades manuais pra por exemplo não quebrar as orelhinhas de metal da caixa do potenciometro mas, ficou perfeito no final ! Resta só você verificar se os detalhes do encaixe e furo de ambas as pistas batem e já era...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #13 : 13 de Outubro de 2022, as 22:56:15 »

nessa linha de trocar a pista do potenciometro, também é possivel comprar um duplo de 100k log e trocar a pista traseira por uma de 220k linear, pois para remove-la basta desdobrar as travas, não é necessário sequer mexer no eixo como nos modelos mais antigos, como esse original, que são dois potenciometros inteiros com as pistas presas entre o eixo.
com isso eliminaria a necessidade de uso de resistores para acertar valor e curva.

Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #14 : 14 de Outubro de 2022, as 12:53:53 »

nessa linha de trocar a pista do potenciometro, também é possivel comprar um duplo de 100k log e trocar a pista traseira por uma de 220k linear, pois para remove-la basta desdobrar as travas, não é necessário sequer mexer no eixo como nos modelos mais antigos, como esse original, que são dois potenciometros inteiros com as pistas presas entre o eixo.
com isso eliminaria a necessidade de uso de resistores para acertar valor e curva.

Ótima ideia ! E como os potenciometros nesse pedal são ligados via fios fica ainda mais fácil
« Última modificação: 14 de Outubro de 2022, as 12:56:13 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal