Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:52:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com Pre Fender Twin + Power TDA 7294  (Lida 2484 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« : 26 de Junho de 2018, as 18:51:35 »

Olá pessoal.
Tenho meu amplificador montado há quase três anos (pré Twin + TDA 7294). Um dos mais procurados no estúdio pelo seu som clean perfeito e ausência de ruído. Mas ultimamente tem apresentado um problema, que não consigo identificar o motivo.
Ele funciona normalmente por cerca de 15 minutos, daí começa a perder potência, até ser necessário levar volume  e ganho até o máximo para poder ter algum rendimento.
Inicialmente desconfiei da válvula (que era genérica), e substituí por uma Sovtek, mas sem sucesso. Minha segunda hipótese foi o power TDA 7294. Substituí todo módulo (tinha um de reserva aqui), e também não adiantou. Agora minha desconfiança se dirige ao transformador do power (também genérico de 24+24 5A). Mas antes de partir para outra troca, resolvi pedir a ajuda dos mestres, para saber se há algum outro caminho que eu deva investigar. (Nota-se que reparo não é minha praia... Cheesy)
Agradeço qualquer ajuda. Abraço.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 26 de Junho de 2018, as 20:25:29 »

Coisas que variam com o tempo geralmente estão ligadas a capacitores. Pela sua descrição, o problema pode estar justamente na parte que você não mexeu: a fonte. Veja se tem algo esquentando demais, e veja também como estão os capacitores (se tem algum estourado ou algo do tipo).
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #2 : 26 de Junho de 2018, as 21:43:22 »

Aparentemente a fonte não tem problema... Os capacitores estão íntegros. Também imaginei que poderia ter algo a ver com os regulares da fonte. É comum eles perderem rendimento ao longo de um período de trabalho?  Roll Eyes

Outra coisa que avaliei foi a temperatura do TDA 7294, que costuma esquentar. Mas está normal (uso um dissipador parrudo de alumínio apoiado por uma ventoinha).
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 26 de Junho de 2018, as 23:55:08 »

Pra descobrir o defeito, precisa:

- Esquema elétrico dos circuitos.
- Instrumentos adequados. Pelo menos um gerador de sinais e um seguidor de sinais. O ideal é ter um gerador de áudio e um osciloscópio, mas na falta desses dá pra improvisar coisas mais simples e baratas. Um gerador de sinais pode ser um app de celular (de gerador de sinais) e um cabo com um plugue jack estéreo e duas garras jacaré. Um seguidor de sinais pode ser um pequeno amplificador LM386 com um alto-falante pequeno ou até mesmo o multímetro em escala de tensão (Vac).

- Separar os blocos e testá-los individualmente.
Primeiro separe as fontes, Teste-as sem o amplificador  e sem o pré-amplificador conectados.
Estando a fonte do pré funcionando. Ligue o pré e injete um sinal senoidal de 1000Hz com o gerador de sinais na entrada, Veja com o seguidor de sinais (ou osciloscópio) na saída o que se obtém (um apito). Se for usar o multímetro na saída, injete uma senoide de 60Hz na entrada do pré.
Se o pré estiver bom, então teste o amplificador de potência. Injete o sinal de 1kHz na entrada do amplificador de potência e veja se sai som no falante.

Tente separar as partes para descobrir em qual delas está o problema. Tentar ver a coisa como um todo é difícil e inútil nesses casos. Ficar trocando peças no chute pode não ser o melhor a ser feito. E somente em casos em que já se tem experiência e histórico de consertos é que se pode dispensar os instrumentos e ferramentas adequados.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 27 de Junho de 2018, as 00:42:32 »

Aparentemente a fonte não tem problema... Os capacitores estão íntegros.

Desculpe a pergunta, mas como sabe que os capacitores estão íntegros?
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #5 : 27 de Junho de 2018, as 04:20:08 »

Aparentemente a fonte não tem problema... Os capacitores estão íntegros.

Desculpe a pergunta, mas como sabe que os capacitores estão íntegros?
No sentido de integridade física mesmo. Não estão deformados, estufados, com vazamento, sinais de calor na placa, estão firmes na placa... coisas deste tipo.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 27 de Junho de 2018, as 05:15:47 »

Foi o que pensei, essa verificaçao visual pode dar uma ideia, é fato que capacitores estufados devem ser substituídos, mas muitas vezes capacitores danificados não são visualmente detectáveis.  Se suspeitar deles, troque, capacitores são muito baratos.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal