Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:31:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Analise de Manutenção Behringer Truth B2031A  (Lida 3441 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 24 de Julho de 2018, as 21:55:55 »

Olá a todos,

Recebi um equipamento que já foi corrigido o defeito, porém fiquei com dúvidas, vou tentar descrever abaixo  Toma na Cabeça Toma na Cabeça Toma na Cabeça

Este equipamento veio de outra oficina com este defeito que vemos no primeiro vídeo abaixo, analisando o circuito percebi que o defeito era na saída Woofer, após medições resolvi trocar o par do LM3886, não funcionou e o defeito permaneceu, fiz vários testes e concluir "erroneamente" que os CIs eram falsos, comprei outro par e outra loja, o defeito permaneceu, fiz vários testes e observei que entre os CIs que vieram nele de outra oficina, eles possuíam ganhos diferentes e um esquentava mais que o outro, então concluir novamente "erroneamente" que o mesmo estava ruim e troquei apenas esse por um CI retirado de sucata, o amplificador funcionou conforme vemos no segundo vídeo. Cheguei a conclusão que os CIs que não resolveram o problema eram falsos, mas ao testar um a um dos CIs suspeitos em outro amplificador, pude ver que eles estavam bons, em amplificador de guitarra não pude observar nenhuma diferença entre eles no timbre. Estou deixando o link do esquema para discussão, um amigo de outro fórum/grupo sugeriu que o amplificador só iria funcionar se ambos os CIs tivessem mesmo "ganho" e fossem do mesmo lote pois estão em paralelo na saída. O que acham?

https://youtu.be/nufyJ6LTEDk

https://youtu.be/u-SYCkGAC3k

Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #1 : 24 de Julho de 2018, as 22:28:00 »

Olá.

Dois CIs em paralelo, sem amarração em laço fechado entre si ? Isso só pode ser coisa de fundo de quintal.

Nãããoooo... é Behringer !

Como não há realimentação cruzada para garantir que os dois CIs trabalhem repartindo a carga, os dois CIs precisam funcionar exatamente iguais em ganho, resposta e ponto quiescente. Recomendo medir todos os componentes  periféricos de cada CI. Fugas nos capacitores C57, C59, C10 e C12 podem perturbar o circuito e fazer um dos CIs trabalhar em descompasso com o outro.

Uma maneira rápida de verificar quem está com problemas é ligar apenas um CI por vez, removendo R1 ou R2.

Se ambos os CIs funcionarem bem individualmente, substitua os dois por CIs da mesma marca e lote.




« Última modificação: 24 de Julho de 2018, as 22:40:03 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 24 de Julho de 2018, as 23:10:05 »

Eu já havia medido estes componentes antes, mas em relação ao C10 e C12 eletrolíticos, eles apresentaram ESR alto e foram trocados junto com o CI que esquentava (IC1), mas eu infelizmente não cheguei a efetuar nenhum outro teste, o amplificador funcionou e eu não sei se o defeito era no ganho ou capacitores, mas ao isolar R1 e R2, o CI retirado de sucata e instalado em IC1 apresentou o mesmo ganho no osciloscópio que o seu "vizinho IC2".

OBS: o monitor Behringer está funcionando normalmente, porem não são CIs de mesmo lote
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #3 : 24 de Julho de 2018, as 23:25:44 »

Olá.

Se C10 e C12 estavam com ESR alto, provavelmente os dois estágios estavam operando com ganhos diferentes.

O uso de CIs do mesmo fabricante e lote não é mandatório; o circuito "deve" funcionar com todos os CIs, de todos os fabricantes. Mas a prática sempre ajuda na obtenção de dois amplificadores idênticos.

E esse enjambre é Behringer !
« Última modificação: 24 de Julho de 2018, as 23:28:17 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 24 de Julho de 2018, as 23:31:32 »

Os ganhos em cada LM3886 não dependem deles, são determinados pelas redes de realimentação negativa formadas pelos resistores R17 a R19 mais os capacitores C10 e C57 para um dos cis e dos resistores R20 a R22 mais os capacitores C12 e C58 para o outro ci. Se houver diferença de valores entre os componentes equivalentes no outro ci, pode dar diferença no ganho de cada um e consequentemente no valor de amplitude do sinal na saída.
Como o casamento pode não ser perfeito, os resistores R1 e R2 nas saídas dos cis é que vão segurar a diferença nas amplitudes de saída.  Cheque se os componentes das malhas de realimentação não estão alterados.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #5 : 25 de Julho de 2018, as 01:47:33 »

Todos os componentes citados estavam bons, com exceção do C10 que marcou dentro da tolerância a capacitância, mas o ESR deu elevado, optei por trocar dos dois lados (C10 e C12).

OBS: resistores R17 ao R22 são SMD, foram medidos todos na placa, aparentemente normais, não sei se isso poderia me levar ao erro na medição. Os C57 e C58 também são SMD, mas eu tirei eles da placa para medição e deram ok....

O equipamento já estava funcionando normalmente antes de eu abrir o tópico, mas eu queira entender o que poderia ter provocado o erro.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #6 : 25 de Julho de 2018, as 17:06:13 »

Todos os componentes citados estavam bons, com exceção do C10 que marcou dentro da tolerância a capacitância, mas o ESR deu elevado, optei por trocar dos dois lados (C10 e C12).

Então...era isso aí !
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal