Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 21:52:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda Laney TF300 serie 2  (Lida 9193 vezes)
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #15 : 15 de Agosto de 2018, as 16:05:27 »

tem um trimpot de 1k ligado nos dois filamentos e terra.

Outra coisa e normal, ele no terminal por baixo do soquete da válvula da 11v e por cima onde e encaixado a válvula esta com 45v? 
« Última modificação: 15 de Agosto de 2018, as 16:14:14 por Xtrem » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #16 : 15 de Agosto de 2018, as 16:29:31 »

tem um trimpot de 1k ligado nos dois filamentos e terra.

Outra coisa e normal, ele no terminal por baixo do soquete da válvula da 11v e por cima onde e encaixado a válvula esta com 45v? 

Ok, não mexa no trimpot, apenas meça com multímetro digital qual a resistência que está marcando nesse trimpot, com o amplificador desligado, ligado não!

Se por debaixo do soquete, nos pinos referentes aos filamentos, está com 11v, ok, está normal, agora, se existe conexão no lado de cima da placa, que também coincida com os mesmos pinos do soquete, marcando 45V, não, não está nada normal, mas você tem certeza que os mesmos pinos dos filamentos, estão conectados por trilhas tanto em cima quanto em baixo da placa? veja com atenção isso!

Os filamentos das válvulas estão acendendo?

Tem como postar fotos da placa? frente e verso?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #17 : 15 de Agosto de 2018, as 17:02:53 »

tem um trimpot de 1k ligado nos dois filamentos e terra.

Outra coisa e normal, ele no terminal por baixo do soquete da válvula da 11v e por cima onde e encaixado a válvula esta com 45v? 

Ok, não mexa no trimpot, apenas meça com multímetro digital qual a resistência que está marcando nesse trimpot, com o amplificador desligado, ligado não!

Se por debaixo do soquete, nos pinos referentes aos filamentos, está com 11v, ok, está normal, agora, se existe conexão no lado de cima da placa, que também coincida com os mesmos pinos do soquete, marcando 45V, não, não está nada normal, mas você tem certeza que os mesmos pinos dos filamentos, estão conectados por trilhas tanto em cima quanto em baixo da placa? veja com atenção isso!

Os filamentos das válvulas estão acendendo?

Tem como postar fotos da placa? frente e verso?

Me desculpe, esse amplificador esta me deixando maluco, eu realmente errei o pino quando virei a placa.
Mas agora testei no pino correto e esta correta, apresentando os 11v. Os filamentos estão acendendo.
Quanto ao trimpot, eu já tinha mexido nele, mas marquei de como estava antes. Mas fiz a analise dele e ele não altera em nada a tensão que passa por ele. E ele da no máximo ( medição na placa ) 750ohms. A placa e de apenas uma face, mas vou tirar uma foto e mandar postar aqui. 
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #18 : 15 de Agosto de 2018, as 17:09:20 »


Me desculpe, esse amplificador esta me deixando maluco, eu realmente errei o pino quando virei a placa.

Mas agora testei no pino correto e esta correta, apresentando os 11v. Os filamentos estão acendendo.

Quanto ao trimpot, eu já tinha mexido nele, mas marquei de como estava antes. Mas fiz a analise dele e ele não altera em nada a tensão que passa por ele. E ele da no máximo ( medição na placa ) 750ohms. A placa e de apenas uma face, mas vou tirar uma foto e mandar postar aqui. 

O trimpot não é para alterar a tensão dos filamentos, ele funciona como um resistor, fazendo o terra virtual, para evitar ou atenuar alguns ruídos, como os de 60HZ, pedi para medir a resistência, deixe ele regulado inicialmente em 100 ohms ou um pouquinho mais, mas sempre com amplificador desligado, ok?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #19 : 15 de Agosto de 2018, as 17:27:19 »

Sim, fiz a medição dele desligado também que deu no máximo 750ohms todo fechado.
Mas a posição que ele chegou pra mim, foi em 140ohms.

Link da pcb da Válvula.

https://drive.google.com/file/d/0B3SDBpSJ8o_bRHlMV1JUdXBWQzNZS1BQWXIwTllhRnlBNk4w/view?usp=sharing
« Última modificação: 15 de Agosto de 2018, as 19:00:43 por Xtrem » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #20 : 15 de Agosto de 2018, as 19:11:05 »

Sim, fiz a medição dele desligado também que deu no máximo 750ohms todo fechado.
Mas a posição que ele chegou pra mim, foi em 140ohms.

Link da pcb da Válvula.

https://drive.google.com/file/d/0B3SDBpSJ8o_bRHlMV1JUdXBWQzNZS1BQWXIwTllhRnlBNk4w/view?usp=sharing

Minúscula a placa, detesto componentes amontoados assim... mas, funciona.

Tente deixar o trimpot em 100 ohms, depois ligue e teste se o chiado sumiu.
Na foto da placa, parece haver um resistor em série com outro,adaptado, é isso mesmo? se for, qual deveria ser o valor original e qual o valor foi conseguido nessa adaptação.

Seria interessante uma foto da placa toda, de todo amplificador, frente e verso, existem coisas que dá para perceber olhando as fotos.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #21 : 15 de Agosto de 2018, as 20:17:41 »

Então, ali foi uma adaptação com fins de diminuir aqueles -3v no catodo, mas quando você disse que era normal, eu ja retirei. O resistor original e de 68k.

O trimpot eu fiz isso deixei em 100ohms e o ruido continua, notei ele meio sujo, então troquei por um de 20k que tinha aqui, coloquei em 100ohms e fiz o teste e ainda assim o ruido persiste.

Essa placa ja passou pela mão de outro tecnico, você vai ver algumas trilhas recuperadas, mas não foi eu!  Grin

https://drive.google.com/file/d/0B3SDBpSJ8o_baWtRTUlyUThlRHNoaVByWVhTSUZlRzhaSDVJ/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B3SDBpSJ8o_bRHlMV1JUdXBWQzNZS1BQWXIwTllhRnlBNk4w/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B3SDBpSJ8o_bM3JwZlE4Z2s0U0lCbmcwZW9kNXF0Tm9HMERZ/view?usp=sharing

E agradeço muito por esta me ajudando!
« Última modificação: 15 de Agosto de 2018, as 20:19:53 por Xtrem » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #22 : 16 de Agosto de 2018, as 05:02:45 »

Então, ali foi uma adaptação com fins de diminuir aqueles -3v no catodo, mas quando você disse que era normal, eu ja retirei. O resistor original e de 68k.

O trimpot eu fiz isso deixei em 100ohms e o ruido continua, notei ele meio sujo, então troquei por um de 20k que tinha aqui, coloquei em 100ohms e fiz o teste e ainda assim o ruido persiste.

Essa placa ja passou pela mão de outro tecnico, você vai ver algumas trilhas recuperadas, mas não foi eu!  Grin


A imagem da placa está meio desfocada, mas algumas coisas terão de ser revistas, por exemplo:

As soldas de alguns potenciômetros estão com rebarbas ou escorridas, elas podem encostar em alguma trilha e dar diversos problemas, verifique.

Do lado direito da placa, vista por baixo, parece haver um circuito integrado com um rasgo do lado dele ou um belo pedaço de solda estranha, verifique alí também.

Se teve de refazer várias trilhas, terá de verificar uma a uma para ter certeza de que a solda realmente emendou elas, trilhas rompidas ou com solda fria, também dá esse som de chuva.

O cd4069ube, está com soquete correto? poderia trocar ele para eliminar que seja ele o problema.

Se o amplificador já passou por outro técnico, seria interessante saber o que ele fez no amplificador, se chegou a trocar alguma coisa, etc...
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #23 : 16 de Agosto de 2018, as 10:55:49 »

Então,

Por foto e meio ruim mesmo de analisar bem, as soldas dos potenciômetros são sujeiras da pasta e verniz da placa, mas já tinha feito a limpeza antes de retira-los pra ver se eram nele o ruido,mas não eram.

Essas trilhas já veio assim, eu perguntei ao dono ele não sabe dizer, o que foi feito, mas ele antes de ir para esse técnico foi com esse defeito também. Ai tive que recuperar assim, por ser muita trilha lascada, eu sai colocando fio de cobre e passando solda por cima.

Eu fique desconfiado desse soquete também, ele esta correto sim, mas você acha que seria uma boa troca-lo ou retirar e soldar o CD4069ube direto na placa?

Assim, pelo visto e pela cara dos componentes ele não deve ter trocado nada não, deve ter mexido bastante, tanto que rompeu as trilhas. Mas o dono também não sabe dizer.




 
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #24 : 16 de Agosto de 2018, as 11:43:01 »

Então,

Por foto e meio ruim mesmo de analisar bem, as soldas dos potenciômetros são sujeiras da pasta e verniz da placa, mas já tinha feito a limpeza antes de retira-los pra ver se eram nele o ruido,mas não eram.

Essas trilhas já veio assim, eu perguntei ao dono ele não sabe dizer, o que foi feito, mas ele antes de ir para esse técnico foi com esse defeito também. Ai tive que recuperar assim, por ser muita trilha lascada, eu sai colocando fio de cobre e passando solda por cima.

Eu fique desconfiado desse soquete também, ele esta correto sim, mas você acha que seria uma boa troca-lo ou retirar e soldar o CD4069ube direto na placa?

Assim, pelo visto e pela cara dos componentes ele não deve ter trocado nada não, deve ter mexido bastante, tanto que rompeu as trilhas. Mas o dono também não sabe dizer.




 

Bom, em relação ao CD4069UBE, não precisa remover o soquete, é até melhor que ele esteja alí, você pode simplesmente remover o circuito integrado do soquete e colocar outro no lugar, sem mexer no soquete, assim, você já elimina qualquer possibilidade de que seja ele o problema.

Pelo que pude perceber, o técnico anterior também não quis se aventurar nos transistores SMD, talvez por serem SMD, ou por não possuir as ferramentas necessárias para removê-los, assim fica um pouco mais complicado, visto que o som de chuva é muito característico de fets com defeito, especialmente no setor de chaveamento do amplificador, peguei inúmeros amplificadores com esse problema de som de chuva, 90% eram os fets com problema, os outros 10% eram potenciômetros ruins ou algum problema de falta de aterramento ou tensão abaixo do que deveria ser.

Posso até estar enganado, mas aposto que o problema está no setor de chaveamento desse amplificador!

Uma forma de testar isso de forma prática e rápida, seria seguir o esquema, eliminar a parte do chaveamento de cada canal, jumpear cada canal, ligando direto, ou seja, pulando o chaveamento, testaria isso tanto no canal limpo, quanto no canal drive, mas se você não tiver experiência para isso, melhor nem tentar, pois pode acabar dando ainda mais problemas.

Assim, teria certeza de que o problema está no chaveamento, quando troco os fets, não troco apenas um, troco todos eles, referentes ao chaveamento, pois se um deu problema, os outros também darão problema tempo depois.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #25 : 16 de Agosto de 2018, as 12:27:20 »

Tu pode me explicar melhor, como faria esse jumper?

Seria a partir do CD4069 ou nele mesmo, porque ele que fazer o o chaveamento no circuito ne, a partir do acionamento das chaves de cada canal.

O canal limpo ta funcionando bem, sem ruido.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #26 : 16 de Agosto de 2018, as 12:32:34 »

Tu pode me explicar melhor, como faria esse jumper?

Seria a partir do CD4069 ou nele mesmo, porque ele que fazer o o chaveamento no circuito ne, a partir do acionamento das chaves de cada canal.

O canal limpo ta funcionando bem, sem ruido.

Primeira coisa antes disso, o esquema que você postou, está batendo certinho com o amplificador que você tem em mãos?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #27 : 16 de Agosto de 2018, as 20:50:30 »

Tu pode me explicar melhor, como faria esse jumper?

Seria a partir do CD4069 ou nele mesmo, porque ele que fazer o o chaveamento no circuito ne, a partir do acionamento das chaves de cada canal.

O canal limpo ta funcionando bem, sem ruido.

Primeira coisa antes disso, o esquema que você postou, está batendo certinho com o amplificador que você tem em mãos?

Bate de maneira geral, mas não como diagrama, mas já localizei os componentes já. Tem ir localizando, pelo componentes em si e não pela serigrafia na placa, que isso esta diferente. Mas de maneira geral ta tranqiuilo
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #28 : 17 de Agosto de 2018, as 04:58:28 »


Bate de maneira geral, mas não como diagrama, mas já localizei os componentes já. Tem ir localizando, pelo componentes em si e não pela serigrafia na placa, que isso esta diferente. Mas de maneira geral ta tranqiuilo

Tem que dar um jeito de jumpear os pontos circulados em vermelho na imagem abaixo, talvez seja preciso dessoldar alguns pontos referentes aos transistores.
Como você já disse que o canal clean está bom, foque apenas no canal drive.

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #29 : 17 de Agosto de 2018, as 12:40:02 »

Aqui não apareceu, a imagem mas quando fui citar consegui ver o link.

Bom, você diz que devo jumpear do Source dos PFs mandando pro P3 e P33?
« Última modificação: 17 de Agosto de 2018, as 12:56:51 por Xtrem » Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal