Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 00:36:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda Laney TF300 serie 2  (Lida 9188 vezes)
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« : 11 de Agosto de 2018, as 19:02:04 »

Ola Pessoal,

Estou com esse amplificador na minha bancada, o Laney modelo TF-300 tube fusion Serie 2.
Bom o que esta ocorrendo com ele, e que o mesmo esta com ruido tipo "chuva" nos canais de driver principalmente no driver 2. E so abrir o ganho e volume que aparece e aumenta quando abrir, no caso de mexer na equalização treble middle ou bass só aumenta. a principio troquei os potenciômetros de volume e de ganho dos dois canais para testar e o ruido ainda persiste, também verifiquei os capacitores eletrolíticos tanto da placa de pre-amplificador como também da placa onde fica a válvula e estão aparentemente no multímetro e capacímetro bons
.
Alguém já passou por problema parecido que possa me dar uma dica?

Desde já, fico muito agradecido.

Segue o link do esquema abaixo.
http://www.guitarelectric.eu/schematy/Firmowe/LANEY/TF300.pdf.html
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 11 de Agosto de 2018, as 20:17:47 »

Esse ruído é muito alto? Chega a incomodar quando você está tocando ? Circuito de alto ganho são suscetíveis a ruído e beira o impossível zera-los
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #2 : 11 de Agosto de 2018, as 20:32:24 »

Bastante alto, chega a ficar no mesmo nível do som normal, sabe quando você toca e fica perceptível o ruido por trás do som da guitarra?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 11 de Agosto de 2018, as 21:21:31 »

Já tentou trocar as válvulas de pré uma de lugar com a outra? Agora que me dei por conta que o amplificador só tem uma ecc83... Teria outra pra teste ?
« Última modificação: 11 de Agosto de 2018, as 21:23:55 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #4 : 11 de Agosto de 2018, as 21:29:57 »

Já tentou trocar as válvulas de pré uma de lugar com a outra? Agora que me dei por conta que o amplificador só tem uma ecc83... Teria outra pra teste ?

Sim, já fiz isso também. Estou agora, trocando um capacitor eletrolítico de 10uf por 400v, C23 da pcb da válvula por um de 100uf pra ver como ele vai se comportar.

-----
Atualizando.

Mesmo com o C23 100uf, ainda persiste o ruido.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2018, as 22:28:09 por Xtrem » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #5 : 12 de Agosto de 2018, as 05:02:14 »

Som de chuva muito alto pode estar relacionado aos transistores, especialmente os de chaveamento, no caso, se houverem fets para chaveamento, é bom verificá-los.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #6 : 12 de Agosto de 2018, as 21:41:53 »

Som de chuva muito alto pode estar relacionado aos transistores, especialmente os de chaveamento, no caso, se houverem fets para chaveamento, é bom verificá-los.

Valeu!!!

Vou verificar, o problema e que a placa de pre-amplificador e toda SMD. O que você falou faz muito sentido porque quanto chaveio de um canal para o outro ele dar aquele barulho de "tump" bem forte.

O pior que não achei o esquema do TF300 Series 2, só tem do mais antigo.

-----
Atualizando

Eu testei todos os transistores e Fets e estão bons. Agora, quando ligado, aparece uma tensão nos terminais do ganho do drive 1 e 2 de - 3V, vem dos fets que estão ligados com os respectivos potenciômetros, eles recebem 8V no gate e esta saindo -3v no source.

 
« Última modificação: 13 de Agosto de 2018, as 03:35:44 por Xtrem » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #7 : 13 de Agosto de 2018, as 04:37:22 »


Eu testei todos os transistores e Fets e estão bons. Agora, quando ligado, aparece uma tensão nos terminais do ganho do drive 1 e 2 de - 3V, vem dos fets que estão ligados com os respectivos potenciômetros, eles recebem 8V no gate e esta saindo -3v no source.

 

Peguei muito amplificador da meteoro com esse problema, especialmente a linha GS100, testando os transistores, eles estavam bons, mas com o amplificador ligado eles deixavam vazar ruídos e sons do tipo chuva, eu apenas trocava os fets e o problema era resolvido, mas o meu conhecimento não é tão grande para pegar um Laney, deve haver uma forma de testá-los de uma forma mais adequada, com certeza alguém com mais experiência aparece por aqui para ajudar, mas aposto nos fets com problema.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #8 : 14 de Agosto de 2018, as 00:28:09 »

Bom, acho que vou ter que fazer isso mesmo,o problema e que a placa do pre-amplificador e os fets são em SMD. Ja  troquei o TL072 do primeiro canal de driver, mas essa tensão de -3v ainda aparece no terminal que vai pra placa da válvula e liga no Catodo dela.

Muito Obrigado pela dica!
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #9 : 14 de Agosto de 2018, as 04:47:54 »

Bom, acho que vou ter que fazer isso mesmo,o problema e que a placa do pre-amplificador e os fets são em SMD. Ja  troquei o TL072 do primeiro canal de driver, mas essa tensão de -3v ainda aparece no terminal que vai pra placa da válvula e liga no Catodo dela.

Muito Obrigado pela dica!

Verifique TS6, TS9, TS8, TS11.
Verifique também o circuito integrado CD4069UBE.

Acredito que o problema esteja no setor referente ao acionamento pelo footswitch.

Substituir componentes smd é um tanto complicado quando não possui as ferramentas para isso.

A tensão negativa de -3v acredito que seja comum nesse circuito, especialmente por se tratar de um tensão baixa e estar relacionada ao cátodo.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #10 : 14 de Agosto de 2018, as 21:38:51 »

Xtrem, tem como postar as tensões do transformador? No esquema não tem essa informação. Obrigado.
Registrado
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #11 : 15 de Agosto de 2018, as 13:48:18 »

Bom, acho que vou ter que fazer isso mesmo,o problema e que a placa do pre-amplificador e os fets são em SMD. Ja  troquei o TL072 do primeiro canal de driver, mas essa tensão de -3v ainda aparece no terminal que vai pra placa da válvula e liga no Catodo dela.

Muito Obrigado pela dica!

Verifique TS6, TS9, TS8, TS11.
Verifique também o circuito integrado CD4069UBE.

Acredito que o problema esteja no setor referente ao acionamento pelo footswitch.

Substituir componentes smd é um tanto complicado quando não possui as ferramentas para isso.

A tensão negativa de -3v acredito que seja comum nesse circuito, especialmente por se tratar de um tensão baixa e estar relacionada ao cátodo.

Então eu testei os TS e estão bons conforme multímetro, o CD4069UBE. ta chaveando também, na verdade não sei como testa-lo bem, mas as tensões estão alimentando aparentemente corretas. Uma duvida quanto a isso:

Clean ativo, sai 6v pro canal driver 1 e 7V pro canal driver 2.
Driver 1 ativo, sai apenas 6v pro canal driver 1.
Driver 2 ativo, sai apenas 7v pro canal driver 2.

Esses 7v pode ser alguma avaria do CD4069?


-----
Xtrem, tem como postar as tensões do transformador? No esquema não tem essa informação. Obrigado.

A alimentação pra placa da válvula esta com 240v nos p16 e p13 e os heaters com que são os p19 e p20 com 14v.

Esse esquema e de uma versão anterior, pois eu não achei o dessa versão desse amplificador que estou aqui no a bancada, as a estrutura geral e a mesma. No esquema mostra como se fosse tudo numa placa so, nesse que estou o circuito da válvula fica em uma pcb separada.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2018, as 13:53:58 por Xtrem » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #12 : 15 de Agosto de 2018, as 14:44:57 »


Os heaters, que são os p19 e p20, com 14v.


14v nos filamentos está um tanto alto, o correto deve ser 12v.

É necessário verificar as etapas de tensão e reguladores de tensão, tensões erradas, acima ou abaixo, podem interferir até no sistema de chaveamento, ocasionando ruídos, áudio vazando em um dos canais, etc...
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Xtrem
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 67

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 1


« Responder #13 : 15 de Agosto de 2018, as 15:27:00 »

Mallermb,

Essa tensão de 14V e alternada direta do transformador. Nessa caso que você fala, o erro seria no transformador então?

Nos terminais da válvula, o pino 4 e 5 aquecedor, na escala de tensão alternada recebe 11v na escala continua recebe - 115v.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2018, as 15:59:50 por Xtrem » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #14 : 15 de Agosto de 2018, as 15:59:27 »

Mallermb,

Essa tensão de 14V e alternada direta do transformador. Nessa caso que você fala, o erro seria no transformador então?

A sim, se é alternada, este valor até que está certo, até mesmo por causa da variação da rede elétrica, o correto mesmo, seria os 12v.

Esta etapa de 12v que vai para os filamentos, possui algum resistor de valor baixo que vai para o terra ou os filamentos estão conectados apenas pelos fios de 12v e mais nada?

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.07 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal