carl8

*
Iniciante
Então Renato, para não dar o passo maior que a perna, de inicio gostaria apenas de ter o controle de rotação e elevação por meio de 4 botões.
A lógica para o acompanhamento e localização de objetos celestes ficariam para uma próxima etapa.
Nunca usei Arduíno, me parece uma boa oportunidade de conhecer.

De cara, acho que vou  precisar de:

Arduíno Uno
Dois drives para motor de passo
Dois motores de passo
Engrenagens

Por hora, só encontrei engrenagens de plástico, algum sabe onde encontro de metal?

Quote from: Eduardo on 28 de November de 2018, as 09:29:11
Parabéns pelo projeto, Carl8!

Valeu Eduardo!

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Caso não encontre as engrenagens de metal; pode-se pensar na possibilidade de usar barra roscada como eixo sem fim e porcas para para fazer a tração.

Onde encontra engrenagens de metal com facilidade é nas sucatas de copiadoras (xerox).

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Acho que é mais fácil usar correias e polias/discos pra fazer a transmissão com redução. Vai ser difícil achar engrenagens com a relação correta. Com correia é só fazer os discos com os diâmetros na relação certa, e isso pode ser feito em MDF ou acrílico ou outro material.

Agora a conta da relação é meio complicada.  Precisa ver qual a resolução do motor de passo a ser utilizado (por exemplo eu uso alguns de 200 passos por volta) e quanto precisa girar o telescópio. 

Uma conta por cima: a Terra leva 23h 56min e 4s em média pra dar uma rotação completa, o que dá 86164 segundos para 360° de arco (=1296000 segundos de arco).  Ou seja a velocidade angular de rotação da Terra é de 1296000/85164 = 15,041 segundos de arco por segundo de tempo. É isso que teria que movimentar o telescópio (num eixo) para acompanhar as estrelas.
Agora não sei se isso varia de acordo com outras variáveis: latitude, época do ano, etc.   E nem tenho ideia de como fazer a conta para a elevação.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

carl8

*
Iniciante
Quote from: xformer on 28 de November de 2018, as 19:26:11
Acho que é mais fácil usar correias e polias/discos pra fazer a transmissão com redução.(...)

De fato, a maioria das motorizações que vi são com correias, polias e engrenagens.

Quote from: xformer on 28 de November de 2018, as 19:26:11
Uma conta por cima: a Terra leva 23h 56min e 4s (...)

Isso me parece BEM complicado, imagina controlar os dois eixos!
Por isso o objetivo inicial é fazer o controle manual por meio de quatro botões (direita, esquerda, sobe e desce) apenas para apontar o telescópio e fazer um acompanhamento grosseiro sem o objetivo de fazer fotos de longa exposição.

Quote from: Alfredo Padrao on 28 de November de 2018, as 11:32:12
Onde encontra engrenagens de metal com facilidade é nas sucatas de copiadoras (xerox).

Boa! Nos arredores da Santa Ifigênia tem umas lojas de sucatas, se bem que até os sucateiros estão enfiando a faca por lá. 

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: carl8 on 29 de November de 2018, as 13:29:09
Isso me parece BEM complicado, imagina controlar os dois eixos!
Por isso o objetivo inicial é fazer o controle manual por meio de quatro botões (direita, esquerda, sobe e desce) apenas para apontar o telescópio e fazer um acompanhamento grosseiro sem o objetivo de fazer fotos de longa exposição.

Isso é legal de fazer sem muita complicação:  arrume motores CC já com caixa de redução. As chaves podem controlar relés que formam a ponte H para fazer com que o motor gire num sentido ou no outro.  Eu vi isso numa mesa de equipamento médico que consertei uma vez (só que tinha apenas dois botões: o sobe e desce, que acionavam os relés). Quase nem precisa de eletrônica (tirando a fonte de alimentação).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Doug

Colaborador
Botões de vidro elétrico de carro já são uma ponte H pronta e a maioria dos modelos de carros antigos (como o Gol quadrado) vem pronto para lidar com correntes altas.

outra boa opção, seria um botão de retrovisor elétrico, que tambem já forma duas pontes H (uma para X e outra para y), alem de ser esteticamente ideal para essa aplicação, olha o modelo do Astra, pro exemplo:
[spoiler][/spoiler]
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz

carl8

*
Iniciante
Obrigado pelas dicas pessoal! Abriu uma nova possibilidade.

Vou pensar um pouco e retorno quando tiver novidades.

marcao_cfh

Handmaker
Ficou muito legal! Parabéns pelo trabalho. Por curiosidade, quais as dimensões do telescópio? Medidas grosseiramente mesmo, só para ter uma noção.

alambike

**
Freqüente
Saravah !
Quote from: r1cardoams on 28 de August de 2018, as 19:15:10
Muito bacana, um amigo meu montou um ha uns 8 ou 10 anos atrás.
Segue foto do telescópio e de uma foto tirada com ele

Parabéns ! Ficou muito boa a foto

carl8

*
Iniciante
Quote from: marcao_cfh on 30 de November de 2018, as 12:15:50
Ficou muito legal! Parabéns pelo trabalho. Por curiosidade, quais as dimensões do telescópio? Medidas grosseiramente mesmo, só para ter uma noção.

Ficou grandinho: O tubo tem 1,3 metro de comprimento o disco da base tem 45 cm de diâmetro e a altura total é 1,45 metro.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0