Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 14:53:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda com ajuste de bias (duovox 120g)  (Lida 35679 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #90 : 21 de Janeiro de 2019, as 18:18:38 »

Você pelo menos comprou resistores de 1 ohm com 1% de tolerância ?

Eu uso resistores de 10 ohms porque mesmo sendo os de 5% de tolerância, eu consigo medir e escolher os que ficam mais perto de 10 ohms (ou pelo menos saber o valor correto pra fazer a conta - uma mera divisão por 10... alguma coisa).   Com resistores de 1 ohm, é impossível (com os multímetros que tenho - precisaria de um multímetro de laboratório) de eu medir com segurança algo que seja perto de 1 ohm.  
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2019, as 18:26:02 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #91 : 21 de Janeiro de 2019, as 19:10:02 »

Sim, comprei com 1% de tolerância.

A questão de fazer a conversão eu compreendo que é só usar uma potência de base 10. Mas preferi não arriscar devido ao fator "medo de me distrair e dar problema".
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #92 : 01 de Fevereiro de 2019, as 17:12:12 »

Entretanto, fui medir as tensões sem carga e me deparei com algo estranho: B1 e B2 continuam na faixa de 530 V, mas B3 e B4 caíram para 380 V. Visualmente, os capacitores estão bons. Pode ter acontecido de o resistor de 470r, que fica entre B2 e B3, ter se danificado do nada e por isso tive aquele barulho anteriormente?
Depois de uns dias com o amplificador parado devido à falta de tempo, hoje refiz as medidas. Obtive cerca de 350V em B3 e B4. Removi o resistor de 470r e fiz a medida em dois aparelhos diferentes. Resultado: ele se tornou um resistor de 1M! Huh?

Eu conferi o valor do resistor antes de instalá-lo, pois ele é um resistor "vermelho" e eu não confio na leitura do código de cores em resistores coloridos. Ele era realmente de 470r. Era, não é mais Cheesy. Minha hipótese é que eu usei um de potência abaixo da necessária (não me lembro qual foi) e, com a passagem da corrente, ele esquentou demais e queimou parcialmente, aumentando a resistência.

Então pergunto: devo usar o resistor de 470r para qual potência? E o de 2k2?

Também vou fazer a modificação na chave do standby, colocando uma chave dupla antes dos diodos retificadores. Devo comprar a chave para quais especificações? Pergunto pois vi que na loja tem várias, e não quero comprar uma que não aguente e também não estou podendo comprar uma superdimensionada e consequentemente mais cara (e tem umas bem caras aqui Cheesy).

Por fim, meu amplificador não possui aqueles resistores de 100r que ligam as placas de um par das 6L6 ao outro par. Devo adicioná-los, ou o amplificador funciona melhor sem eles? Caso seja melhor adicioná-los, uso eles para qual potência?
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2019, as 17:21:26 por marcao_cfh » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #93 : 01 de Fevereiro de 2019, as 21:26:33 »

Esse resistor de 470 ohms alimenta o duplo triodo da válvula inversora que fica antes das válvulas de potência. Se está marcando 1M é porque ele abriu e você tem que substituí-lo.
Eu creio que 5W, de fio, por segurança seria um bom valor. E o de 2.2K, pode ser de 1W, porque a corrente demandada é pequena.
Então, após trocar o resistor de 470 ohms por um novo ligue o Duovox com uma lâmpada em série e veja o que acontece.
Se a lâmpada ficar muito brilhante, desligue imediatamente e é sinal de que o buraco é mais embaixo.
Ou seja, enquanto uma metade do transformador de saída (B1 e B2) marca 530V, a outra metade (B3 e B4) marca apenas 350/380V.
Essa diferença de voltagem é muito grande e significa que a metade  (B3 e B4) do enrolamento do transformador de saída está comprometida e com muitas espiras em curto.
Daí que pra resolver, só trocando o transformador de saída.


Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #94 : 02 de Fevereiro de 2019, as 07:19:06 »

Acho que 3 watts de potência nesse resistor estão de bom tamanho porém como é difícil de encontrar (ao menos aqui) estou com o Ramsay também !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #95 : 05 de Fevereiro de 2019, as 14:03:50 »

Comprei de 5W. Substituí, fiz as medições (sem válvulas) e está tudo dentro do esperado. Agora vou colocar as válvulas e realizar o ajuste.

Pergunta: estou usando dois sites como referência:
http://www.tedweber.com/webervst/tubes1/calcbias.htm
http://www.duncanamps.com/technical/lvbias.html
Porém, eles trazem potências diferentes para a 6L6GC (30W e 23W). Li em um fórum que a 6L6GC possui cerca de 19W de dissipação. Como vou usar pedais, quero deixar o bias frio ou no máximo médio (50% a 60% da dissipação). Quais desses valores de potência vocês recomendam que eu me baseie? 30, 23 ou 19?

Editado: vou ter que adiar novamente. Motivo: há um mau contato nos fios do filamento. Como são fios originais do amplificador e sólidos, provavelmente um deles se quebrou em algum ponto. Vou substituí-los. Qual bitola devo usar? Em mm, pois aqui os lojistas não conhecem a tabela AWG. São 4 12AX7, 1 12AU7 e 4 6L6, totalizando 5,1A.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2019, as 16:13:03 por marcao_cfh » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #96 : 08 de Fevereiro de 2019, as 12:18:13 »

Mais uma tentativa. Depois de uma boa leitura, optei por cerca de 15W em cada válvula. Troquei os fios dos filamentos, medi tensões sem av válvulas, desliguei tudo, coloquei as válvulas de novo e liguei. Esperei uns minutos e tirei do standby.

Barulho muito alto novamente Cry. Com todos os potenciômetros no mínimo.

Desliguei tudo e fiz um teste simples: retirei a válvula do estágio inversor. Silêncio total. Ou seja, meu problema está provavelmente no pré.

O que sugerem que eu faça como próximo passo? Medir tensões? Trocar capacitores? Eles foram trocados a uns anos atrás, mas pode ser que algum tenha se danificado, não os conferi visualmente.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #97 : 08 de Fevereiro de 2019, as 12:48:45 »


Barulho muito alto novamente Cry. Com todos os potenciômetros no mínimo.

Desliguei tudo e fiz um teste simples: retirei a válvula do estágio inversor. Silêncio total. Ou seja, meu problema está provavelmente no pré.

O que sugerem que eu faça como próximo passo? Medir tensões? Trocar capacitores? Eles foram trocados a uns anos atrás, mas pode ser que algum tenha se danificado, não os conferi visualmente.

Essa frase:"Ou seja, meu problema está provavelmente no pré.". Não tem muito sentido, pois o pré não costuma fazer esse tipo de barulho.

O mais provável é que você tenha ligado os terminais do primário do transformador de saída, de maneira invertida. Pra ver se isso aconteceu, desligue o resistor de realimentação negativa e faça um novo teste.

 Angry
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2019, as 12:54:14 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #98 : 08 de Fevereiro de 2019, as 13:06:45 »

O mais provável é que você tenha ligado os terminais do primário do transformador de saída, de maneira invertida. Pra ver se isso aconteceu, desligue o resistor de realimentação negativa e faça um novo teste.

Já me aconteceu isso e tomei um baita susto ! Diz-se que nessas condições ao invés de amplificador tem-se um oscilador  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #99 : 08 de Fevereiro de 2019, as 17:05:24 »

Vou fazer o teste depois. Mas esse ruído de transformador com primário invertido não é agudo? O que está dando é bem grave. Não sei se consigo gravar o ruído, pois é bastante alto e com certeza vai saturar a gravação no celular.

O que acho mais estranho é que, na tentativa anterior de regular o bias, o amplificador ficou ligado por uns 10 minutos sem esse ruído. O ruído começou junto da abertura do resistor de 470r. Agora ele aparece assim que o amplificador é tirado do standby.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2019, as 17:08:44 por marcao_cfh » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #100 : 13 de Fevereiro de 2019, as 17:53:36 »

Inverti os fios do transformador de saída. O ruído piorou, desliguei na hora. Sei que o problema está no estágio inversor ou para trás dele, pois retirando a válvula do estágio inversor eu não tenho o barulho. Como procedo?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #101 : 13 de Fevereiro de 2019, as 18:54:24 »

Inverti os fios do transformador de saída. O ruído piorou, desliguei na hora. Sei que o problema está no estágio inversor ou para trás dele, pois retirando a válvula do estágio inversor eu não tenho o barulho. Como procedo?

Não foi isso que eu falei. Seria para desligar a realimentação.  Toma na Cabeça

Existe também a possibilidade do Trêmulo estar funcionando de maneira inadequada.

Você dá poucas informações sobre o estado atual do seu amplificador, e demora muito pra responder. De modo que nem lembro mais no que você já mexeu. Assim, vai ser um conserto pra demorar uns 5 anos....................

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #102 : 13 de Fevereiro de 2019, as 21:34:24 »

Ah, eu li a parte de ligar o primário de maneira invertida e esqueci de desligar a realimentação. Farei isso amanhã, sem falta.

Realmente, estou demorando bastante para acessar o fórum e responder, falha minha. Além do fato de não ter loja de componentes na minha cidade - o que já atrasa um bocado no conserto, passei por uma troca de emprego nesse mês. Então, com a correria de documentação e preparo para me adequar ao novo emprego, está sobrando bem pouco tempo para as coisas pessoais. Mas concordo que estou demorando demais para colocar esse amplificador na ativa, então vou me dedicar mais a ele.

Amanhã farei os seguintes testes: desligar a realimentação e testar o conjunto todo, testar os dois prés isoladamente, testar o power isoladamente (com e sem realimentação). Postarei todos os resultados.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #103 : 13 de Fevereiro de 2019, as 23:18:50 »

Amanhã farei os seguintes testes: desligar a realimentação e testar o conjunto todo, testar os dois prés isoladamente, testar o power isoladamente (com e sem realimentação). Postarei todos os resultados.

 Legal!

Mesmo se não der pra fazer tudo de uma vez, essa é a melhor maneira de se encontrar o problema.

Parabéns!

 Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #104 : 14 de Fevereiro de 2019, as 08:24:42 »

Você dá poucas informações sobre o estado atual do seu amplificador, e demora muito pra responder. De modo que nem lembro mais no que você já mexeu.  Smiley

Matec, imagino você se fosse engenheiro de sondas espaciais, onde as distâncias até elas são de milhões ou bilhões de quilômetros e o sinal de rádio demora horas ou dias para chegar até elas ou vir delas (com ruído geralmente). Como deve ser o nível de ansiedade pela espera, quando uma sonda dá problema e os engenheiros enviam comandos pra tentar resolver um problema, ou quando chega uma imagem bit a bit e demora um tempão pra aparecer uma foto inteira.   Dá pra ter um ataque do coração.   Cheesy
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2019, as 08:28:10 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal