Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:39:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda com ajuste de bias (duovox 120g)  (Lida 35139 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #105 : 14 de Fevereiro de 2019, as 20:01:01 »

Xformer, eu teria um ataque do coração numa situação dessas Cheesy Mas o Matec tem razão, realmente estou demorando demais com a reforma desse amplificador Toma na Cabeça.

Vamos lá:

Tensões sem válvulas:
B1: 534.1 V
B2: 533.2 V
B3: 530.1 V
B4: 528.5 V

Tensões com as válvulas de pré e tremolo:
B1: 525.6 V
B2: 523.9 V
B3: 517.1 V
B4: 495.1 V

Já que as válvulas estavam no lugar, tirei o sinal dos prés e joguei em outro amplificador. Ambos os prés estão funcionando. Não testei o tremolo pois não possuo footswitch para ativá-lo (sim, poderia ter ligado usando um cabo com garras jacaré ou mesmo um pedaço de fio, mas só lembrei disso depois).

Desliguei a realimentação; Coloquei todas as válvulas no lugar. Potenciômetros no mínimo. Liguei o amplificador, esperei as válvulas esquentarem um pouquinho e tirei do standby. Silêncio total. Antes de eu me animar, lembrei que pode ser que as válvulas não tenham esquentado tempo suficiente, então retornei ao standby, esperei um pouco e tirei do standby. O barulho foi tão alto que meus ouvidos estão doendo até agora... Algo mudou, mas ele ainda está ali, firme e forte.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #106 : 14 de Fevereiro de 2019, as 21:31:38 »

marcao_cfh

Tem muita coisa errada nessa sua medição. Válvulas de pré com mais de 500v na placa? Como assim?
E depois qual válvula é qual? Melhor se basear no esquema pra indicar quais são elas. V1, V2, etc

Para medir a tensão com todas as válvulas, sem o perigo de danificar a saída, devido à essa oscilação, sugiro que você desligue os capacitores da grade das 6L6 pelo lado da inversora de fase.

Esquema:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

De preferência deve-se aterrar esses capacitores, como indicado acima, mantendo a polarização correta nas grades.

Faça isso sempre com cuidado. Huh? Huh?    Se tiver dúvidas pergunte antes.

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #107 : 14 de Fevereiro de 2019, as 21:41:39 »

Tem muita coisa errada nessa sua medição. Válvulas de pré com mais de 500v na placa? Como assim?
E depois qual válvula é qual? Melhor se basear no esquema pra indicar quais são elas. V1, V2, etc
São os valores medidos diretamente na fonte, com as válvulas de pré nos soquetes para que a fonte trabalhe com carga.

Para medir a tensão com todas as válvulas, sem o perigo de danificar a saída, devido à essa oscilação, sugiro que você desligue os capacitores da grade das 6L6 pelo lado da inversora de fase.

De preferência deve-se aterrar esses capacitores, como indicado acima, mantendo a polarização correta nas grades.
Farei isso com calma e postarei as tensões medidas diretamente nas válvulas. Meço as dos prés também, mesmo eles tendo "passado no teste" de serem ligados a outro amplificador e funcionado sem o ruído?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #108 : 14 de Fevereiro de 2019, as 22:03:42 »

O seu amplificador tem uma diferença na fonte em relação ao esquema, que estou lembrando agora. A fonte foi alterada. E essa tensão toda no pré pode ser prejudicial às válvulas dali. Independente do defeito que agora está acontecendo vou sugerir que o resistor de 470ohms da fonte (que acho que você já trocou uma vez ) seja substituído por um resistor de 4,7k por 5W, assim como o outro resistor de 2,2k seja substituído por outro resistor de 10k/5w de modo que a tensão na linha da fonte em V1 não passe dos 350V.

Citar
São os valores medidos diretamente na fonte, com as válvulas de pré nos soquetes para que a fonte trabalhe com carga.

Isso só prova que a fonte funciona, e não que haja algum problema no pré. A medição deve ser feita nos pinos 1 e 6 das válvulas (placas) e em alguns casos nos cátodos (pinos 3 e 8 ).

Citar
Farei isso com calma e postarei as tensões medidas diretamente nas válvulas. Meço as dos prés também, mesmo eles tendo "passado no teste" de serem ligados a outro amplificador e funcionado sem o ruído?

As válvulas de pré estão por um fio, vamos ajeitar essas tensões primeiro. Faça uma medida rápida nas placas antes de tudo, e poste aqui.

 Smiley



« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2019, as 22:05:16 por Matec » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #109 : 14 de Fevereiro de 2019, as 23:02:54 »

O seu amplificador tem uma diferença na fonte em relação ao esquema, que estou lembrando agora. A fonte foi alterada.
Sim, o meu amplificador foi alterado, com o transformador de força sendo reenrolado para diminuir a tensão. A fonte que está nele atualmente é essa:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10839.msg185804#msg185804
Porém com todos os capacitores de 100uF/450V, o center tap do transformador desligado e o primeiro par de capacitores conectados aos resistores de 100K (esqueci de fazer no desenho, mas fiz na placa).

As válvulas de pré estão por um fio, vamos ajeitar essas tensões primeiro. Faça uma medida rápida nas placas antes de tudo, e poste aqui.
Fiz uma medida rápida aqui, sem as válvulas para não ficar expondo-as à alta tensão, e a tensão no pino 1 de V1 (é a de baixo no esquema, o primeiro pré só usa ela) é de 523V Huh?.

Independente do defeito que agora está acontecendo vou sugerir que o resistor de 470ohms da fonte (que acho que você já trocou uma vez ) seja substituído por um resistor de 4,7k por 5W, assim como o outro resistor de 2,2k seja substituído por outro resistor de 10k/5w de modo que a tensão na linha da fonte em V1 não passe dos 350V.
Vou providenciar os componentes assim que possível. O de 4k7/5W eu tenho certeza que não tenho, e 10K eu acredito que o maior que eu tenho é um de 3W. Retornar o choke ao local original (entre os resistores de 100K) não é uma ideia a ser considerada, correto? Acredito que daria cerca de 250V, bem abaixo dos 350V para o pré trabalhar legal.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #110 : 19 de Fevereiro de 2019, as 19:13:56 »

Fiz a troca de resistores, e as tensões (sem válvulas) estão assim:
B1: 526 V
B2: 521 V
B3: 516 V
B4: 509 V

Mesmo com o resistor de 4K7 no lugar do de 470r e o de 10K no lugar do de 2K2, continuo com tensões acima dos 500 V. Como prossigo?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #111 : 19 de Fevereiro de 2019, as 20:13:03 »

Fiz a troca de resistores, e as tensões (sem válvulas) estão assim:
B1: 526 V
B2: 521 V
B3: 516 V
B4: 509 V

Mesmo com o resistor de 4K7 no lugar do de 470r e o de 10K no lugar do de 2K2, continuo com tensões acima dos 500 V. Como prossigo?

Sem válvulas de pré, sem consumo de corrente, sem queda de tensão.  Toma na Cabeça^

Tem que colocar as válvulas de pré, pelo menos.
Você vai ter que verificar as tensões na linha do +B, como você fez agora, e também nas placas das válvulas, o que é mais importante.

 Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #112 : 19 de Fevereiro de 2019, as 20:48:02 »

Sem válvulas de pré, sem consumo de corrente, sem queda de tensão.  Toma na Cabeça^
Imaginei Cheesy. Segundo a lei de Ohm, se i for zero, U também será, independente de R. Mas achei que na prática teria uma queda um pouquinho mais aparente, mesmo sem corrente.

Você vai ter que verificar as tensões na linha do +B, como você fez agora, e também nas placas das válvulas, o que é mais importante.
Com as 4 válvulas do pré, tenho:
B1: 524.6 V
B2: 523.9 V
B3: 483.4 V
B4: 402.4 V
(Válvula 1, e seus respectivos pinos. A válvula 1 é a do pré "de baixo" no esquema)
V1.1: 270.5 V
V1.3: 2.247 V
V1.6: 266.4 V
V1.8: 2.079 V

V2.1: 259.6 V
V2.3: 2.244 V
V2.6: 260.6 V
V2.8: 2.216 V

V3.1: 194.6 V
V3.3: 1.726 V
V3.6: 194.8 V
V3.8: 1.726 V

Em V4 (válvula do tremolo), tive medidas bem estranhas. A alta tensão se deve à alimentação, mexemos em B3 e B4 mas essa válvula é alimentada por B2. Provavelmente é melhor mexer nos resistores na placa, já que B2 também vai para o transformador de saída. Mas o mais estranho foi as medidas nos cátodos. Isso se deve ao fato de o tremolo estar em bypass?
V4.1: 422.1 V
V4.3: 0.007 V
V4.6: 514.2 V
V4.8: 0 V

Não medi V5 (inversor de fase), já que coloquei somente as válvulas do pré.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #113 : 19 de Fevereiro de 2019, as 21:28:56 »

Já temos algo melhor por aí, pelo menos para as válvulas do pré . Talvez (não me leve a mal por isso), ainda tenha que trocar o resistor de 4,7k por um de 10k 5W. Isso se as tensões não caírem muito quando todas as válvulas estiverem no lugar.

Quanto ao tremolo não se preocupe, as tensões dele mudam um pouco quando ele estiver ligado .

Citar
Imaginei Cheesy. Segundo a lei de Ohm, se i for zero, U também será, independente de R. Mas achei que na prática teria uma queda um pouquinho mais aparente, mesmo sem corrente.

Mesmo essa queda pequena que já teve, não aconteceria, mas os capacitores às vezes não são aquela maravilha.

No geral já está melhor, mas agora precisamos focar no power. Esse vai precisar de cuidado. Por isso você vai tentar trabalhar com ele, utilizando uma carga resistiva de 8ohms 20w(pelo menos) . Em paralelo com esse Resistor, ligue um resistor de 68R 5W (ou outro valor próximo) em série com o falante. Assim vai atenuar um possível ruído alto. Lembre-se que se tiver oscilações muito fortes você não deve manter o standby ligado por muito tempo.

Antes de mais nada, desligue o resistor de realimentação do power!

É um resistor de 22k que sai do secundário do transformador e vai para no cátodo de uma das válvulas do PI.

 
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #114 : 19 de Fevereiro de 2019, as 23:12:23 »

Talvez (não me leve a mal por isso), ainda tenha que trocar o resistor de 4,7k por um de 10k 5W. Isso se as tensões não caírem muito quando todas as válvulas estiverem no lugar.
Por que levaria a mal? Cheesy Se precisar trocar eu troco, só pode demorar (mais) um pouco, pois meu horário de trabalho coincide com o horário comercial...

Quanto ao tremolo não se preocupe, as tensões dele mudam um pouco quando ele estiver ligado .
Mas levando em consideração que nem sempre (ou quase nunca Cheesy) ele será ligado, esses mais de 500V não podem danificar a válvula? Claro que a tensão cairá um pouco mais com as 6L6 no lugar, mas mesmo assim.

No geral já está melhor, mas agora precisamos focar no power. Esse vai precisar de cuidado. Por isso você vai tentar trabalhar com ele, utilizando uma carga resistiva de 8ohms 20w(pelo menos) . Em paralelo com esse Resistor, ligue um resistor de 68R 5W (ou outro valor próximo) em série com o falante. Assim vai atenuar um possível ruído alto. Lembre-se que se tiver oscilações muito fortes você não deve manter o standby ligado por muito tempo.
Eu já tenho um arranjo com 4 resistores de 8R2 5W (combinados de forma a ter cerca de 8r) que fiz para medir potência de pequenos amplificadores. Resistor de 68r 5W não tenho, então terei que comprar. Já aproveitarei e comprarei o outro de 10K 5W, melhor sobrar que faltar Cheesy. E aproveitando a ida à loja assim que eu conseguir ir, preciso trocar a chave de standby por uma dupla, desligando a tensão em AC antes dos diodos. Quais especificações a chave deve ter?

Antes de mais nada, desligue o resistor de realimentação do power!

É um resistor de 22k que sai do secundário do transformador e vai para no cátodo de uma das válvulas do PI.
O resistor está na placa conectado à válvula, mas desconectei o fio de realimentação que vai ao jack de saída.

Isso só no fim de semana Cheesy
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #115 : 19 de Fevereiro de 2019, as 23:55:15 »

A chave em que ter alta isolação.

Boa sorte. Legal!
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #116 : 26 de Fevereiro de 2019, as 16:37:46 »

Depois de mais um pouco de demora  Toma na Cabeça comprei os resistores. Está mais difícil ir à loja do que eu imaginei. Chave só achei com isolação até 250V, então essa fica para depois. Primeiro, fazer o amplificador funcionar.

Agora ligo e, caso o ruído não seja alto, meço as tensões nas 6L6? E quanto às ligações dos resistores no falante e saída do amplificador, os fios precisam ser grossos? Digo, sei que não podem ser muito finos pois vou ter um arranjo de 20W, isso sem contar o falante e o resistor de 68r, mas o quão grossos os fios precisam ser?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2019, as 16:39:45 por marcao_cfh » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #117 : 26 de Fevereiro de 2019, as 20:03:05 »

...Primeiro, fazer o amplificador funcionar.

Agora ligo e, caso o ruído não seja alto, meço as tensões nas 6L6? E quanto às ligações dos resistores no falante e saída do amplificador, os fios precisam ser grossos? Digo, sei que não podem ser muito finos pois vou ter um arranjo de 20W, isso sem contar o falante e o resistor de 68r, mas o quão grossos os fios precisam ser?
Logo após verificar e sanar o defeito que causa o ruído, pode-se também fazer as leituras das tensões  nas válvulas  do amplificador de potência.
Como pretendemos utilizar esse circuito atenuador o tempo mais breve possível  pode ser um fio 0.75, ou 1mm^2 . O mais importante é preservar seus ouvidos e seu equipamento.

Smiley
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #118 : 26 de Fevereiro de 2019, as 22:11:13 »

Me passou algo na cabeça. Tendo em vista que em testes anteriores eu verifiquei que a retirada da válvula do estágio inversor faz o ruído desaparecer, é interessante retirá-la para medir as tensões nas 6L6 com mais calma e sem ruído? E também colocá-la para medir as tensões nela, mas sem as 6L6 para não ter sinal ind para o transformador de saída e consequentemente não ter ruído? Ou essas medições seriam sem sentido? Cheesy
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #119 : 26 de Fevereiro de 2019, as 22:29:41 »

Pode fazer assim. Teria sentido. Talvez essas medições mostrem algo que se desconhece.
Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal