Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 05:49:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda para soldar mosfet com encapsulamento d2pak  (Lida 7627 vezes)
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #15 : 06 de Outubro de 2018, as 21:56:06 »

Acredito que pra não ter que soldar por baixo o colega deve ter "colado" o metal do mosfet com pasta térmica na pcb e soldado as bordas. Ao menos foi como eu entendi.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #16 : 07 de Outubro de 2018, as 02:27:03 »

Passei pasta térmica "por baixo" do mosfet, onde ele entra em contato com a placa.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #17 : 07 de Outubro de 2018, as 16:09:58 »

Pois é, era o que eu temia. O mosfet deve ser soldado sem a pasta. A solda vai fazer o contato térmico entre a base metálica e o pad da pci com muito mais eficiência. Posicione o mosfet na placa, solde os terminais de gate e source e, depois, com um ferro de 60 W aqueça o topo da base metálica, pelo lado oposto aos terminais, colocando solda aos poucos. A solda vai fluir para debaixo do mosfet e uni-lo à placa.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #18 : 07 de Outubro de 2018, as 16:48:06 »

Mas isso não esquenta demais o mosfet e faz ele queimar por excesso de temperatura? Bom, posso sacrificar mais um para o teste Cheesy
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #19 : 07 de Outubro de 2018, as 18:08:17 »

Não...eles são feitos para serem montados assim.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #20 : 07 de Outubro de 2018, as 20:26:55 »

Testei e o mosfet queimou. Mais um foi sacrificado Cry. Vou fazer a placa com o mosfet TO-220 mesmo.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #21 : 08 de Outubro de 2018, as 09:17:03 »

O mosfet está queimando por erro no circuito; não é pela soldagem.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #22 : 08 de Outubro de 2018, as 12:31:36 »

Então, estou estranhando. Ele está funcionando se eu soldo os terminais através de fios, deixando ele afastado da placa. Testei algumas vezes. Mas soldado na placa ele queima. E não tem nada fechando curto ao encostar a parte metálica do mosfet na placa, pois só tem a trilha de conexão ao dreno, conforme o layout que postei na primeira página.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 08 de Outubro de 2018, as 12:39:49 »

Só se a parte metálica do smd  não for o dreno e for erro de fabricação.

Vai se acostumando, mosfets são os bichinhos mais chatos que existem na eletrônica. Se não forem com a sua cara eles simplesmente  puff !   Eu tenho um monte de IRFs  pifados  (530  740  840  9530  etc)  de fontes e amplificadores.

Pra piorar,  a chance desses mosfets serem refugo das fábricas é muito grande. Eu fico com pé atrás com esses componentes baratinhos enviados da China.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2018, as 15:54:48 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #24 : 08 de Outubro de 2018, as 17:26:33 »

Conferi o datasheet diversas vezes e também com multímetro, é o dreno sim. Agora o que acontece, não sei Cheesy. Mas dos males o menor, pelo menos sei que os MAX1771 estão funcionando. Mosfet é caro, mas os MAX1771 são mais Cheesy
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #25 : 09 de Outubro de 2018, as 10:29:08 »

Pra piorar,  a chance desses mosfets serem refugo das fábricas é muito grande. Eu fico com pé atrás com esses componentes baratinhos enviados da China.

Eu tenho o corpo todo atrás ! Não dá pra confiar mesmo !!

-----
Mosfet é caro, mas os MAX1771 são mais Cheesy

Muito melhor comprar componentes originais e que sabidamente funcionem que comprar baratinhos duvidosos que vão te fazer duvidar até mesmo da sua montagem
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #26 : 09 de Outubro de 2018, as 11:41:11 »

Mosfets são componentes robustos, bem mais do que os transistores bipolares. Mas são extremamente sensíveis a sobretensão no gate, com o que falham com a maior facilidade. Nunca se deve esquecer de pôr o zener de proteção de 15 V entre gate e source, mesmo que o fabricante diga que já existe internamente.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #27 : 11 de Outubro de 2018, as 14:15:29 »

Remontei a smps usando os mesmos componentes - claro que com um mosfet não queimado, mas ainda do pacote smd da China. Soldei o mosfet como se fosse um componente com encapsulamento TO-220. Funcionou muito bem, a tensão se manteve estável mesmo com carga e o mosfet se manteve frio após uns 20 minutos de uso.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #28 : 11 de Outubro de 2018, as 15:17:26 »

Quando eu era metido a micreiro a MUITO tempo atrás, eu removi uns mosfets de placa mãe de computador e soldei a base em um terminal como o da foto, e depois soldei o mosfet de volta em pé, com a intenção de aumentar a dissipação de calor.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #29 : 11 de Outubro de 2018, as 16:13:37 »

Ótima ideia! Ainda tenho 4 mosfets, vou providenciar alguns desses terminais.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal