Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:32:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção de "pedal de balance"  (Lida 6976 vezes)
Aeromodelista
Visitante
« : 17 de Novembro de 2018, as 19:42:16 »

Pessoal boa noite! Há algum tempo afastado, mas devagar e na atividade. Meu último projeto foi o booster do Evileudo e que se diga que pedal incrível, não sai do board de jeito nenhum, mas vamos lá sem rodeios.
Há algum tempo na banda venho usando dois amplificadores dividindo o som da guitarra para um e o som de órgão para outro, que sai do pedal B9(simulador do Hammond), a comutação que faço é via o Penta Switch da Predrone, até ai tudo bem consigo ficar com o som da guitarra ou ambos, porém, quando preciso deixar só o órgão mesmo desligando  o pedal de drive o som da guitarra tá lá e incomoda, pensei, uso um pedal de volume e resolvo, fomos para a pratica vimos que para algumas musícas fica meio complicando, pois tenho que sapatear.
Moral da história, peguei um circuito na internet que tivesse uma amplificação e um balance, montei no protoboard e funcionou lindamente dividindo o sinal da forma a qual pensei, com o movimento do potenciômetro do balance eu consegui jogar o sinal para o canal A ou B e com ele no meio ficou para ambos verifiquei no ociloscópio que maravilha, fui ligar a guitarra o som ficou muito ruim, parecia que tinha perdido todo o brilho.
Comprei a carcaça de um pedal de volume da ONNER e pretendo colocar dois circuitos de boost do Evileudo dentro e usar um para cada canal, o problema é que não consegui dividir o sinal da mesma  forma e estou sem norte.
Segue o link do esquema que montei e funcionou https://www.4shared.com/photo/h1Nvl0wMgm/headphones.html.
Acho que acabei me alongando muito, precisava explicar os porquês, caso alguém possa me dar um norte por onde começar, fico muito agradecido, desculpe qualquer coisa.

Grande abraço.
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #1 : 17 de Novembro de 2018, as 23:20:25 »

Amigo, supondo o potenciometro sendo usado como balance, neste seu pedal de volume, o potenciometro vai de um extremo ao outro no giro? Para um balance, não seria necessário?
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Aeromodelista
Visitante
« Responder #2 : 18 de Novembro de 2018, as 09:35:37 »

Sim, as configurações que encontrei na net são usando potenciômetro em todo seu curso, sendo o pino central  equivalente ao 0 e as suas extremidades a entrada de cada canal.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2018, as 09:56:25 por Aeromodelista » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #3 : 18 de Novembro de 2018, as 10:30:36 »

Que tal mexer naquele filtro da saída do mixer, o capacitor de 2200u e resistor de 2k2. E talvez diminuir um pouco o capacitor da entrada
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #4 : 18 de Novembro de 2018, as 13:30:56 »

 Aeromodelista
Em termos de guitarra, esse circuito tem impedância muito baixa na entrada. Então você tem duas saídas: Ou inserir nesse circuito um Buffer para aumentar a impedância de cada entrada, ou utilizar um pedal entre a guitarra e esse circuito.

 Smiley
Registrado
Aeromodelista
Visitante
« Responder #5 : 18 de Novembro de 2018, as 19:51:12 »

Aeromodelista
Em termos de guitarra, esse circuito tem impedância muito baixa na entrada. Então você tem duas saídas: Ou inserir nesse circuito um Buffer para aumentar a impedância de cada entrada, ou utilizar um pedal entre a guitarra e esse circuito.

 Smiley

Rapaz na verdade a idéia atual não é usar este circuito, só o início dele antes da amplificação, quero tentar jogar ele na entrada do boost, pois este não altera em nada o timbre, ou é muito imperceptível, mas valeu, se não der certo vou tentar o que sugeriu ou o colega Doug. Obrigado
« Última modificação: 18 de Novembro de 2018, as 19:56:42 por Aeromodelista » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #6 : 18 de Novembro de 2018, as 22:10:28 »

você precisa de 3 posições?
A, B, A+B ou precisa também das transições entre elas tipo  A, B, A+b, a+B (os dois sinais somados mas com volumes diferentes)?

estava pensando aqui e, uma coisa que você pode fazer é montar dois circuitos de pedal de volume ativo e usar um potenciômetro duplo controlando ambos.
num canal o circuito iria ligado nos pinos 1, 2, 3 de uma metade do potenciômetro, no outro canal ligado no 3, 2, 1 da outra metade dele, assim, quando girar para um lado, um aumenta e o outro diminui, e vice-versa.

no Tonepad tem um projeto de pedal de volume ativo (usa o CA3080), mas não é dificil conseguir outros mais simples.

Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #7 : 19 de Novembro de 2018, as 07:56:14 »

Rapaz na verdade a idéia atual não é usar este circuito, só o início dele antes da amplificação, quero tentar jogar ele na entrada do boost, pois este não altera em nada o timbre, ou é muito imperceptível, mas valeu, se não der certo vou tentar o que sugeriu ou o colega Doug. Obrigado

O circuito com os transístores não é exatamente o problema, e sim, o início dele antes da amplificação. Shocked

 Smiley
Registrado
Aeromodelista
Visitante
« Responder #8 : 19 de Novembro de 2018, as 16:30:24 »

Agora dano tudo então, achei que pudesse funcionar,  agora a curiosidade, qual seria o problema dele? E se colocasse ele na saída do boost?
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #9 : 19 de Novembro de 2018, as 21:21:38 »

Usar um buffer simples, como na entrada dos pedais da Boss seria o bastante se inserido logo antes do primeiro potenciometro?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #10 : 19 de Novembro de 2018, as 21:59:55 »



Usar um buffer simples, como na entrada dos pedais da Boss seria o bastante se inserido logo antes do primeiro potenciometro?

Sim, já seria o suficiente. Melhor ainda se fosse com um JFet.

 Smiley
Registrado
Aeromodelista
Visitante
« Responder #11 : 20 de Novembro de 2018, as 10:14:15 »

você precisa de 3 posições?
A, B, A+B ou precisa também das transições entre elas tipo  A, B, A+b, a+B (os dois sinais somados mas com volumes diferentes)?

estava pensando aqui e, uma coisa que você pode fazer é montar dois circuitos de pedal de volume ativo e usar um potenciômetro duplo controlando ambos.
num canal o circuito iria ligado nos pinos 1, 2, 3 de uma metade do potenciômetro, no outro canal ligado no 3, 2, 1 da outra metade dele, assim, quando girar para um lado, um aumenta e o outro diminui, e vice-versa.

no Tonepad tem um projeto de pedal de volume ativo (usa o CA3080), mas não é dificil conseguir outros mais simples.


Oi Doug, a ideia seria essa mesmo ( A, B, A+b, a+B ) com o potenciômetro de balance ele me proporcionaria exatamente isso, a sua ideia de dois volumes no mesmo pedal é bacana mas, usando o pot. duplo eu não atenderia as quatro condições A, B, A+b, a+B por exemplo, quando eu estivesse com o pedal no meio do curso que me daria A+B eu estaria com os dois volumes "mais baixos" por favor me corrija se estiver errado.

-----


Usar um buffer simples, como na entrada dos pedais da Boss seria o bastante se inserido logo antes do primeiro potenciometro?

Sim, já seria o suficiente. Melhor ainda se fosse com um JFet.

 Smiley
Pessoal, mas usando esse buffer pra fazer esse casamento de impedância, aquela sombra que ficou no sinal da guitarra que alterou totalmente o timbre seria corrigida?
De antemão agradeço pela grande ajuda.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2018, as 10:19:01 por Aeromodelista » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #12 : 20 de Novembro de 2018, as 10:43:34 »



Pessoal, mas usando esse buffer pra fazer esse casamento de impedância, aquela sombra que ficou no sinal da guitarra que alterou totalmente o timbre seria corrigida?
De antemão agradeço pela grande ajuda.

Sim. A baixa impedância costuma deixar o sinal sem brilho e sem graves também. Antes de mais nada faça um teste colocando um pedal entre a guitarra e o circuito para ver se o problema persiste. (Um pedal que sirva como Buffer, é claro. Um com True-Bypass não resolve.)

 Smiley
Registrado
Aeromodelista
Visitante
« Responder #13 : 20 de Novembro de 2018, as 10:46:24 »

Jóia! vou testar aqui...
Obrigado  Legal!

-----
Pessoal boa noite! montei os circuitos e fiz um teste em bancada.
Resolvi montar primeiro o boost do Evileudo, foram dois circuitos recebendo uma onda senoidal com mais ou menos 1Khz.
Link do vídeo do resultado no ocilóscopio.
https://www.youtube.com/watch?v=SB1rf6x5CWU
Os circuitos foram montados jogando o sinal de saída direto dos dois boost's no potenciômetro de 50K, (montagem identica ao circuito do headphone )no vídeo vocês vão ver exatamente o resultado de dois canais independentes sendo que, hora tenho sinal do canal A hora tenho do B e, deixando o pot próximo ao meio, tenho os dois ou um ou outro canal com o sinal levemente mais alto.
Liguei o circuito direto no ampli com a guitarra e por incrível que pareça não houve aquela perda do brilho (aproveitei a ideia de vocês).
Vou fazer a placa e depois posto o resultado da montagem e teste do som, quero ver se não vai dar distorção ou embolar o som, manterei vocês informados.
Novamente muito obrigado.
Grande abraço.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2018, as 17:46:45 por Aeromodelista » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal