Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:39:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida simples sobre "valor" do transformador de força: com ou sem carga?  (Lida 3062 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 23 de Dezembro de 2018, as 23:06:12 »

Bom, a minha dúvida é bem de iniciante mesmo, mas basicamente é isso: como é dado o valor nominal de um transformador? É a partir do valor da tensão no secundário com ou sem carga?

Pergunto pois já li em alguns lugares que se eu medir, por exemplo, 12V no secundário sem carga, então o transformador é de 127V (ou 220V) para 12V. Mas já li em outros lugares que deve-se levar em consideração a queda de tensão com carga para determinar o valor nominal do transformador. Qual é o correto?
Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #1 : 24 de Dezembro de 2018, as 02:54:26 »

Eu devia deixar os peritos em transformador responderem, mas no meu entendimento a tensão informada é a tensão que será entregue na corrente nominal, salvo indicação em contrário.

Um bom modelo para o secundário de um transformador é uma fonte de tensão com uma resistência, então a tensão será dada por:

V_{saída}=V_{circuito aberto}-R_{enrolamento} \cdot I
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #2 : 24 de Dezembro de 2018, as 17:51:24 »

Olá.

Transformadores de boa marca especificam a tensão de saída a plena carga, ou seja, sob corrente de saída nominal. Isso significa que, a vazio ou com carga inferior à plena, a tensão de saída é superior à nominal.

Transformadores de boa marca operam na temperatura adequada, a plena carga. Nem frios demais, nem quentes demais. Por essa razão, projetos que utilizam transformadores de boa marca não necessitam especificar esse componente com "folga", pois, ao se fazer isso, as tensões secundárias serão sempre superiores às nominais de projeto.

Transformadores comerciais têm especificações que dão uma vaga ideia do que sejam as tensões e correntes nominais secundárias. Na minha experiência, eles não respeitam especificação nenhuma. Eu fiz uma série de ensaios com transformadores comerciais ( esses de loja ) de várias marcas, tensões "nominais" e potências, e a conclusão é que... não se chega a conclusão nenhuma.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2018, as 15:31:50 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 24 de Dezembro de 2018, as 17:58:01 »

Mas no caso de um transformador retirado de outro aparelho, devo considerá-lo então como se a tensão fosse abaixo da medida sem carga? Por exemplo, tenho um transformador que, sem carga, me dá 15V+15V, devo considerá-lo como sendo um de (chutando valores) 13V+13V considerando as quedas com carga?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #4 : 24 de Dezembro de 2018, as 17:59:58 »

Olá.

Uma corrente segura, para um transformador desconhecido, é aquela que provoca uma queda de tensão de 10% sobre a tensão a vazio. É só fazer o ensaio.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal