Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:03:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte para blackface  (Lida 9423 vezes)
hidamen
Visitante
« : 03 de Novembro de 2009, as 16:35:47 »

Ola Galera,

Queria pedir uma indicação de fonte filtrada/estabilizada para este projeto anexado, o fender blackface.

O pessoal no outro tópico mencionou algo em torno 50V ?!

Abraços

Mensagem Mesclada
Ola Pessoal,

Gostaria de uma opinião a respeito desta fonte.

Acabei pegando a fonte de 9V para pedais daqui do site e adaptando ela para 30V.

Estou pensando em usar um transformador de 20V a 22V 600mA, se não me engano depois que a voltagem se retifica nos diodos ele vai para 31V pra alimentar ele e gostaria de uma opinião a respeito da fonte que fiz, não esta como as dos nossos mestres em corel, mas acredito que se estiver certa ela deva funcionar.

Agradeço muito ao pessoal que puder dar uma olhada e se possivel melhorar com idéias.

Mais um detalhe que me recordei, existe algum problema colocar a placa da fonte na mesma placa do pré ? eu sei que os transformadores causam ruido, mas devo considerar que e a placa de fonte tambem gera ruidos ?!


Abraços
« Última modificação: 03 de Novembro de 2009, as 20:29:45 por hidamen » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #1 : 04 de Novembro de 2009, as 13:07:43 »

Porque não usar o LM317 para isso? Segundo o dataxite ele regula bem até 37 Volts. Por precaução tomemos como parâmetro máximo uma regulagem até 35 Volts, pois não queremos estourar (muitos) LM317 Grin.

O único senão é que você deverá usar um transformador com secundário de 24 Volts, pois o LM317 requer que a voltagem de entrada tenha 1,25 Volts a mais que a desejada na saída.

Ou seja, calculando, temos as seguintes voltagens após a retificação:

Secundário de 20 Volts => 20 * 1.42 = 28.4 Volts (não é suficiente)
Secundário de 22 Volts => 22 * 1.42 = 31.24 Volts (por um fio...)
Secundário de 24 Volts => 24 * 1.42 = 34,08 Volts (perfeito!)

Não acha transformador com secundário de 24 Volts?

Macetão: pegue um com secundário de 12 +12 Volts, corte o terminal central e utilize os dois extremos. Ta aí seu transformador com secundário de 24 Volts.

Eu não entendo muito de regulagem por transistor, então... olha, não vá se acostumar hein?

Em anexo um pdf com uma fonte que roteei aqui.

Os resistores já estão calculados para dar exatamente 30V na saída.

Os capacitores de 1000uF e 100nF são de filtro e desacoplamento (viu Gamal, aprendi!  Cool), e o de 100uF na saída é para "alisamento" e mais uma filtragem / estabilização.

Aviso aos leitores: Essa fonte está dimensionada para a aplicação que o hidamen pediu. Usá-la com maiores correntes e / ou voltagens pode resultar em desastres.

Em relação a juntar as placas, conselho de quem já lutou muito tentando resolver os ruídos provenientes da fonte: não faça isso. Monte separado.

Abraços.
Registrado
hidamen
Visitante
« Responder #2 : 04 de Novembro de 2009, as 13:29:35 »

Nussa ...

King size resposta ...  Cheesy

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Plautz muito Obrigado só ai vc ja me respondeu umas 4 dúvidas  Kiss

Abraços

Mensagem Mesclada
Galera,

Fussei no nosso site velho e na net e não encontrei nada realmente significativo a respeito de buffer.

Pelo que vi no nosso forum antigo este blackface esta com algumas modificações.

1-O volume esta separado (acredito que a idéia é ter ganho/master vol) tambem pra diminuir o ganho na saida (isto não diminue o sinal como um todo, em resumo o volume final não vai ser menor que o possivel no máximo).

2-Um dos layouts esta com buffer de saida e outro não (não sei o quão bom é buffer de saida, pois não encontrei nada que explicasse o que o mesmo é) mas se não me engano no site antigo quem montou relatou problemas de "pipocação" na saida em altos volumes.

3-No original existia uma versão com uma chave de bright e retiraram do layout, estou pensando em usar um dos layouts feitos e re-adicionar ele.

Bom pessoal, me desculpem perguntar a respeito disto juro que fui pró ativo em procurar, mas infelizmente não encontrei algo consistente pela net (provavelmente não estou sabendo procurar direito) e tambem confio mais na opinião de v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum), pois tudo que fiz daqui com o "tutelado" do pessoal daqui funcionou .... joro que ja estou com consciencia pesada por perguntar para o Plautz da fonte (mas quem mandou conquistar minha confiança  Evil ).

Esta anexado as duas versões (existe uma terceira que foi feita pelo big, mas eu gosto da idéia do gain/vol separados por pots).

Grande abraço a todos
« Última modificação: 04 de Novembro de 2009, as 15:20:31 por hidamen » Registrado
geréba
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 114

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4



« Responder #3 : 20 de Janeiro de 2010, as 12:29:52 »

olá galera,
para não abrir outro tópico, vou aproveitar este para perguntar se há possibilidade de se obter mais drive com esse pré.
http://www.redcircuits.com/Page120.htm
já testei com 2n3819, bf245b e j201, com o 2n3819 até consegui um crunch.
alguém tem alguma sugestão ?

abraços!!!!
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, as 12:31:40 por geréba » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal