Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:11:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte parafusadeira Handmade  (Lida 4842 vezes)
guga2017
Visitante
« : 26 de Janeiro de 2019, as 09:29:03 »

Bom dia amigos do Handmade!

Estou precisando de um auxílio para adaptar uma fonte para a parafusadeira de um amigo. A mesma funciona com uma bateria de 18v 3600mA (ou seja 3,6A), e achei uma fonte de notebook de 19v com 3,42A de saída.

Liguei nos polos da bateria e a mesma só da um giro e para, acredito ser devido a corrente um pouco mais baixa do que a original da bateria correto?

Desculpe o amadorismo sou apenas iniciante na eletronica mas estou tentando ajuda lo no que posso.

Tenho uma fonte de PC normal que tem várias tensões, 12, 5 ,3,3 e amostragem alta (9 , 15, 20A). Consigo adaptar a mesma ou consigo modificar alto na do notebook para elevar a corrente?

Desde já agradeço, abraço amigoa

Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #1 : 26 de Janeiro de 2019, as 10:12:19 »

A corrente de partida do motor deve estar ativando a proteção da fonte.

Outra : a bateria deve ser de 18 V 3600 mAh, que é diferente de 3600 mA. A corrente drenada pelo motor deve ser muito superior a 3,6 A.

De minha experiência, equipamento feito para operar a bateria, só opera direito ( "direito" é eufemismo...) com bateria. Uma fonte equivalente à bateria precisa ter uma corrente tão grande que o grosso cabo de conexão entre a fonte e a ferramenta torna o uso dela extremamente desajeitado. É por isso que a ferramenta é a bateria...
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2019, as 10:18:34 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
guga2017
Visitante
« Responder #2 : 26 de Janeiro de 2019, as 11:36:25 »

Obrigado pela ajuda. Nesse caso então precisaria de uma fonte bem superior correto? No mínimo uns 10A?
Quanto ao cabo ele até prefere o cabo invés da bateria de (ficaria bem similar a esses marteletes rompedores), pois a bateria está viciada e não segura carga e quando mais se precisa ela descarrega. Grato
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #3 : 26 de Janeiro de 2019, as 11:40:40 »

Quanto ao cabo ele até prefere o cabo invés da bateria de (ficaria bem similar a esses marteletes rompedores), pois a bateria está viciada e não segura carga e quando mais se precisa ela descarrega. Grato

Pois é... e isso acontece bem rápido, depois de curto prazo de uso. Por essa razão, funcionar "direito" é eufemismo.

Prefira sempre comprar ferramentas que são ligadas na rede elétrica, se a portabilidade não é necessária.

-----
Eu calculei uma potência de 530 W mecânicos para um modelo que usa bateria de 18 V 4 Ah. Isso dá cerca de 30 A em 18 V, sem contar o rendimento do motor.

Fica bom uns 50 A para a sua fonte ?
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2019, as 12:05:31 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
guga2017
Visitante
« Responder #4 : 26 de Janeiro de 2019, as 12:49:04 »

Nesse caso precisaria de uma fonte de 18v, 50A?
Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #5 : 26 de Janeiro de 2019, as 17:59:31 »

Ele tá chutando por alto pra demonstrar que é inviável. É por aí, como o motor é de baixa tensão pra funcionar com a bateria, a corrente vai pras alturas. É só pensar que a bateria leva muito mais tempo pra ser carregada do que pra descarregar.

Eu penso que seria possível suprimir a corrente de partida com um capacitor na frente da fonte, mas ainda assim a corrente de operação é absurda. Para operar o motor em tensão mais alta seria necessário recalcular e reenrolar os enrolamentos, acredito que esteja fora de cogitação. De um jeito ou de outro não é uma gambiarra muito vantajosa.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #6 : 26 de Janeiro de 2019, as 18:53:08 »

Enquanto não tivermos pilhas atômicas ( Asimov, I.; "Fundação" ) para alimentar nossos equipamentos portáteis, o desempenho deles sempre será sofrível e dependente da má confiabilidade das baterias químicas que dispomos.

Não quero nem pensar no custo de manutenção de um automóvel elétrico...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #7 : 26 de Janeiro de 2019, as 19:29:19 »

Isso é verdade. Baterias ruins têm segurado o desenvolvimento de eletrônica e elétrica móvel imensamente. A possibilidade de se guardar energia direito ia revolucionar a indústria automobilística, aeroespacial, eletrônica de consumo e mais uma pancada de coisa.

A melhor solução hoje em dia são células de combustível, cheguei a ver uma estimativa de que um notebook feito nessa tecnologia mantendo o tamanho duraria uma semana ligado. Seria absurdamente caro, no entanto. Reatores nucleares não são coisa de outro mundo, acredito já ter lido que a união soviética tinha ônibus eletro-nucleares. Supercapacitores já estão com tanta química que quando chegarem perto das baterias talvez já tenham os mesmos problemas destas, ciclagem limitada e perda de capacidade. Vai ser interessante ver o futuro.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 26 de Janeiro de 2019, as 21:02:07 »

Dá uma olhada nesse video:
https://www.youtube.com/watch?v=6LGDy38sozY


Mas precisa saber fazer os transformadores.

Na página do vídeo tem os links para o esquema e fotos.

Esse outro é um circuito um pouco mais complicado:
https://www.youtube.com/watch?v=uOcbAN2kOmI

Mas no esquema tem mais indicação de como fazer os transformadores:

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2019, as 21:23:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
guga2017
Visitante
« Responder #9 : 27 de Janeiro de 2019, as 10:13:11 »

Obg meus amigos. Esse fórum é incrível mesmo.. Vou dar uma olhada nos vídeos e deixar o tópico aberto para futuras pesquisas. Obrigado Deus abençoe,
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 28 de Janeiro de 2019, as 11:54:39 »

Eu tenho uma parafusadeira de 12V com o mesmo problema. Ainda não encarei usar uma fonte pelo tamanho dela.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #11 : 28 de Janeiro de 2019, as 13:10:38 »

Também tenho uma parafusadeira cujas baterias estão esgotadas. Utilizo uma fonte linear de 14v 5A. Na maior parte do tempo a fonte aguenta o serviço, mas quando é exigida muita força ela não fornece a energia. Aí tem que lidar com o parafuso manualmente.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal