Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 05:44:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Aterramento de Rede Elétrica  (Lida 5807 vezes)
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« : 31 de Janeiro de 2019, as 09:37:22 »

Bom dia amigos,


Eu tenho pesquisado bastante na internet e há muita informação discrepante sobre aterramento de rede elétrica, eu preciso fazer uma linha de tomadas para meu estúdio com aterramento decente. O plano é o seguinte:

- Preciso fazer 4 tomadas com aterramento para : computador, mesa de som, monitores de áudio e periféricos usando um distribuidor de energia.
- Minha rede é 110v então possuo um neutro e uma fase
- comprei uma haste de cobre e os acessórios para a instalação, vou fincar a haste próximo a caixa de energia e levar o fio do terra até a caixa de energia onde vou usar um barramento para o terra, aqui surge uma duvida: porque não pode ser feito uma linha de terra e só ir distribuindo ao longo do conduíte os terras para cada tomada? vejo que se pega um fio para cada tomada juntando todos no barramento, não é basicamente a mesma coisa já que no fim todos estão conectados?
- o que é loop de terra? como que acontece esse efeito? é aplicável a essa situação?
- caso a condutividade não seja eficiente para a terra, com resistência abaixo de 10 ohms como li em alguns lugares, é mais prejudicial do que benéfico?

Justificando o fato de não contratar um especialista: no momento estou sem capital para isso, e não posso ficar sem trabalhar no meu estúdio, estou muito preocupado em dar algum problema grande por falta do terra.

Obrigado a todos!!
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #1 : 31 de Janeiro de 2019, as 10:50:55 »

  Sim, existe essa norma, o terra de cada circuito deve ser conectado ao barramento. No meu entendimento é uma preocupação exagerada. Seria o caso mais ou menos assim, digamos que um aparelho dispare proteção e jogue uma fase no terra, o terra momentaneamente terá uma corrente elevada, e será induzido ruído em todo aquele barramento, o que pode danificar equipamentos sensíveis conectados.

  Loop de terra é mais coisa de eletrônica. Se você criar um vai irradiar um pouco de energia e capturar algum ruído da ordem dos milivolts, talvez. Não é uma preocupação em circuitos de potência.

  O ideal é a impedância ser o mais baixa possível, mas para fim de proteção a verdade é que 10Ω é até superdimensionado, uns 100Ω já tava bom. Não tem erro, se seu chão for normal e não tiver para-raio perto só finca a barra que não tem erro.

  Eu colocaria o terra o mais perto do estúdio possível. Se tiver quadro beleza, se não vai ficar meio zoado, mas dá pra fazer.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 31 de Janeiro de 2019, as 12:35:01 »

Material tirado de um manual da Elektro (concessionária de energia)/Pirelli de 2003:





« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2019, as 11:10:01 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #3 : 09 de Fevereiro de 2019, as 15:47:27 »

Esses desenhos estão perfeitos.
A única coisa que vi errada é o tipo de tomada 2P+T no padrão americano e o brasileiro é diferente. Hehehe
Mas deixando a brincadeira de lado, eu fiz isso na minha casa há quase 15 anos e ficou bem bom pra tudo, principalmente pro estúdio que tenho também.
Uma coisa que fui obrigado a fazer diferente é o aterramento não ficar próximo do quadro de entrada da concessionária. Não tinha como eu fazer o aterramento ali então deixei perto do quado de distribuição para a casa.
Também não usei apenas uma barra e sim 4 ou 3, não lembro, interligando-as e depois indo pro quadro.
Isso porque o terreno onde moro é muito pedregoso e a casa foi construída em cima de pedras. Para a construção encheram o local com terra e como eu não teria certeza de um bom aterramento preferi pecar por excesso.
Eu não usaria apenas uma barra.
A ligação das barras fiz com grampos também de cobre pegando cada barra numa ponta e ligando à outra por um xicote com o melhor revestimento possível para evitar deterioração por muito tempo.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #4 : 11 de Fevereiro de 2019, as 09:55:58 »

Faça como foi mostrados nos desenhos, porém confira bem a ordem dos pinos das tomadas, no desenho está um pouco confuso pois foi alterado somente o desenho da tomada para o padrão brasileiro, o aterramento é o pino do centro.

Você não precisa levar cada fio do terra de cada tomada para o quadro, para esses equipamentos que você quer ligar, utilize cabos de 2,5mm2 e um disjuntor de 20A. Faça um circuito só para as  tomadas que dá conta, neste caso haverá somente um condutor terra, um neutro e uma fase.

Uma sugestão que sempre dou é deixar pelo menos uma tomada 220V disponível no estúdio, sempre tem equipamentos importados que são 220V, nesse caso é só "puxar" mais uma fase no circuito.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 11 de Fevereiro de 2019, as 11:04:48 »

Pronto, corrigido   Legal!  inclusive a posição de Neutro Terra e Fase nos pinos da tomada:


O diabo é que até hoje o material que está disponível no site da Prysmian (antes Pirelli Cabos) continua com o padrão errado da tomada.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2019, as 11:14:13 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal