Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:17:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixa Multiuso LL500 - Queima espontânea  (Lida 15321 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #15 : 13 de Abril de 2019, as 15:12:20 »

Eu tenho um lote destes Philips (novos) de 47uF x 25V, comprados a mais de 15 anos, que quando colocado no capacímetro, começa com 54 e vai subindo e não para mais.
Registrado

A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #16 : 13 de Abril de 2019, as 18:13:33 »

Eu tenho um lote destes Philips (novos) de 47uF x 25V, comprados há mais de 15 anos, que quando colocado no capacímetro, começa com 54 e vai subindo e não para mais.

Aplique tensão e meça a corrente de fuga, só para confirmar que estão todos ruins.
« Última modificação: 14 de Abril de 2019, as 17:36:40 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #17 : 24 de Abril de 2019, as 06:20:29 »

Voltando a trabalhar no circuito, realizei a troca dos 6 capacitores e dos 4 diodos da fonte.
Liguei e ouvi um hum característico de problemas na fonte, mas em um segundo este hum sumia.
Fez isso todas vezes que liguei.
O secundário do transformador me deu 32+32 VAC.
A saida principal da fonte me deu +52VDC  e - 24VDC ( Huh? Eu ein...)
O mais estranho:
Plugando um cabo em qualquer das entradas P10 e tocando na parte "viva" eu não tinha o ronco característico.
Mas se ao mesmo tempo eu tocasse na parte superior (metálica) de qualquer capacitor da fonte se iniciava um pequeno hum e ai sim eu tinha o ronco característico de tocar na parte viva do cabo.
Não era problema de placa partida ou algo assim, ou solda fria, pois encostava extremamente com leveza e isso acontecia.
Então como esta tensão de +52 e -24 VDC ia para a placa de saída, resolvi desconecta-la.
Voltei a ligar a caixa e veio a surpresa:
Fonte agora marcando +44 e -44 VDC, a alimentação para o circuito de préamplificador registrando +15 e -15 VDC.
Aparentemente a fonte voltou a operar normalmente.
Retirei os transístores de saída da placa e a liguei a placa da fonte.
A fonte continuou trabalhando normalmente
Com os transistores fora, fiz o teste de resistência direta e inversa entre eles, e ambos mostraram resultados parecidos.
Como não tenho parâmetros para saber as resistências corretas e meu multímetro é digital (talvez um analógico fosse melhor), vou partir para a troca.
Esta usando um par complementar 2SA1943 e 2SC5200 Fairchild.
« Última modificação: 24 de Abril de 2019, as 06:50:41 por casacunha » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 24 de Abril de 2019, as 11:24:35 »

Esta usando um par complementar 2SA1943 e 2SC5200 Fairchild.

Veja se encontra alguma datasheet desses transistores na Fairchild (ou dela). Se não encontrar, boa chance de serem fajutos. Eu encontrei uma, veja se batem  as dimensões, marcações e outras informações no encapsulamento com o que é descrito na documentação.
http://www.mouser.com/ds/2/149/2SC5200-53840.pdf

Por sinal, assista ao vídeo que eu compartilhei na minha última postagem no tópico dos "dos componentes falsificados". Lá ele fala sobre esses transistores fajutos (originais só Toshiba) e descobre uma marca alternativa chinesa que é boa (segundo o autor do vídeo).
« Última modificação: 29 de Abril de 2019, as 20:56:59 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #19 : 27 de Abril de 2019, as 15:10:15 »

Xformer, em primeiro lugar agradeço pela ajuda. Muito obrigado.
De acordo com o datasheet que voce passou, as dimensôes estão dentro da tolerância.
Agora vou procurar o video ao qual voce se referiu.
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #20 : 29 de Abril de 2019, as 20:40:39 »

Só para constar, vi no youtube um teste com imas para estes transistores. Se é válido eu não sei, mas eles passaram no teste.
Não encontrei o video ao qual voce se referiu, Xformer. Pode postar o link?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #21 : 29 de Abril de 2019, as 20:54:49 »

https://youtu.be/-kkvz7Zx3UU

Desculpa Fernando eu citei o tópico errado. Mas o vídeo é este acima.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #22 : 29 de Abril de 2019, as 22:46:18 »

https://youtu.be/-kkvz7Zx3UU

Desculpa Fernando eu citei o tópico errado. Mas o vídeo é este acima.
Cheesy Cheesy Cheesy...tranquilo, Xformer. Vamos lá ver o video

-----
Assisti ao vídeo, Xformer. Bem informativo. Já me inscrevi no canal dele para ver outras matérias. Muito obrigado. Vamos obter um pouco mais de conhecimento.
« Última modificação: 30 de Abril de 2019, as 19:41:22 por casacunha » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal