Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:27:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dobradeira de metal para chapas  (Lida 5891 vezes)
leonardokr
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 1



« : 25 de Abril de 2019, as 11:47:56 »

Bom dia pessoal, tenho o esquema de montagem de duas dobradeiras e penso em fabricá-las para fazer minhas próprias caixas de pedal com alumínio 1,5mm, visto que os preços estão absurdos e aqui no Mato Grosso não é só o "R" que é puxado, mas os preços também  Cheesy

Alguém já montou alguma ou faz suas próprias caixas pra compartilhar a experiência?

Um dos projetos é uma publicação de 1952 e o outro de 1958, mas o propósito é atemporal então é viável. O primeiro, bem mais simples (e, provavelmente, barato), já dobra as chapas de 1,5mm sem esforço (informação de quem fez).

Vou deixar aqui as publicações:
https://www.4shared.com/s/fft-YrRKeee
https://www.4shared.com/s/f0zhan9NJee

 Guitarrista

Fonte dos esquemas:
<http://www.813am.qsl.br>
Registrado

"Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.”
- Carl Sagan
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #1 : 25 de Abril de 2019, as 12:13:42 »

Eu já fiz uma caixa de aluminio e algumas com chapa galvanizada, com as quinas unidas com rebite pop.

caixas de aluminio são muito simples de serem feitas com uma dobradeira e dão um resultado muito bom, o modelo mais simples é fazendo duas peças em U, uma para o topo outra para o fundo (dá uma olhada nos pedais da Voxman que você entende melhor), com 4 dobras e 4 parafusos você tem uma caixinha pronta.

edit.: olha o modelo que citei.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1331.660
« Última modificação: 25 de Abril de 2019, as 12:22:01 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
leonardokr
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 1



« Responder #2 : 25 de Abril de 2019, as 15:08:40 »

Pra você ver, uma ideia tão simples como essa dobra e nem tinha passado pela minha cabeça  Cheesy
Parece ser mais fácil até pra dar manutenção no pedal, coisa que com caixas muito pequenas já deu dor de cabeça _

Valeu pela dica!
Registrado

"Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.”
- Carl Sagan
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #3 : 25 de Abril de 2019, as 16:58:53 »

Eu construí a 1958. É o mínimo que o colega vai precisar para fazer um trabalho bem-feito.

http://www.813am.qsl.br/index.php?option=com_content&view=article&id=36:viradeira-ou-dobradeira-de-chapas-da-popular-mechanics&catid=15:instrumentos&Itemid=39

a 1952 é um enjambre e não deve funcionar satisfatoriamente, a não ser para dobrar lata de azeite.
« Última modificação: 25 de Abril de 2019, as 17:19:58 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
leonardokr
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 1



« Responder #4 : 25 de Abril de 2019, as 17:43:50 »

Que maravilha eim!  Palmas
Por acaso não teria um vídeo dela em funcionamento por aí?  Grin
Fiquei curioso pra ver ela trabalhando, a sua ficou linda, vou colocar na mente que consigo e TENTAR partir pra essa '58 mesmo  Cheesy
Registrado

"Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.”
- Carl Sagan
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #5 : 25 de Abril de 2019, as 19:13:58 »

Olá.

Não tenho vídeos, mas o funcionamento é straightforward. Prende a chapa e "vira". O custo de uma máquina dessas hoje deve girar em torno de 600 a 800 reais, dependendo de quanto serviço se consegue " de favor " na tornearia mecânica da esquina.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 26 de Abril de 2019, as 00:35:11 »

Eu já fiz caixa para pedais, usando "metalon" de alumínio, normalmente encontrado em lojas que fazem box para banheiro, janelas de alumínio ou portão de garagem elevadiço.

Hoje em dia ficaria bem mais fácil, pelo fato de existir no mercado uma solda para alumínio que pode ser usado com um maçarico comum.
















Desculpa ter colocado tantas imagens em um tópico que não é meu, mas foi para exemplificar.

Abraços,
Alfredo
Registrado

leonardokr
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 1



« Responder #7 : 26 de Abril de 2019, as 08:41:48 »

Olá.

Não tenho vídeos, mas o funcionamento é straightforward. Prende a chapa e "vira". O custo de uma máquina dessas hoje deve girar em torno de 600 a 800 reais, dependendo de quanto serviço se consegue " de favor " na tornearia mecânica da esquina.

Bom, creio que seja um preço razoável se considerar a facilidade de usar em casa com a satisfação de ter feito a ferramenta, mas vou me basear no projeto e nas fotos do seu para tentar reproduzir o projeto com EVA, de modo a garantir que entenda o funcionamento e produção de cada parte antes de gastar muito com os materiais.


Eu já fiz uma caixa de aluminio e algumas com chapa galvanizada, com as quinas unidas com rebite pop.

caixas de aluminio são muito simples de serem feitas com uma dobradeira e dão um resultado muito bom, o modelo mais simples é fazendo duas peças em U, uma para o topo outra para o fundo (dá uma olhada nos pedais da Voxman que você entende melhor), com 4 dobras e 4 parafusos você tem uma caixinha pronta.

edit.: olha o modelo que citei.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1331.660

Agradeço pela referência!


Eu já fiz caixa para pedais, usando "metalon" de alumínio, normalmente encontrado em lojas que fazem box para banheiro, janelas de alumínio ou portão de garagem elevadiço.

Hoje em dia ficaria bem mais fácil, pelo fato de existir no mercado uma solda para alumínio que pode ser usado com um maçarico comum.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Desculpa ter colocado tantas imagens em um tópico que não é meu, mas foi para exemplificar.

Abraços,
Alfredo

Ficaram excelentes! E quanto a dobra, o Metalon é fácil? Qual procedimento usou?
E mais uma pergunta, que tipo de pintura é essa?

Que isso, agradeço por ter colocado as fotos!
Registrado

"Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.”
- Carl Sagan
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #8 : 26 de Abril de 2019, as 10:03:01 »

Para mim, a vantagem do metalon, "é exatamente não precisar dobrar." Na sequência em que as fotos estão é auto explicativas:

1ª Foto: Metalon em seu estado natural, sem ter feito nada, só cortado no comprimento da caixa do pedal.

2ª Foto: Furado e removido (serrado) parte do fundo para trabalhar melhor ao colocar e fazer manutenção da placa. O cara mais habilidoso pode até nem retirar o fundo.

3ª e 4ª Fotos: Usando cantoneira para fechar as laterais inferior e superior. OBS: é aqui que falei que se fosse hoje, usaria a solda para alumínio "HTS2000" . Tem uma outra vendida para soldar tubos em refrigeração, muito boa.

O fundo, apesar de não ter sido mostrado, é fechado com uma régua de alumínio com parafusos.

Abraços,
Alfredo
Registrado

leonardokr
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 1



« Responder #9 : 26 de Abril de 2019, as 17:28:54 »

Não tinha entendido o fato de já ser naturalmente dobrado  Cheesy, realmente é uma vantagem ótima.
O tamanho fica bem legal, creio que com comprimento de fios suficientes entre a placa e os componentes, dê pra fixar nele sem cortar e ainda dar manutenção depois.

OBS: é aqui que falei que se fosse hoje, usaria a solda para alumínio "HTS2000" .

Quanto à HTS-2000, nunca tinha ouvido falar, mas dei uma pesquisada:

Coisa incrível, facilitaria muito o processo.
Registrado

"Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.”
- Carl Sagan
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal