Dúvidas: Amplificador de Potência Valvulada

Started by RafaS, 04 de June de 2019, as 19:19:59

Previous topic - Next topic

tcholopi

*
Iniciante
Aproveitando o assunto de marca de válvulas, o que acham da 12ax7 da eletro harmonix? Uso elas no pré amplificador, mas como foi meu primeiro, não tenho outras para comparar.

RafaS

*
Iniciante
Surgiu a oportunidade de ao invés de fazer este projeto do tópico, fazer o power do P1 eX.
http://ax84.com/static/p1x/AX84_P1x_101004.pdf

O transformador de força aparentemente seria o mesmo, tenho um 275-0-275 com 200mA que iria usar neste projeto em que comecei o tópico.
O de áudio seria encomendado um 5k 10Watts (TS 10/5k/4/8).

Mas eu gostaria de saber o que é preciso alterar no projeto para utilizar uma 6V6.

Vi projetos similares em que foi usado 600 a 680R no cátodo da 6V6.Vou com esses valores?
R7 e R8 teriam de ser alterados também?
Qual a potência esperada como resultado?
"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."

Matec

Hand MasterMind
Não é  uma boa idéia. As especificações de transformador de força e de saída para esse projeto são para uma EL34 em SE. Uma 6V6 não  é  da mesma faixa de potência.  Não é  seguro.
Mais fácil fazer o projeto correto. Ou mudar de projeto. A adaptação que você comentou vai sair cara, e nada confiável.
:)

RafaS

*
Iniciante
Puxa, que pena.

O que me deixa um tanto surpreso é porque o site da AX84 sugere esse tubo.

Quotehttp://ax84.com/classicprojects.html
"Take the P1 and make it bigger and meaner! The P1-eXtreme features an octal output stage using EL34, 6L6, KT66, 6V6 etc... in its power amp. The P1-x is still suitable for beginners."

O responsável por esse blog aqui alega ter usado uma 6V6 no P1eX, com 600R no cátodo (não menciona outras modificações).
https://hotbottles.wordpress.com/2010/05/18/bias-adjust-for-my-p1-extreme/

(Em outro post com a mesma tag tem uma demonstração, ficou legal o som).

Eu tive a impressão que o transformador de saída de escolha, a partir das especificações do website do fornecedor (especificações essas que eu admito não ter capacidade técnica pra compreender por completo), seria adequado:

QuoteTS 10/5k/4/8 10 5000 4 e 8 SE B 0,50 Consulte Para 6V6, EL84 amplificador Hi-Octane, AX-84
http://schatz.eng.br/downloads/audio.pdf

Agora eu tou perdido. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

(Admito que eu tenho uma insistência nas 6V6, em parte por causa do som do Deluxe Reverb 65, e alguns Fenders single ended menores. E também porque não sou exatamente um entusiasta de Marshalls, com o qual a EL34 é tão associado).

-----

Talvez a 6L6 em lugar da EL34?
"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."

Matec

Hand MasterMind
Quote from: RafaS on 13 de June de 2019, as 13:58:13

Porque não?

Você disse que não  gosta de Marshalls, no entanto esse esquema é  mais utilizado em Plexis do que em Fenders. :-)

RafaS

*
Iniciante
Quote from: Matec on 13 de June de 2019, as 15:31:35
Quote from: RafaS on 13 de June de 2019, as 13:58:13

Porque não?

Você disse que não  gosta de Marshalls, no entanto esse esquema é  mais utilizado em Plexis do que em Fenders. :-)

Bom, se formos ser rigorosos, Marshalls são derivativos do Bassman, não?

Nessa hora tem duas espécies de Homo Sapiens. Os que assistem comparativos entre 6L6 e EL34 no Youtube e ouvem diferença (real ou imaginária), e os que não ouvem diferença nenhuma. Eu não me considero um sommelier de válvula, mas estou convencido de que nos comparativos a 6L6 me agrada mais...  8)

-----

Bueno, válvula comprada (estava com um baita desconto!).

Comprei uma pequena variedade de resistores de 5W para o R7 e R9: 100R, 270R, 330R, 390R, 470R, e 1K. Algum deles (ou combinação deles) vai ter que ser a certa!

Agora vou atrás do transformador de saída e taca fogo.

Uma vez com o material em mãos inicio um diário de montagem, precisarei de umas dicas específicas.

Primeira vez que arrisco um estágio de potência a tubos!

tcholopi

*
Iniciante
QuoteEu não me considero um sommelier de válvula, mas estou convencido de que nos comparativos a 6L6 me agrada mais...

Clifford e Wing, fala da diferença de som produzidas por um pentodo (EL34) em comparação com um beam power tetrode (6L6), no livro Electronic Circuits and Tubes. A distorção da terceira harmônica nos pentodos é relativamente maior do que em um beam power tetrode. Pode ser essa a diferença que você escuta comparando as duas válvulas.