Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 23:10:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: pedal oliver hm-20 , Tube Boss Metal Zone e Boss HM-2 da ELECTRONIC STATES  (Lida 4394 vezes)
Marushio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0



« : 10 de Junho de 2019, as 21:38:17 »

Boa noite a todos,

esse é o meu primeiro tópico  Roll Eyes

tenho dois oliver hm-20,  um deles com defeito , não sai som só ruido "flatulento", fui olhar na internet algum mod pra tentar mexer nele além de tentar consertar e me deparei com essas duas páginas:

https://www.harmonycentral.com/forum/forum/Forums_General/acapella-94/302007-

infelizmente os links dentro da página estão fora do ar

https://atomiumamps.tumblr.com/post/139395587186/boss-hm-2-re-housing-and-modification-makeover

será que tem como levantar o esquema desses mod?  tem como tentar colocar uma válvula (12au7) também no hm-20 ou no próprio hm-2 ?

opiniões?

grato a todos

 Guitarrista
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #1 : 11 de Junho de 2019, as 12:20:50 »

Saudações: ate onde eu sei os Oliver tem o mesmo esquema do Boss,creio que se você procurar Mods para a Boss vai servir no Oliver.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Marushio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0



« Responder #2 : 12 de Junho de 2019, as 22:15:05 »

Saudações: ate onde eu sei os Oliver tem o mesmo esquema do Boss,creio que se você procurar Mods para a Boss vai servir no Oliver.

muito obrigado Paulo Shure pela sua resposta.

realmente você tem toda a razão. são mesmo o mesmo esquema e peças, porem não achei nenhum mod na internet pra passar o pedal 18v , fora a curiosidade do mod para colocar uma válvula de pre no pedal . infelizmente o link de dentro da pagina esta ciado , não encontrei outro lugar falando sobre o assunto infelizmente, por isso perguntei sobre aqui já que tem varias pessoas que tem larga experiencia com pedais (inclusive de clonar pedais) .

boa noite e no aguardo pra ver se alguém tem alguma informação ou sugestão , continuo vendo o pedal pra consertar ele primeiro e depois se possível fazer o mod já que tenho 2 dele
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 12 de Junho de 2019, as 23:06:08 »

Não entendi sua postagem. O link poublicado a respeito de fazer  pedal funcionar em 18V contém toda a descrição que você precisa. Basicamente trocar todos os eletrolíticos por outros de mesmo valor e tensão máxima de pelo menos 25V. Já sobre a válvula, não há qualquer descrição sobre o que ela está fazendo no circuito, então é impossível afirmar qualquer coisa.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #4 : 13 de Junho de 2019, as 09:04:17 »

Achei outro cara que fez essa façanha segue o link:
https://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=24757.0

Não sou conhecedor de inglês, coloquei no tradutor e parece que essa válvula esta ligada para mudar o clip do pedal.

Explicaçao do rapaz que fez isso:

Citar
ok, eu conectei um 12AX7 como um clipper de diodo de acordo com a maneira que eu encontrei demonstrado em outro thread (o thread valvecaster 9v, page1). O que eu notei foi que neste diagrama, o ânodo do triodo1 é conectado ao cátodo do triodo2 para fazer o 'diodo'. isso não parece certo para mim, pois cada triodo é independente do outro, então faria sentido se o ânodo e o cátodo das respectivas seções de triodo fizessem o 'diodo' (isto é, os pinos 1 e 3, depois os pinos 6 e Cool .

quando tentei o corte do diodo da válvula com o ânodo do triodo1 conectado ao cátodo do triodo2 para fazer o 'diodo' (e vice-versa para o outro ânodo e cátodo formarem um par back-to-back), obtive o exatamente o mesmo tom se a válvula tinha tensão aplicada aos aquecedores ou não e também se a válvula estava no soquete ou completamente removida (ou seja, não há diodos de recorte 'no circuito'). isso explicaria um dos achados do pôster anterior, onde ele afirmou que os mesmos resultados foram obtidos, independentemente de qualquer voltagem aplicada aos aquecedores.

Eu vou tentar do jeito que eu acho que isso 'deveria' funcionar, mas eu não estou esperançoso de que isso funcione como quando eu tentei com um 5726 / 6AL5 (tem sido sugerido que isso é porque os diodos da válvula exigem uma maior tensão PP para quebrar do que um diodo de silício, o que faria sentido).
« Última modificação: 13 de Junho de 2019, as 09:13:08 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 13 de Junho de 2019, as 16:21:18 »

Válvula usada como diodo de clipagem. Eu não gastaria uma válvula só para isso, muita corrente envolvida e um certo desperdício de válvula, mas é só minha opinião. E ainda assim não há como afirmar o que foi feito nesse pedal na postagem inicial. Pode ter sido acrescentado um estágio de ganho, por exemplo. Se eu disser "quero acrescentar um 4558 em um pedal", a resposta será "tá, mas... o 4558 vai estar fazendo exatamente o quê no circuito?". Mesmo caso.

-----
Bom, argumentando melhor:
1 - não podemos concluir que se trata da mesma modificação. No Harmony Central, o usuário se chama MadSkillzMan, enquanto no DIYSB o usuário se chama MetalGod. Muito mais fácil serem usuários diferentes.
2 - eu arriscaria ser sim uma válvula usada como diodos de clipagem, assim como fez o usuário no DIYSB. Entretanto, não se pode afirmar nada, apenas palpites. Pode ser que o outro tenha substituido parte do circuito, ou acrescentado um estágio a mais. A válvula dele faz o que? Estágio de ganho, buffer, equalização? Não sabemos.
3 - porque acho que não compensa usar uma válvula como diodos de clipagem: ligar uma 12AU7 em 12V requer 150mA para os filamentos. O Boss MT-2 consome 20mA. Ou seja, adicionando uma 12AU7 no circuito, consome-se a corrente de 7,5 pedais desse! Você vai precisar de corrente que alimenta um set inteiro (dependendo do set, claro) para mudar a opção de clipagem. Pensando nas opções mais conhecidas de clipagem (led/silício/germânio/mosfet, simétrica/assimétrica), será que a mudança no som é tão significativa para valer a pena tanta corrente? Isso sem contar no custo de uma válvula. Acredito que combinações de diodos e mosfets propiciem um resultado bastante similar, para alguns ouvidos até melhor, e com custo muito mais baixo. O colega criador do tópico está dando um "tiro no escuro" ao fazer essa modificação, então deve estar ciente desses fatores e dos prováveis resultados.

Lembrando que, só por ter válvula, não quer dizer que soa melhor. Há projetos valvulados maravilhosos e projetos valvulados ruins, e o mesmo vale para transistorizados. E, claro, sem incluir a preferência sonora de cada um.

-----
Válvula usada como diodo de clipagem. Eu não gastaria uma válvula só para isso, muita corrente envolvida e um certo desperdício de válvula, mas é só minha opinião. E ainda assim não há como afirmar o que foi feito nesse pedal na postagem inicial. Pode ter sido acrescentado um estágio de ganho, por exemplo. Se eu disser "quero acrescentar um 4558 em um pedal", a resposta será "tá, mas... o 4558 vai estar fazendo exatamente o quê no circuito?". Mesmo caso.

-----
Bom, argumentando melhor:
1 - não podemos concluir que se trata da mesma modificação. No Harmony Central, o usuário se chama MadSkillzMan, enquanto no DIYSB o usuário se chama MetalGod. Muito mais fácil serem usuários diferentes.
2 - eu arriscaria ser sim uma válvula usada como diodos de clipagem, assim como fez o usuário no DIYSB. Entretanto, não se pode afirmar nada, apenas palpites. Pode ser que o outro tenha substituido parte do circuito, ou acrescentado um estágio a mais. A válvula dele faz o que? Estágio de ganho, buffer, equalização? Não sabemos.
3 - porque acho que não compensa usar uma válvula como diodos de clipagem: ligar uma 12AU7 em 12V requer 150mA para os filamentos. O Boss MT-2 consome 20mA. Ou seja, adicionando uma 12AU7 no circuito, consome-se a corrente de 7,5 pedais desse! Você vai precisar de corrente que alimenta um set inteiro (dependendo do set, claro) para mudar a opção de clipagem. Pensando nas opções mais conhecidas de clipagem (led/silício/germânio/mosfet, simétrica/assimétrica), será que a mudança no som é tão significativa para valer a pena tanta corrente? Isso sem contar no custo de uma válvula. Acredito que combinações de diodos e mosfets propiciem um resultado bastante similar, para alguns ouvidos até melhor, e com custo muito mais baixo. O colega criador do tópico está dando um "tiro no escuro" ao fazer essa modificação, então deve estar ciente desses fatores e dos prováveis resultados. Válvulas usadas em estágio de ganho envolvem outros fatores relacionados à (geralmente alta) tensão de alimentação. Agora, no caso de diodos de clipagem, eu não usaria.

Lembrando que, só por ter válvula, não quer dizer que soa melhor. Há projetos valvulados maravilhosos e projetos valvulados ruins, e o mesmo vale para transistorizados. E, claro, sem incluir a preferência sonora de cada um.
« Última modificação: 13 de Junho de 2019, as 16:51:33 por marcao_cfh » Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #6 : 13 de Junho de 2019, as 20:13:51 »

marcao_cfh saudações:

Eu gostaria de dizer que não falei que foi o mesmo cara que fez, e sim outro que fez essa façanha.Concordo que pode ser outra coisa feita mas esta na mesma linha de pensamento.No meio das conversas ali eles falam de um PDF, que fala sobre usar uma válvula com 9v. Agora e como o marcao falou,não se sabe de nada mais alem da conversa.Segue o link do pdf que o rapaz falou la nas conversas.

https://cdn.instructables.com/ORIG/FXM/9B6H/IK1FLK5B/FXM9B6HIK1FLK5B.pdf
« Última modificação: 13 de Junho de 2019, as 20:30:14 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 13 de Junho de 2019, as 20:50:56 »

Esse pdf se trata do Valvecaster de um japonês chamado Matsumin, circuito bem popular e que foi divulgado no Brasil como Maioli Booster. Não tem nada a ver com usar as válvulas como diodos de clipagem, mas sim o circuito com válvula em 9V. A ligação da válvula como diodos de clipagem está no pdf, página 1, última imagem. Apesar de estarem no mesmo documento, são coisas totalmente diferentes. Um é válvula como estágio de ganho, outro é válvula como diodo de clipagem, substituindo por exemplo um 1N914.

Não é uma façanha em si. É algo que já foi explorado bastante até, e bem simples de entender a lógica básica. Um triodo é basicamente dois diodos com um terminal em comum. Uma 12AX7 possui dois triodos. O que é feito é pegar um circuito que usa um par de diodos de clipagem (distortion +, tube screamer...), pegar cada triodo da válvula e conectá-lo "pela metade" (ligando o triodo como diodo) e substituir no circuito no lugar dos diodos. Fácil de fazer, só não é muito interessante de ser usado devido aos fatores que mencionei. A grande façanha mesmo era, na época (veja as datas de publicação das postagens, coisa mais antiga), colocar uma válvula dentro de um pedal e alimentar com 9V, não importando como ela está conectada. Isso era algo que muita gente acreditava não ser possível, até o surgimento do tal Valvecaster do Matsumin. Inclusive existe essa imagem clássica de uma brincadeira feita pelo RG Keen na época:


Hoje a coisa é diferente. Não só existem diversos pedais com válvula, mas também pedais valvulados funcionando em alta tensão usando fontes smps. Fazendo um paralelo com algo "mais recente", seria o equivalente às façanhas de montar circuitos em 1590A. A um tempo, quem conseguia montar um booster nelas era "o cara". Big Muff? Nem se pensava. Hoje vemos montagens absurdas, como as do Thomas aqui do fórum.

Enfim, provavelmente se trata de válvula usada como diodo de clipagem. Fácil de conectar, o desafio é acomodar a válvula dentro da caixa de um pedal Boss. E o resultado pode não ser o que se espera, pois mesmo usando uma válvula essa adaptação está longe de ser aquele tipo de circuito valvulado que o pessoal procura.
« Última modificação: 13 de Junho de 2019, as 20:52:59 por marcao_cfh » Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #8 : 14 de Junho de 2019, as 07:41:16 »

E um fato mesmo, recortar um pedal para " ver se vai dar certo" e complicado.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Marushio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0



« Responder #9 : 31 de Agosto de 2019, as 19:04:33 »

Obrigado a todos,

Realmente as informações me esclareceram bastante pela perspectiva técnica . Agradeço pelas informações. Vou tentar consertar o pedal e passar ele pra 18v , a parte da válvula realmente vale a pena sobre a questão de ser possível ou não .

Valeu !!!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal