Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:54:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Placa compacta para mini amplificador Ruby.  (Lida 2262 vezes)
caxiasm
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0



« : 09 de Julho de 2019, as 19:55:25 »

Essa deve ser a menor versão de layout de circuito impresso para montar o Ruby.




« Última modificação: 12 de Julho de 2019, as 02:35:26 por caxiasm » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 09 de Julho de 2019, as 21:49:46 »

Ela é compacta, mas vai por mim, ainda dá pra reduzir bem mais Cheesy
Registrado
caxiasm
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0



« Responder #2 : 09 de Julho de 2019, as 23:12:15 »

Com certeza dá, mas esse layout é bem bonitinho.  Cheesy
« Última modificação: 11 de Julho de 2019, as 21:09:05 por caxiasm » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 11 de Julho de 2019, as 21:27:20 »

Coloquei o link aí em cima, mas como faço para colocar a imagem direto no texto?

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9225.0
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
caxiasm
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0



« Responder #4 : 12 de Julho de 2019, as 02:37:48 »

Obrigado! Legal!
Aprendi colocar as imagens!!!  Smiley Grin
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 12 de Julho de 2019, as 11:51:28 »

Acho legal esses layouts com trilhas arredondadas. Tem um charme bem diferente. Antigamente diversas placas eram assim.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 12 de Julho de 2019, as 13:24:24 »

Acho legal esses layouts com trilhas arredondadas. Tem um charme bem diferente. Antigamente diversas placas eram assim.


É que antigamente, quando não havia impressora a laser para fazer um transfer, ou era inviável fazer uma tela de serigrafia ou fotolito para fabricar uma placa só, o processo que os hobbistas faziam era:
- Tirar uma fotocópia do layout de uma revista (nem tinha internet pra pegar os desenhos).
- Recortar o desenho e colar com fita adesiva na placa de circuito impresso virgem.
- Pegar o furador manual (o tipo grampeador) e fazer os furos usando o desenho no papel colado como guia.
- Desenhar com a caneta de circuito impresso, as ilhas e traços ligando os furos na placa. Como os componentes eram maiores do que hoje (nenhum smd) era mais fácil fazer as interligações com caneta. Quando sobrava espaço na placa sem tinta, era só cobrir com tinta e engrossar as trilhas.
- Colocar para corroer.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 12 de Julho de 2019, as 14:03:30 »

Eu comecei a fazer minhas placas assim, em 2000 e alguma coisa. A diferença é que, ao invés da fotocópia, eu imprimia o layout. Depois me livrei do sofrimento de usar um furador manual e comprei uma mini retífica Cheesy. Depois brincava de ligar os pontos. Ainda faço dessa maneira, quando o layout é simples, mas já fiz um bad stone da electro harmonix na mão.
Registrado
caxiasm
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0



« Responder #8 : 12 de Julho de 2019, as 17:20:41 »

Acho legal esses layouts com trilhas arredondadas. Tem um charme bem diferente. Antigamente diversas placas eram assim.


É que antigamente, quando não havia impressora a laser para fazer um transfer, ou era inviável fazer uma tela de serigrafia ou fotolito para fabricar uma placa só, o processo que os hobbistas faziam era:
- Tirar uma fotocópia do layout de uma revista (nem tinha internet pra pegar os desenhos).
- Recortar o desenho e colar com fita adesiva na placa de circuito impresso virgem.
- Pegar o furador manual (o tipo grampeador) e fazer os furos usando o desenho no papel colado como guia.
- Desenhar com a caneta de circuito impresso, as ilhas e traços ligando os furos na placa. Como os componentes eram maiores do que hoje (nenhum smd) era mais fácil fazer as interligações com caneta. Quando sobrava espaço na placa sem tinta, era só cobrir com tinta e engrossar as trilhas.
- Colocar para corroer.




Fiz muito isso!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 12 de Julho de 2019, as 18:50:06 »

O desenho do layout ficou artístico, mas há um preço a pagar: há um jumper estranho ligando duas ilhas de terra, em que um dos furos ficou embaixo do ci e passa pelo resistor (por cima ou por baixo) e vai soldado embaixo do capacitor.  Isso poderia ser evitado fazendo uma trilha ligando as duas ilhas, só possível se o layout fosse desenhado só com o fundamental (adicionei a trilha mais grossa para substituir o jumper):



No layout original, quem for montar, precisa prestar atenção e colocar o jumper antes do ci e do capacitor. Não é muito bom fazer um layout com jumper assim.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
caxiasm
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0



« Responder #10 : 13 de Julho de 2019, as 03:03:38 »

Não fui eu quem desenhou essa placa, eu a encontrei uns anos atrás navegando pela web, na época eu encontrei apenas a placa não tinha a parte com a disposição dos componentes, como o circuito é simples eu inverti a placa e mudei a cor para cinza, depois fui analisando e desenhando os componentes. Também achei estranho esse jumper, mas ainda acho que o desenho ficou muito estiloso, parece com os circuitos da década de 70.  Smiley
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal